Web Analytics é a medição da performance e a compreensão do mercado, no âmbito do Marketing Digital.
Compreender os internautas relevantes para o negócio, fazer com visitem os meios digitais, e no final influenciar a decisão de compra.
Índice
1 – Quais são as fases do marketing Digital
2 – Para compreender o awareness
3 – Para compreender a influência
4 – Para compreender a decisão
5 – Para compreender a retenção
Plano de Medição de Analytics
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1 – Quais são as fases do marketing digital?
Para entender o web analytics é fundamental compreender as fases do marketing digital.
O marketing digital, compreende toda a comunicação relacionada com equipamentos digitais: smartphones, computadores, tablets e até nas televisões na sua versão smart tv.
Esses equipamentos fazem parte da jornada da compra.
Os meios que entram por esses equipamentos são: websites, facebook, youtube, apps, sms, emails, linkedIn, afiliados, chatbots,…
Em termos comerciais uns são bons para trazer fama ou notoriedade, outros para influenciar e outros para converter.
1.1 – Meios mais usados para notoriedade
Os meios mais usados para a notoriedade é o SEO – para as pesquisas da google, redes sociais, afiliados, publicidade paga.
Web Analytics tool: Google Search Console, Facebook Analytics
1.2 – Meios mais usados para influência
Agora que a marca já é conhecida, as baterias, voltam-se para optimização do website, personalização, remarketing, marketing automation.
Web Analytics tool: Google Ads, Drift
1.3 – Meios mais usados para a conversão
A otimização do website é notávelmente quem tem mais influência na conversão.
Todos os caminhos vão dar ao website.
Web Analytics tool: Google Analytics
CADA FERRAMENTA DO WEB ANALYTICS APENAS SERVE PARA CADA UMA DAS FASES.

2 – Analytics para compreender o awareness
2.1 Database analytics
Se comprar uma base de dados, saiba que muitos emails vão para Spam, e estragam a reputação digital de uma marca, é imperioso validar os emails.
Outro exemplo é aquando a aquisição de outros negócios, deve ser feita uma auditoria aos contactos.
- Validação de emails – quando temos acesso a bases de dados, é comum encontrar muitos emails que não são reais. Esse fenómeno pode contagiar o domínio.
- Extração de emails – através da tecnologia é possível extrair emails de uma forma mais rápida e económica.
- Validação GDPR – também acontece que a empresa tem muitos contactos, e devido à nova legislação torna necessário validar, sem perder os contactos relevantes.
2.2 Social Analytics
Normalmente o Social Marketing é utilizado para o Awareness, mas também pode ser uma poderosa ferramenta de lealdade do cliente.
As próprias redes sociais têm os seus web analytics, permitindo saber a interação com socialnautas, mas também é relevante avaliar e compreender noutros contextos:
- Contexto competitivo – sem dúvida queremos saber se os concorrentes diretos estão a ocupar espaço no awareness nas redes sociais, a RivalIQ é uma plataforma usada.
- Contexto de análise – de facto entrar e sair em cada plataforma de uma forma rotineira não é lá muito prático, e para tal a simply measured é um exemplo.
- Contexto utilitário – a HootSuite tem as suas funcionalidades, veja o AgoraPulse, plataformas que permitem conjugar a função com a análise.

Todas as redes sociais oferecem analytics grátis. Inclusive permitem a possibilidade de identificar as audiências que visitam o seu website.
2.3 SEO Analytics
Não é possível fazer SEO sem web analytics.
Um exemplo muito rápido, é o fato de uma agência SEO ter trazido 50.000 visitantes para o website e não ter trazido resultados, quer em sede de awareness quer em sede de influência de compra.
O SEO é a batalha das Keywords:

A ferramenta gratuita a usar para SEO é o Google Search Console.
3 – Analytics para compreender o influência
3.1 Otimização do website
Na jornada de compra, muitos visitantes não tencionam comprar logo.
A otimização do website, na fase de influência é fazer com que esses visitantes acreditem na marca, que a considerem como escolha.
O indicador mais eficaz é o indicador de visitantes que regressaram.
Existem mais tácticas de influencia, como subscrição de blog, descarrega o plano de medição de analytics como acima,…

A ferramenta a usar gratuitamente é o Google Analytics. Também pode usar o Yandex, e outras como o Hotjar, mas com limitações.
3.2 Marketing Automation, Personalização e emailing
O emailing é o primeiro passo para voltar a contactar os subscritores.
Mas o marketing automation permite automatizar os emails de acordo com as intenções dos visitantes.
Um nível mais avançado é a personalização. Se mostrar muito interessado em escapadelas, o website da agência de viagens, tornara toda a comunicação emailing, website, remarketing nesse sentido.

