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O Marketing Analytics permite conhecer o mercado e o cliente, fundamentalmente para saber como influenciar a decisão de compra a favor da empresa.

ATRAIR

Estes analytics permitem saber como se tornar a marca mais conhecida.

CONVERTER

Estes analytics permitem saber como converter os visitantes em clientes.

RETER

Depois de ter clientes, como os manter e melhorar o relacionamento.

METODOLOGIA ESSENCIAL MARKETING ANALYTICS

#1 – Planeamento

Em conjunto com o Responsável de Marketing, saber quais são os objectivos, o que quer ver medido, quais são as ferramentas permitidas. Qual a cultura da Empresa, se é dinâmica ou estática.

#2 – Extração, transformação e carregamento de dados

É a parte técnica. No Google Analytics fazemos normalmente através do Google Tag Manager, podendo-se trabalhar com outras opções. Nas bases de dados de clientes ou no CRM, seguimos o processo ETL de acordo com as melhores práticas.

#3 – Análise dos dados recolhidos

Os dados são analisados de acordo com os modelos de marketing mais desenvolvidos e com resultados. As conclusões são tiradas com base em dados qualitativos e quantitativos.

#4 – Informação adequada a cada um dos stackeholders.

Desde nos formatos simples como o excel, até ao tableau, ou através de ferramentas standalone.  A apresentação dos dados é tida em consideração a literacia, assim como as recomendações.

#5 – Controlo das Iniciativas

Depois da Empresa receber o relatório, esta deverá tomar iniciativas, baseadas em factos e não em opiniões, garantindo um maior retorno do investimento.

É um processo cíclico.

ESTRATEGIA MARKETING ANALYTICS

Marketing Analytics na sua PME

Como conjugar e que ferramentas podem ser introduzidas.


Retorno do Investimento do Marketing Analytics.

Marketing Analytics tem o objetivo de ter impacto nos resultados,  descobre onde o investimento do marketing tem maior retorno e quais as otimizações a fazer.

 

exemplo marketing analytics

Saber os resultados de todas as Campanhas?

Seguramente, por exemplo no não digital – outdoors, já existem aparelhos que medem o numero carros que passam. Pode-se medir os resultados de campanhas de panfletos, de campanhas de relações publicas, dentro das lojas.

Abaixo a preferencia dos canais de marketing, nos EUA, escolha os seus e fazemos o analytics:

canais de marketing

Como é que o Retorno de Investimento no Marketing é calculado?

A formula da figura abaixo permite calcular o ROI do Marketing por cada meio ou campanha, e é parte essencial do marketing analytics.

retorno do investimento em marketing

 

Como é que o Marketing Analytics otimiza cientificamente o Marketing?

Na fase inicial de uma campanha, numa amostra de 10%, utiliza dois modelos diferentes, um é o controlo e o outro a variante.

Aquele modelo que converter mais é o que vai ser utilizado para os restantes 90%. É um processo continuo, garantindo aumentos de retorno significativos.

 

Um problema comum nas PMEs Portuguesas:  a Proposta Única de Valor.

O marketing analytics é uma ferramenta fundamental na descoberta da proposta única de valor (PUV) que a empresa deve colocar no mercado.

proposta unica de valor

Marketing Analytics na sua PME

Como conjugar e que ferramentas podem ser introduzidas.

Principais áreas de decisão baseadas no Marketing Analytics

Um estudo da CMO Survey revela quais são as principais áreas de decisão do analytics. Embora se resuma ao objetivo de decidir onde investir baseando onde que é Marketing ROI é mais elevado:

  • Compreensão do cliente
  • Aquisição do cliente
  • Marketing Digital
  • Retenção do Cliente
  • Branding
  • Social media
  • Segmentação
  • Estratégia de promoção
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Estratégia de preços
  • Marketing mix
  • Marketing multicanal

Quanto é que custa o Marketing Analytics?

Numa Empresa com o Marketing consolidado, é normal gastar cerca de 8% do seu orçamento de Marketing em profissionais e em ferramentas.  Para referência, se paga €500 de fee mensal a um marketing analyst, é normal gastar €150 em ferramentas de analytics.

Características do Marketing Analytics

Não vamos falar de todas, mas esta é fundamental: cada analytics tem um propósito para cada uma das fases do Marketing. Ou seja, um analytics que serve para medir a aquisição, já não serve para a conversão ou lealdade.
marketing analytics portugal

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