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MARKETING ANALYTICS

O marketing analytics permite conhecer o mercado e o cliente, fundamentalmente para saber como influenciar a decisão de compra a favor da empresa. 

COMPREENDER

Segmentações, client personas, touchpoints, jornada do cliente são a forma de como se descobre a estratégia e táticas de marketing.

Compreende o Mercado

WEB ANALYTICS

 Quando 6.500.000  de Portugueses andam na web todos os dias,  o web analytics é fundamental para os compreenderem.

Web Analytics

Fala com um Marketing Analyst

Compreenda o mercado do seu negócio

 

 

A correta abordagem do marketing analytics mistura análises qualitativas com quantitativas com o objectivo de compreender, testar com o foco no objetivo do impacto nos resultados.

 

 

 

FERRAMENTAS COM QUE COMPLEMENTAMOS O MARKETING ANALYTICS

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Se marketing é destacar a mensagem em relação aos concorrentes então sem  análise competitiva é uma grande falha.

VOZ DO CLIENTE

Compreender o clientes de forma qualitativa, usando focus groups, eye tracking, entrevistas, conforme o objectivo.

OFF WEB ANALYTICS

Estas análises variam de acordo com a indústria, usando-se métodos adequados.

PLANEAR

Sua estratégia com nossa ajuda a definir o plano de marketing.

EXECUTAR

 E oferecemos o mesmo processo de execução que a Google.

BÁSICO

Começar pela análise PEST para perceber o que se passa por fora, preparar a estratégia com  uma  análise SWOT.

 

 

 

 




Analytics com método

 

1º – Planeamento em conjunto com o Responsável de Marketing.


2º – Extração, transformação e carregamento de quaisquer dados, da forma que o cliente queira desde do excel, SQL, Segment ou diretamente na plataforma Business Intelligence.


3º  – Análise dos dados recolhidos, o que é que eles querem dizer, para além da análise empírica, utilizamos a estatística e análise R.


4º – Informação adequada a cada um dos stackeholders, desde nos formatos simples como o excel, até ao tableau, ou através de ferramentas standalone. 


5º – Depois da Empresa receber o relatório, esta deverá tomar iniciativas, baseadas em factos e não em opiniões, garantindo um maior retorno do investimento.

É um processo cíclico.


 

 

 

 

 

 

 


QUESTÕES MAIS FREQUENTES


Qual o Retorno do Investimento do Marketing Analytics?

O Marketing Analytics está focado no objetivo de ter impacto nos resultados. Ao descobrir onde o investimento do marketing tem maior retorno, e quais as otimizações a fazer, o retorno é Garantido.

Um coisa é certa: as empresas sem analytics vão desaparecer.

exemplo marketing analytics

 


 


É mesmo possível saber os resultados de cada Campanha?

Seguramente, a figura ao lado mostra a taxa de utilização de Meios de negócios B2B, de onde as Campanhas estão inseridas. Até pode-se medir os resultados de campanhas de panfletos, de campanhas de relações publicas, dentro das lojas.

canais de marketing

 


 


Como é que o Retorno de Investimento no Marketing é calculado?

A formula da figura ao lado permite calcular o ROI do Marketing por cada meio ou campanha, e é parte essencial do marketing analytics.

 retorno do investimento em marketing

 


 

Como é que o Marketing Analytics otimiza o Marketing?

Na fase inicial de uma campanha, numa amostra de 10%, utiliza dois modelos diferentes. Aquele modelo que converter mais é o que vai ser utilizado para os restantes 90%. É um processo continuo, garantindo aumentos de retorno significativos.

 

 


 

Porque é que diz que serve para melhorar a Proposta Única de Valor?

O marketing analytics é extremamente importante na descoberta da proposta única de valor (PUV) que a empresa deve colocar no mercado.

 

 

 


 

Diz que serve para escolher os parceiros certos?

Existem muitos fornecedores, funcionários, tecnologias que andam a vender “gato por lebre”. Prometem fazer 1000, você espera 500 e no final recebe 100.

Você perdeu 3x menos do que o serviço de um fornecedor honesto: 300 é a promessa cumprida

 

 


 

Para que serve querer conhecer segmentos? 

Uma das caracteristicas do Marketing Analytics é a segmentação. Esse trabalho permite descobrir segmentos de mercado com caracteristicas bem definidas e com elevadas taxas de rentabilidade.

 

 


Quanto é que custa o Marketing Analytics?

Numa Empresa com o Marketing consolidado, é normal gastar cerca de 6% do seu orçamento de Marketing em profissionais e em ferramentas.  Para referência, se paga €500 de fee mensal a um marketing analyst, é normal gastar €150 em ferramentas de analytics.

 

 

 

COMO É QUE FAZEMOS O MARKETING ANALYTICS

Sempre com a mente focada no único propósito, como ter impacto nos resultados, trabalhamos com as mesmas ferramentas e processos que todas os analistas de renome trabalham: data mining; CRO; Modeling; estatística; dentro do web analytics, Google Analytics, ab testing, heatmaping.

 

 

 

Recomenda-se Marketing Analytics completo de modo a garantir o sucesso do todo o Marketing

FASE 1 – QUEM É O CLIENTE

O que se prentende saber, dada as capacidades da empresa, num contexto competitivo, quais são os clientes que mais se adequam na prespectiva do lucro. O processo envolve um mix de análise competitiva, jornada do cliente, analise de capacidades, dados do mercado.

 

FASE 2 – COMEÇAR DIREITO

Se o cliente não tiver uma objetivo definido, começamos sempre pelo estado do branding principalmente através de técnicas qualitativas.

 

jornada do clienteFASE 3 – QUAIS AS MÉTRICAS

Se tiver um mercado onde não existe internet, o investimento no web analytics deve ser menor, mesmo que tenha website. As metricas devem estar configuradas de acordo com a jornada do cliente. O esquema da Forrester revela o modelo que assumimos.

 

FASE 4 – O PROCESSO DO MARKETING ANALYTICS

Começa por definir os Objectivos, depois fazer um plano de medição, passando para a implementação das métricas. O passo seguinte é o da análise, onde podemos melhorar, otimizar o marketing focados no impacto nos resultados.

 

FASE 5 – INICIATIVA E MELHORIA CONTINUA

Este é o trabalho do cliente. De acordo com as análises, saem várias recomendações e testes as efectuar. Se estas recomendações forem seguidas, o impacto é garantido.

O processo de analytics também é sujeito a constante revisão, sem perder a noção dos objetivos e estratégia.

 

CAPACITAMOS A EMPRESA NA MARKETING ANALYSIS

Interpretação dos dados e quais as iniciativas recomendadas. Quer através da formação, quer através dos modelos de análise e processos implementados,  acreditamos na capacitação da empresa. Desenvolvemos as pessoas dentro da empresa no âmbito do analytics.

 

 

 


 

 

Principais áreas de decisão baseadas no Marketing Analytics

Um estudo da CMO Survey revela quais são as principais áreas de decisão do analytics. Embora se resuma ao objetivo de decidir onde investir baseando onde que é Marketing ROI é mais elevado:

  • Compreensão do cliente
  • Aquisição do cliente
  • Marketing Digital
  • Retenção do Cliente
  • Branding
  • Social media
  • Segmentação
  • Estratégia de promoção
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Estratégia de preços
  • Marketing mix
  • Marketing multicanal

 

 

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