3.3 Remarketing
O remarketing consiste em fazer publicidade online a quem já visitou o website.
Essa mensagem ajuda o visitante a relembrar-se da marca, até à fase de decisão de compra.
O indicador do remarketing, neste contexto é o numero de impressões.
Mas só faz sentido se trazer dentro de um período aceitável, uma certa taxa conversões.
O remarketing é normalmente feito através de:
- Google Ads
- Facebook Ads
- LinkedIn Ads
4 – Compreender e métricas de conversão
O website é normalmente onde se convertem os clientes, é a peça central do marketing digital, mas até lá existem os emailings, networking, todos os pontos de contacto de influência.
A otimização das conversões do website, está associado a uma parte técnica, e uma parte de funcional.
A parte técnica está associada à conversão é a velocidade do website.
A parte funcional tem haver com os conteúdos que ajudam na otimização das conversões, fazendo parte do web analytics:

Análise Clickstream
Somos Google Analytics Certified Partner , a clássica e imperdível ferramenta do web analytics, dominamos esta ferramenta desde do planeamento, implementação e compreensão do mercado ao nível da aquisição, comportamento e conversão.

Heat & Video maping
Ferramentas como a Hotjar permite saber se determinado conteúdo é interessante, se a proposta de valor está a ser considerada.

Experimentação e testes
O AB testing é a ferramenta que permite a melhoria continua dos objetivos de marketing. Uma pequena mudança pode aumentar as vendas em mais de 50%.

Testes de usabilidade
Estes testes aproveitam os “beta testers” para condicionar a utilização de acordo com objetivos como a conversão em clientes, subscrições, partilhar.
5 – Web analytics de retenção de clientes
O investimento de marketing mais rentável, a boa relação com o cliente que deve ser mantida.
O marketing mais rentável é o que trata bem dos clientes existentes.
Trata-se de Web Analytics, pois as ferramentas como o email ou questionários digitais são online.
É relevante saber qual o sentimento dos clientes, quais são os bons e maus clientes, qual o valor do cliente e muito mais.
- Responsividade – confirmar se os clientes estão atentos aos nossos conteúdos, ou se somos uma “commodity”.
- Customer Lifetime Value – sabendo este valor, o marketeer aprende os limites do investimento dos esforços de marketing.
- Net Promoter Score – um sistema de avaliação da satisfação muito simples, mas usado por grandes empresas.
- Previsão de Vendas – com base na estatística – recentividade, frequência e valor, é possível determinar a previsão das vendas nos próximos periodos com elevado grau de certeza.
Serviços Web Analytics
Sem dúvida que o web analytics é fundamental, mas poucas empresas o estão a fazer:
- Tem uma agência que não lhe fornece analytics (muito poucas oferecem)?
- Não tem quem lhe dê uma noção dos resultados no marketing digital?
- Investe sem saber se dá resultado?
- Não tem ninguém que faça o web analytics?
Somos a solução para as empresas, somos especialistas em marketing analytics, sabemos quais as informações que necessita para gerir o marketing digital. Contacte-nos.
Tudo o que o Gestor, Director de Marketing precisa e muitas ideias.
Bem como no âmbito do marketing digital, apoiamos todos os stackeholders:
- implementação e gestão do website;
- designer de imagens, videos e outros conteúdos;
- copywriter;
- gestão das redes sociais;
- video marketing;
- remarketing;
- email marketing, melhor marketing automation;
- SEO;
- otimização das conversões;
- Gestão da Publicidade paga;
- marketing de afiliados.