Especialistas em Marketing Analytics

o que marketing analytics

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Tudo para fazer visitantes do website em clientes.

Outros Digital Analyics

Controlo do ROI, performance do marketing digital.

O Marketing Analytics é um processo cientifico para otimização dos resultados. As empresas lideres confirmam o sucesso.

exemplos de marcas com marketing analytics
ESTRATEGIA MARKETING ANALYTICS

Sabe por onde começar?

O processo de transformação “data driven” marketing envolve tecnologia, liderança e pessoas.  A nossa aproximação, é começar pelos analíticos descritivos, para depois chegar ao domínio dos analíticos prescritivos.

O ponto de partida é ativar e configurar corretamente os social analytics e o google analytics (tudo grátis).

É sempre necessário uma formação de marketing governance e performance. O marketing tem que ter objetivos SMART e respetivos indicadores ativados.

O analytics prescritivo não está tão longe, pois o Google Analytics 4 já inclui  o machine learning.

Analytics Descritivo

Explicar o que aconteceu

Analytics Diagnóstico

Explicar porquê que aconteceu

Analytics Previsional

Prevenir o que pode acontecer

Analytics Prescritivo

Recomendar o que fazer

Importância do Marketing Analytics

Em modelos de gestão antigos, os processos de decisão eram baseados:

  • em longos períodos de avaliação de resultados;
  • decisões baseadas na intuição, escolas ou em fazer o mesmo que os outros.

Com o marketing analytics, muitas vezes através da medição das performance em “real time”, as decisões são sustentadas em factos reais que estão a ocorrer.

Analytics reduzem os custos de marketing e aumentam os resultados do negócio! Por outro lado, o analytics permite uma maior compreensão do mercado. Esse aspecto melhora significativamente a criatividade, o posicionamento, a definição mais adequada de produtos ou serviços.

Ricardo Godinho (Good Intelligence) Tweet

Implementa Marketing Analytics

Implementados um sistema que gradualmente assenta com a curva de aprendizagem do Marketing dos nossos clientes.

Maturidade de uma Empresa nos Analytics

Ter analytics não é só deter dados, dashboards e coisas bonitas, é ter a informação ligada à iniciativa. E a informação tem que ser partilhada.

Numa cultura altamente baseada no formalismo, os Analytics não são bem aproveitadas. Por isso, uma das dificuldades dos analistas, é o respeito pelos dados e pelas recomendações.

Mas já em Empresas com gestores pragmáticos, e com Maturidade em Analytics, os estudos comprovam um maior crescimento e rentabilidade dessas empresas.

Um dos modelos de avaliação de maturidade é o de Stéphane Hamel para web analytics.

 

Marketing analytics é diferente para cada tipo de negócios

Este negócios usam os analytics de forma diferente, pois têm mercados diferentes, que estão em meios diferentes:

  • B2B
  • B2C
  • SaaS
  • ECOMMERCE
  • RETALHO
  • NEGÓCIOS LOCAIS

 

O marketing analytics também varia consoante a industria, modelo de negócio, objectivos de negócio, estratégia, gestores.

O que há de comum? é a recolha de dados, normalmente usa-se o google analytics, para saber o que se passa no website, usa-se marketing automation, gestão de clientes, entre outros.

A forma como depois os dados são relevados e usados, é que torna o marketing analytics tão diferente entre cada empresa.

 

Retorno do Marketing Analytics.

Marketing Analytics distribui o investimento no marketing onde ele tem mais retorno. Por isso, gastando o mesmo, as receitas aumentam sempre.

 

Quais os custos do Marketing Analytics

Uma das regras mais faladas no meio 10% dos gastos devem ser feitos em tecnologia e 90% em analistas. Essa regra não é para ser aplicada à letra, mas sim para ter uma noção.

Também a CMO Survey em conjunto com a Delloite, indica que o marketing analytics corresponde a 6,7% do total do orçamento do marketing.

Seguindo os benchmarking, uma empresa com um orçamento de marketing de €100.000, com pessoal e tudo, alocaria:

  • €670 em plataformas de marketing analytics
  • €6030 com a Good Intelligence (eh, eh,…)

 

Marketing Analytics é partilha de informação

Um copywritter quer saber se os seus são lidos até ao fim, um director de produto quer saber as conversões desse artigo, o director de marketing quer ter uma visão global.

Em conjunto com o Responsável de Marketing, saber quais são os objectivos, o que quer ver medido, quais são as ferramentas permitidas. Qual a cultura da Empresa, se é dinâmica ou estática.

É a parte técnica. No Google Analytics fazemos normalmente através do Google Tag Manager, podendo-se trabalhar com outras opções. Nas bases de dados de clientes ou no CRM, seguimos o processo ETL de acordo com as melhores práticas.

Os dados são analisados de acordo com os modelos de marketing mais desenvolvidos e com resultados. As conclusões são tiradas com base em dados qualitativos e quantitativos.

Desde nos formatos simples como o excel, até ao tableau, ou através de ferramentas standalone.  A apresentação dos dados é tida em consideração a literacia, assim como as recomendações.

Depois da Empresa receber o relatório, esta deverá tomar iniciativas, baseadas em factos e não em opiniões, garantindo um maior retorno do investimento.

É um processo cíclico.

 

Em analytics existe Plano de Marketing 

Não pode deixar de existir um plano de marketing. Esse plano pode ter uma cadência mensal, ou trimestral consoante a decisão da gestão do negócio.

Associado ao plano de marketing, existe associado o plano de medição. Estão interligados.

 

Marketing Analytics Dashboards

Através do Google Data Studio implementamos dashboards de análise do marketing.