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A quase totalidade da população portuguesa até aos 40 anos está na internet, mesmo até aos 65 anos o digital é fundamental para qualquer marketer chegar.  

O digital afeta mesmo a tomada de decisão de compra e o reconhecimento da marca, tornando o web analytics um elemento fundamental do marketing.

jornada do cliente para web analytics

ATRAIR MAIS VISITANTES

Quais são as palavras chave que trazem mais visitantes ao website, quais são os assuntos com mais awareness nas redes sociais.

FIXAR VISITANTES

Quando entram no site, mesmo que não compram, como fazer com que voltem a visita-lo.

AUMENTAR A TAXA DE CONVERSÃO

O web analytics tem como objetivo fundamental e focado no: Impacto nos Resultados, vender com boas margens.

WEBPAGE ANALYTICS

Existem um conjunto de ferramentas que permitem conhecer bem o mercado. A escolha depende dos objetivos e da dimensão do mercado. Instalamos o Google Analytics como base de trabalho.

ANÁLISE CLICKSTREAM

Somos Google Analytics Certified Partner , dominamos esta ferramenta desde do planeamento, implementação e compreensão do mercado ao nível da aquisição, comportamento e conversão.

 

 

HEAT & VIDEO MAPING

Ferramentas como a Hotjar  permite saber se determinado conteúdo é interessante, se a proposta de valor está a ser considerada.

 

 

EXPERIMENTAÇÃO E TESTES

O AB testing é a ferramenta que permite a melhoria continua dos objetivos de marketing. Uma pequena mudança pode aumentar as vendas em mais de 50%.

 

TESTES DE USABILIDADE

Estes testes aproveitam os “beta testers” para condicionar a utilização de acordo com objetivos como a conversão em clientes, subscrições, partilhar.

eye trackingEYE TRACKING

Através da plataforma online, é fazemos o estudo e medição da reação mais real possível à experiência de navegação.

voz do clienteVOZ DO CLIENTE

Trabalhamos com as ferramentas e principios que permitem ouvir os clientes. Consideramos como muito importante saber o que o cliente quer saber, qual a sua jornada.

 

 

Ligue para o web analyst

Como aumentar visitantes e como aumentar a taxa de conversão

EMAIL MARKETING ANALYTICS

Através da tecnologia é possivel saber se uma pessoa abriu o email, bem como saber se clicou nos links que eventualmente estão contidos no email.

  • Cold emailing –  através do Google Analytics é possivel saber quantas pessoas clicaram no link dentro de um email. Em específico ferramentas como o Mailtrack pode-se saber se determinada pessoa abriu o email ou clicou no link, bem como a hora.
  • Mail merge – o mail merge permite saber o mesmo que o cold emailing, com a diferença que se pode enviar dezenas ou centenas de emails personalizados ao mesmo tempo.
  • Email marketing – já muito difundido, é normal saber a taxa de abertura de emails bem como a taxa de cliques.
  • CRM e Inbound Marketing – plataformas como Hubspot, fazem o mail tracking, através do email automation, e consoante os emails que abriram, os links que clicaram, fazem automáticamente a qualificação do Lead.

 

SOCIAL MARKETING ANALYTICS

Normalmente o Social Marketing é utilizado para o Awareness, mas também pode ser uma poderosa ferramenta de lealdade do cliente. As próprias redes sociais têm os seus analytics, permitindo saber a interação com socialnautas, mas também é relevante avaliar e compreender noutros contextos:

 

  • Contexto competitivo –  sem dúvida queremos saber se os concorrentes diretos estão a ocupar espaço no awareness nas redes sociais, a RivalIQ é uma plataforma usada.
  • Contexto de análise – de facto entrar e sair em cada plataforma de uma forma rotineira não é lá muito prático, e para tal a simply measured é um exemplo.
  • Contexto utilitário  – a HootSuite tem as suas funcionalidades, veja o AgoraPulse,  plataformas que permitem conjugar a função com a análise.
  • CRM e Inbound Marketing – tal como nos emails, as plataformas de CRM mais complexas podem a ajudar a qualificar ou avaliar o interesse dos leads, sabendo que estes interagiram com o social media da organização.

 

ANÁLISE COMPETITIVA ONLINE

Desde do Awareness até à referenciação,  a análise competitiva pode ser usada de uma forma sistemática. A RivalIQ é usada em organizações onde o social é relevante. Existem outras ferramentas como a Intellsuite.

 

 

 

SEO OU ORGANIC ANALYTICS

A diferença entre o Serviço SEO e o SEO Analytics, é que o Analytics permite aferir quais são as melhores apostas de acordo com os objectivos da empresa. Um exemplo muito rápido, é o fato de uma agência SEO ter trazido 50.000 visitantes para o website e não ter trazido resultados, quer em sede de awareness quer em sede de influência de compra.

O SEO é a batalha das Keywords:

 

  • Keywords irrelevantes –  que trazem visitantes que são “estudantes”, que rápidamente se esquecem da sua marca.
  • Target errado – as keywords trazem visitantes mas que procuram outro preço.
  • Keywords TOFU  – são relevantes para o awareness, mas ainda não têm uma forte intenção de compra.
  • Keywords BOFU – as pessoas que escolheram estas keywords, já têm uma forte intenção de compra.

 


ANÁLISE COMPETITIVA ONLINE

Desde do Awareness até à referenciação,  a análise competitiva pode ser usada de uma forma sistemática.

 

 

 

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Como aumentar visitantes e como aumentar a taxa de conversão

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