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O Marketing Analytics permite compreender o processo de decisão de compra desde da notoriedade até à retenção.

Os analytics devem corresponder a cada fase da jornada de compra.

OS NOSSOS SERVIÇOS

CONHECER O MERCADO

Saber primeiro o que é, quem é e o que quer, para determinar as melhores iniciativas.

WEB ANALYTICS

É no meio digital que mais de 80% dos Portugueses andam, é parte obrigatória do marketing.

SALES & MARKETING ANALYTICS

Fora do digital existe um enorme potencial de informação. Somos especialistas em soluções de Business Intelligence, onde integramos todos os dados numa linguagem comum e acessível a todos.

Sabe por onde começar?

O processo de transformação “data driven” marketing envolve tecnologia, liderança e pessoas.  A nossa aproximação, é começar pelos analíticos descritivos, para depois chegar ao domínio dos analíticos complexos.

Mas tem que começar!

O QUE É MARKETING ANALYTICS

Numa perspectiva o Marketing analytics compreende um conjunto de processos e tecnologias que permitem os marketeers medir o sucesso das suas iniciativas de marketing.

Isso é conseguido medindo a performance, como ROI ou modelos de atribuição.

Também, não menos importante, numa perspectiva funcional, o marketing analytics permite compreender e identificar mercados e oportunidades de produtos ou serviços.

Por exemplo, existem análises qualitativas que podem mudar um negócio por completo. Basta a percepção da tendência numa área bastante mais rentável.

o que marketing analytics

Importância do Marketing Analytics

Em modelos de gestão antigos, os processos de decisão eram baseados:

  • em longos períodos de avaliação de resultados;
  • decisões baseadas na intuição, escolas ou em fazer o mesmo que os outros.

Com o marketing analytics, muitas vezes através da medição das performance em “real time”, as decisões são sustentadas em factos reais que estão a ocorrer.

Analytics reduzem os custos de marketing e aumentam os resultados do negócio!Ricardo Godinho
Por outro lado, o analytics permite uma maior compreensão do mercado. Esse aspecto melhora significativamente a criatividade, o posicionamento, a definição mais adequada de produtos ou serviços.

importancia do marketing analytics

Maturidade de uma Empresa nos Analytics

Ter analytics não é só deter dados, dashboards e coisas bonitas, é ter a informação ligada à iniciativa. E a informação tem que ser partilhada.

Numa cultura altamente baseada no formalismo, os Analytics não são bem aproveitadas. Por isso, uma das dificuldades dos analistas, é o respeito pelos dados e pelas recomendações.

Mas já em Empresas com gestores pragmáticos, e com Maturidade em Analytics, os estudos comprovam um maior crescimento e rentabilidade dessas empresas.

Um dos modelos de maturidade abaixo (de Stéphane Hamel para web analytics) , não é o único:

maturidade web analytics

Marketing analytics é diferente para cada tipo de negócios

Este negócios usam os analytics de forma diferente, pois têm mercados diferentes, que estão em meios diferentes:

  • B2B
  • B2C
  • SaaS
  • ECOMMERCE
  • RETALHO
  • NEGÓCIOS LOCAIS

 

O marketing analytics também varia consoante a industria, modelo de negócio, objectivos de negócio, estratégia, gestores.

O que há de comum? é a recolha de dados, normalmente usa-se o google analytics, para saber o que se passa no website, usa-se marketing automation, gestão de clientes, entre outros.

A forma como depois os dados são relevados e usados, é que torna o marketing analytics tão diferente entre cada empresa.


Retorno do Marketing Analytics.

Marketing Analytics distribui o investimento no marketing onde ele tem mais retorno. Por isso, gastando o mesmo, as receitas aumentam sempre.

 

exemplo marketing analytics

Quais os custos do Marketing Analytics

Uma das regras mais faladas no meio 10% dos gastos devem ser feitos em tecnologia e 90% em analistas. Essa regra não é para ser aplicada à letra, mas sim para ter uma noção.

Também a CMO Survey em conjunto com a Delloite, indica que o marketing analytics corresponde a 6,7% do total do orçamento do marketing.

gastos em marketing analytics

Seguindo os benchmarking, uma empresa com um orçamento de marketing de €100.000, com pessoal e tudo, alocaria:

  • €670 em plataformas de marketing analytics
  • €6030 com a Good Intelligence (eh, eh,…)

Marketing Analytics é partilha de informação

Um copywritter quer saber se os seus são lidos até ao fim, um director de produto quer saber as conversões desse artigo, o director de marketing quer ter uma visão global.

METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO MARKETING ANALYTICS

#1 – Planeamento

Em conjunto com o Responsável de Marketing, saber quais são os objectivos, o que quer ver medido, quais são as ferramentas permitidas. Qual a cultura da Empresa, se é dinâmica ou estática.

#2 – Extração, transformação e carregamento de dados

É a parte técnica. No Google Analytics fazemos normalmente através do Google Tag Manager, podendo-se trabalhar com outras opções. Nas bases de dados de clientes ou no CRM, seguimos o processo ETL de acordo com as melhores práticas.

#3 – Análise dos dados recolhidos

Os dados são analisados de acordo com os modelos de marketing mais desenvolvidos e com resultados. As conclusões são tiradas com base em dados qualitativos e quantitativos.

#4 – Informação adequada a cada um dos stackeholders.

Desde nos formatos simples como o excel, até ao tableau, ou através de ferramentas standalone.  A apresentação dos dados é tida em consideração a literacia, assim como as recomendações.

#5 – Controlo das Iniciativas

Depois da Empresa receber o relatório, esta deverá tomar iniciativas, baseadas em factos e não em opiniões, garantindo um maior retorno do investimento.

É um processo cíclico.

ESTRATEGIA MARKETING ANALYTICS

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