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O Marketing Analytics permite compreender o processo de decisão de compra desde da notoriedade até à retenção.

Os analytics devem corresponder a cada fase da jornada de compra.

OS NOSSOS SERVIÇOS

WEB ANALYTICS

É no meio digital que mais de 80% dos Portugueses andam, é parte obrigatória do marketing. Faz parte de marketing analytics.

SALES  ANALYTICS

Fora do digital existe um enorme potencial de informação. Somos especialistas em soluções de Business Intelligence, onde integramos todos os dados numa linguagem comum e acessível a todos.

Sabe por onde começar?

O processo de transformação “data driven” marketing envolve tecnologia, liderança e pessoas.  A nossa aproximação, é começar pelos analíticos descritivos, para depois chegar ao domínio dos analíticos complexos.

Mas tem que começar!

O QUE É MARKETING ANALYTICS

Numa perspectiva o Marketing analytics compreende um conjunto de processos e tecnologias que permitem os marketeers medir o sucesso das suas iniciativas de marketing.

Isso é conseguido medindo a performance, como ROI ou modelos de atribuição.

Também, não menos importante, numa perspectiva funcional, o marketing analytics permite compreender e identificar mercados e oportunidades de produtos ou serviços.

Por exemplo, existem análises qualitativas que podem mudar um negócio por completo. Basta a percepção da tendência numa área bastante mais rentável.

Importância do Marketing Analytics

Em modelos de gestão antigos, os processos de decisão eram baseados:

  • em longos períodos de avaliação de resultados;
  • decisões baseadas na intuição, escolas ou em fazer o mesmo que os outros.

Com o marketing analytics, muitas vezes através da medição das performance em “real time”, as decisões são sustentadas em factos reais que estão a ocorrer.

Analytics reduzem os custos de marketing e aumentam os resultados do negócio!Ricardo Godinho
Por outro lado, o analytics permite uma maior compreensão do mercado. Esse aspecto melhora significativamente a criatividade, o posicionamento, a definição mais adequada de produtos ou serviços.

importancia do marketing analytics

Maturidade de uma Empresa nos Analytics

Ter analytics não é só deter dados, dashboards e coisas bonitas, é ter a informação ligada à iniciativa. E a informação tem que ser partilhada.

Numa cultura altamente baseada no formalismo, os Analytics não são bem aproveitadas. Por isso, uma das dificuldades dos analistas, é o respeito pelos dados e pelas recomendações.

Mas já em Empresas com gestores pragmáticos, e com Maturidade em Analytics, os estudos comprovam um maior crescimento e rentabilidade dessas empresas.

Um dos modelos de maturidade abaixo (de Stéphane Hamel para web analytics) , não é o único:

maturidade web analytics

Marketing analytics é diferente para cada tipo de negócios

Este negócios usam os analytics de forma diferente, pois têm mercados diferentes, que estão em meios diferentes:

  • B2B
  • B2C
  • SaaS
  • ECOMMERCE
  • RETALHO
  • NEGÓCIOS LOCAIS

 

O marketing analytics também varia consoante a industria, modelo de negócio, objectivos de negócio, estratégia, gestores.

O que há de comum? é a recolha de dados, normalmente usa-se o google analytics, para saber o que se passa no website, usa-se marketing automation, gestão de clientes, entre outros.

A forma como depois os dados são relevados e usados, é que torna o marketing analytics tão diferente entre cada empresa.

o que marketing analytics


Retorno do Marketing Analytics.

Marketing Analytics distribui o investimento no marketing onde ele tem mais retorno. Por isso, gastando o mesmo, as receitas aumentam sempre.

 

exemplo marketing analytics

Quais os custos do Marketing Analytics

Uma das regras mais faladas no meio 10% dos gastos devem ser feitos em tecnologia e 90% em analistas. Essa regra não é para ser aplicada à letra, mas sim para ter uma noção.

Também a CMO Survey em conjunto com a Delloite, indica que o marketing analytics corresponde a 6,7% do total do orçamento do marketing.

gastos em marketing analytics

Seguindo os benchmarking, uma empresa com um orçamento de marketing de €100.000, com pessoal e tudo, alocaria:

  • €670 em plataformas de marketing analytics
  • €6030 com a Good Intelligence (eh, eh,…)

Marketing Analytics é partilha de informação

Um copywritter quer saber se os seus são lidos até ao fim, um director de produto quer saber as conversões desse artigo, o director de marketing quer ter uma visão global.

METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO MARKETING ANALYTICS

#1 – Planeamento

Em conjunto com o Responsável de Marketing, saber quais são os objectivos, o que quer ver medido, quais são as ferramentas permitidas. Qual a cultura da Empresa, se é dinâmica ou estática.

Veja os exemplos clássicos de plano de marketing.

#2 – Extração, transformação e carregamento de dados

É a parte técnica. No Google Analytics fazemos normalmente através do Google Tag Manager, podendo-se trabalhar com outras opções. Nas bases de dados de clientes ou no CRM, seguimos o processo ETL de acordo com as melhores práticas.

#3 – Análise dos dados recolhidos

Os dados são analisados de acordo com os modelos de marketing mais desenvolvidos e com resultados. As conclusões são tiradas com base em dados qualitativos e quantitativos.

#4 – Informação adequada a cada um dos stackeholders.

Desde nos formatos simples como o excel, até ao tableau, ou através de ferramentas standalone.  A apresentação dos dados é tida em consideração a literacia, assim como as recomendações.

#5 – Controlo das Iniciativas

Depois da Empresa receber o relatório, esta deverá tomar iniciativas, baseadas em factos e não em opiniões, garantindo um maior retorno do investimento.

É um processo cíclico.

ESTRATEGIA MARKETING ANALYTICS

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