Web Analytics

Web Analytics é a medição da performance e a compreensão do mercado, no âmbito do Marketing Digital.

Compreender os internautas relevantes para o negócio, fazer com visitem os meios digitais, e no final influenciar a decisão de compra.

Plano de Medição Web Analytics

Não existe um web analytics capaz sem um plano de medição.

Como consultor, confesso que o gestor português não está muito virado para planos. Por exemplo, existe dificuldade em identificar os objetivos.

Web Analytics 1

Este modelo de medição para website, identifica 4 elementos da medição: propósito, KPI, Segmento e objetivos (quantidade mensurável).

O web analytics da operação do marketing digital estende-se a todos os outros meios.

Web analytics necessita identificar as fases do marketing digital

Para entender o web analytics é fundamental compreender as fases do marketing digital.

Existem dois conceitos fundamentais entender.

O que é o Funil de marketing

É um modelo simplificado das fases de como o mercado alvo se torna comprador.

O «funil» significa que em cada uma das fases existem perdas de audiência.

No final do funil, identifica a fase da decisão de compra, a conversão. E depois existe a fase de retenção.

analytics to funil completo

 

O que é Buyers Journey

Existem muitas explicações para a definição do buyers journey. É um modelo de funil de vendas mais complexo.

A explicação dada pelas consultoras de maior prestigio pode ser apresentado pela Gartner.

o que é o buyer journey
Ilustração de um modelo B2B

Web  analytics para medir a notoriedade - Awareness

Os meios mais usados para a notoriedade é o SEO – para as pesquisas da google, redes sociais, afiliados, publicidade paga.

Ferramentas Web Analytics:

  • Google Search Console,
  • Google Trends,
  • Facebook Analytics,
  • LinkedIn Analytics,
  • Youtube Analytics
  • Google Ads,
  • Google Business Profile

A escolha das ferramentas depende dos meios que estão a ser usados para esta fase do funil.

Depois existem as plataformas pagas que integram todas, como o Google Data Studio.

Digital Analytics para os meios mais usados para influência

Agora que a marca já é conhecida, as baterias, voltam-se para optimização do website, personalização, remarketing, marketing automation.

Web Analytics tools:

  • Google Analytics e alternativas para website analytics,
  • Ads na prespectiva do remarketing,
  • Plataformas com automation, CRMs como HubSpot,
  • Plataformas de personalização como a drip.com

Como pode ver, existem muitas alternativas, e o segredo e reduzir ao mínimo as tecnologias de analytics, e que se misturam com a operação.

Analytics usados para a conversão

Por regra as plataformas que usar nas fases anteriores, devem incluir a medição das conversões.

Não se meta numa plataforma de web analytics que não o faça.

eventos de conversão google

Esta fase é muito importante, e requer capacidade técnica.

Consulte-nos para implementar as conversões.

Email Database analytics

Se comprar uma base de dados, saiba que muitos emails vão para Spam, e estragam a reputação digital de uma marca, é imperioso validar os emails.

Outro exemplo é aquando a aquisição de outros negócios, deve ser feita uma auditoria aos contactos.

  • Validação de emails –  quando temos acesso a bases de dados, é comum encontrar muitos emails que não são reais. Esse fenómeno pode contagiar o domínio.
  • Extração de emails – através da tecnologia é possível extrair emails de uma forma mais rápida e económica.
  • Validação GDPR – também acontece que a empresa tem muitos contactos, e devido à nova legislação torna necessário validar, sem perder os contactos relevantes.

Normalmente o Social Marketing é utilizado para o Awareness, mas também pode ser uma poderosa ferramenta de lealdade do cliente.

As próprias redes sociais têm os seus web analytics, permitindo saber a interação com socialnautas, mas também é relevante avaliar e compreender noutros contextos:

  • Contexto competitivo –  sem dúvida queremos saber se os concorrentes diretos estão a ocupar espaço no awareness nas redes sociais, a RivalIQ é uma plataforma usada.
  • Contexto de análise – de facto entrar e sair em cada plataforma de uma forma rotineira não é lá muito prático, e para tal a simply measured é um exemplo.
  • Contexto utilitário  – a HootSuite tem as suas funcionalidades, veja o AgoraPulse,  plataformas que permitem conjugar a função com a análise.

SEO Analytics

Não é possível fazer SEO sem web analytics.

Um exemplo muito rápido, é o fato de uma agência SEO ter trazido 50.000 visitantes para o website e não ter trazido resultados, quer em sede de awareness quer em sede de influência de compra.

O SEO é a batalha das Keywords:

  • Keywords relevantes –  aqui 95% dos visitantes da analise pest são estudantes, não fazem parte do mercado alvo.
  • Keywords TOFU  – são relevantes para o awareness, mas ainda não têm uma forte intenção de compra.
  • Keywords BOFU – as pessoas que escolheram estas keywords, já têm uma forte intenção de compra.
  • Análise de Links – muito importante para o ranking.
  • Análise técnica – pode estar tudo bem feito, mas se o website não estiver técnicamente equipado, não existe SEO.

Ferramentas Web Analytics Complementares

No âmbito do web analytics é comum usar algumas ferramentas:

Como a Hotjar  permite saber se determinado conteúdo é interessante, se a proposta de valor está a ser considerada.

O AB testing é a ferramenta que permite a melhoria continua dos objetivos de marketing. A própria Google tem uma plataforma gratuita, integrada com o google analytics.

O user testing é uma ferramenta a considerar para melhor a usabilidade e mesmo as conversões.

Também o neuro marketing integrado com a inteligência artificial, permite determinar quais os melhores conteúdos.

Web analytics de retenção de clientes

O investimento de marketing mais rentável, a boa relação com o cliente que deve ser mantida.

É relevante saber qual o sentimento dos clientes, quais são os bons e maus clientes, qual o valor do cliente e muito mais.

  • Responsividade –  confirmar se os clientes estão atentos aos nossos conteúdos, ou se somos uma “commodity”.
  • Customer Lifetime Value  – sabendo este valor, o marketeer aprende os limites do investimento dos esforços de marketing.
  • Net Promoter Score – um sistema de avaliação da satisfação muito simples, mas usado por grandes empresas.
  • Previsão de Vendas – com base na estatística – recentividade, frequência e valor, é possível determinar a previsão das vendas nos próximos periodos com elevado grau de certeza.

Web Analytics à Portuguesa (Opinião)

Como tenho base de preparação o Business Analytics, na experiência que tive, poucos negócios ligam ao números.

Existe a ideia na cultura portuguesa de um atalho, de uma esperteza, que irá permitir o sucesso. 
Para a generalidade das empresas, não existe uma ideia de plano a médio longo prazo.

O web analytics é um conceito de gestão de médio longo prazo.

Questões a colocar:

  • Tem uma agência que não lhe fornece analytics (muito poucas oferecem)?
  • Não tem quem lhe dê uma noção dos resultados no marketing digital?
  • Investe sem saber se dá resultado?
  • Não tem ninguém que faça o web analytics?

Para o âmbito do marketing digital, o web analytics necessida do apoio de todos os stackeholders:

autor dos artigos ricardo godinho

RICARDO GODINHO

Responsável de marketing de várias empresas pequenas.

Fundador da Good Intelligence (“Boa informação” é a base de uma excelente gestão de marketing).

Perfil LinkedIn de Ricardo.

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

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