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O marketing analytics permite conhecer o mercado e o cliente, fundamentalmente para saber como influenciar a decisão de compra a favor da empresa.

 

ESTRATEGIA MARKETING ANALYTICS

Saber pessoalmente como Marketing Analytics pode Ajudar a sua Empresa?

Marque uma reunião online, e explicamos qual é o Analytics que pode ser aplicado para a Indústria da sua Empresa, e para ela própria.

Método de Análise do Marketing

 

1º – Planeamento em conjunto com o Responsável de Marketing.

Saber quais são os objectivos, o que quer ver medido, quais são as ferramentas permitidas. Qual a cultura da Empresa, se é dinâmica ou estática.


2º – Extração, transformação e carregamento de dados.

É a parte técnica. Onde é que o cliente quer os dados, no excel, SQL, Segment ou diretamente na plataforma Business Intelligence. Como extraír esses dados de uma forma fiável.


3º  – Análise dos dados recolhidos.

Já com a informação, o que é que ela quer dizer, para além da análise empírica, utilizamos a estatística e análise R.


4º – Informação adequada a cada um dos stackeholders.

Desde nos formatos simples como o excel, até ao tableau, ou através de ferramentas standalone. 

A apresentação dos dados é tida em consideração a literacia, assim como as recomendações.


5º – Controlo das Iniciativas.

Depois da Empresa receber o relatório, esta deverá tomar iniciativas, baseadas em factos e não em opiniões, garantindo um maior retorno do investimento.

É um processo cíclico.

 



Qual o Retorno do Investimento do Marketing Analytics?

O Marketing Analytics está focado no objetivo de ter impacto nos resultados. Ao descobrir onde o investimento do marketing tem maior retorno, e quais as otimizações a fazer.

Um coisa é certa: as empresas sem analytics vão desaparecer.

exemplo marketing analytics

 



É mesmo possível saber os resultados de cada Campanha?

Seguramente, a figura ao lado mostra a taxa de utilização de Meios de negócios B2B, de onde as Campanhas estão inseridas. Até pode-se medir os resultados de campanhas de panfletos, de campanhas de relações publicas, dentro das lojas.

canais de marketing

 



Como é que o Retorno de Investimento no Marketing é calculado?

A formula da figura ao lado permite calcular o ROI do Marketing por cada meio ou campanha, e é parte essencial do marketing analytics.

retorno do investimento em marketing

 


Como é que o Marketing Analytics otimiza o Marketing?

Na fase inicial de uma campanha, numa amostra de 10%, utiliza dois modelos diferentes, um é o controlo e o outro a variante. Aquele modelo que converter mais é o que vai ser utilizado para os restantes 90%. É um processo continuo, garantindo aumentos de retorno significativos.

otimização marketing analytics

 


Como melhorar a Proposta Única de Valor?

O marketing analytics é extremamente importante na descoberta da proposta única de valor (PUV) que a empresa deve colocar no mercado.

proposta unica de valor

 


Para que serve querer conhecer segmentos? 

Uma das caracteristicas do Marketing Analytics é a segmentação. Esse trabalho permite descobrir segmentos de mercado com caracteristicas bem definidas e com elevadas taxas de rentabilidade.

Construct Total Theme Case Study

 


Quanto é que custa o Marketing Analytics?

Numa Empresa com o Marketing consolidado, é normal gastar cerca de 8% do seu orçamento de Marketing em profissionais e em ferramentas.  Para referência, se paga €500 de fee mensal a um marketing analyst, é normal gastar €150 em ferramentas de analytics.

 


Principais áreas de decisão baseadas no Marketing Analytics

Um estudo da CMO Survey revela quais são as principais áreas de decisão do analytics. Embora se resuma ao objetivo de decidir onde investir baseando onde que é Marketing ROI é mais elevado:

  • Compreensão do cliente
  • Aquisição do cliente
  • Marketing Digital
  • Retenção do Cliente
  • Branding
  • Social media
  • Segmentação
  • Estratégia de promoção
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Estratégia de preços
  • Marketing mix
  • Marketing multicanal

 


Características do Marketing Analytics

Não vamos falar de todas, mas esta é fundamental: cada analytics tem um propósito para cada uma das fases do Marketing. Ou seja, um analytics que serve para medir a aquisição, já não serve para a conversão ou lealdade.
marketing analytics portugal

 

Saber pessoalmente como Marketing Analytics o pode Ajudar?

Marque uma reunião online, e explicamos qual é o Analytics que pode ser aplicado para a Indústria da sua Empresa, e para ela própria.

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