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O Marketing Analytics permite compreender o processo de decisão de compra desde da notoriedade até à retenção.

 

 

Para tornar fácil o acesso ao marketing analytics:

STANDARIZAMOS O ANALYTICS DE ACORDO COM CADA TIPO DE NEGÓCIO:

  • B2B
  • B2C
  • ECOMMERCE
  • RETALHO
  • NEGÓCIOS LOCAIS

 

Dividimos os analytics de acordo com as fases da jornada de compra, e de acordo com as tácitas do cliente contém normalmente as seguintes componentes.

ATRAIR

Estes analytics permitem saber como se tornar a marca mais conhecida.

CONVERTER

Estes analytics permitem saber como converter os visitantes em clientes.

RETER

Depois de ter clientes, como os manter e melhorar o relacionamento.

METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO MARKETING ANALYTICS

#1 – Planeamento

Em conjunto com o Responsável de Marketing, saber quais são os objectivos, o que quer ver medido, quais são as ferramentas permitidas. Qual a cultura da Empresa, se é dinâmica ou estática.

#2 – Extração, transformação e carregamento de dados

É a parte técnica. No Google Analytics fazemos normalmente através do Google Tag Manager, podendo-se trabalhar com outras opções. Nas bases de dados de clientes ou no CRM, seguimos o processo ETL de acordo com as melhores práticas.

#3 – Análise dos dados recolhidos

Os dados são analisados de acordo com os modelos de marketing mais desenvolvidos e com resultados. As conclusões são tiradas com base em dados qualitativos e quantitativos.

#4 – Informação adequada a cada um dos stackeholders.

Desde nos formatos simples como o excel, até ao tableau, ou através de ferramentas standalone.  A apresentação dos dados é tida em consideração a literacia, assim como as recomendações.

#5 – Controlo das Iniciativas

Depois da Empresa receber o relatório, esta deverá tomar iniciativas, baseadas em factos e não em opiniões, garantindo um maior retorno do investimento.

É um processo cíclico.

Marketing Analytics

Como integrar os analytics na sua organização.


Retorno do Marketing Analytics.

Marketing Analytics distribui o investimento no marketing onde ele tem mais retorno. Por isso, gastando o mesmo, as receitas aumentam sempre.

 

exemplo marketing analytics

Acompanhe todas as Campanhas em tempo real

Uma das vantagens do analytics é permitir saber logo os resultados. Se estiver a correr bem, reforça-se e ganha-se ainda mais, mas se não o acontecer, pára-se logo poupando-se.

 

Abaixo a preferência dos canais de marketing, nos EUA, escolha os seus e fazemos o analytics:

canais marketing

Dashboards, relatórios e alertas para todas as funções executarem com eficácia

Os analytics são um serviço para desde do CEO como para o copywriter. Todos eles devem saber o desempenho das suas equipas e trabalho.

  • CEO -> relatório de uma visão global do marketing
  • Copywritter -> heatmap dos seus conteúdos
scroll down map

Marketing Analytics

Como integrar os analytics na sua organização.

Principais áreas de decisão baseadas no Marketing Analytics

Um estudo da CMO Survey revela quais são as principais áreas de decisão do analytics. Embora se resuma ao objetivo de decidir onde investir baseando onde que é Marketing ROI é mais elevado:

  • Compreensão do cliente
  • Aquisição do cliente
  • Marketing Digital
  • Retenção do Cliente
  • Branding
  • Social media
  • Segmentação
  • Estratégia de promoção
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Estratégia de preços
  • Marketing mix
  • Marketing multicanal

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