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Google Tag Manager oferece funcionalidades adicionais ao Google Analytics e também permite a utilização de outras aplicações de marketing, minimizando a dependência do programador.

esquema google tag manager

Descarregue um Plano de Medição de Analytics

 

INDICE

  1. O que é Google Tag Manager
  2. Porquê o GTM
  3. Como Instalar o Google Tag Manager
  4. GTM para o Google Analytics
  5. GTM para outras Plataformas Pré Definidas
  6. Injecção de Código através do Google Tag Manager
  7. Velocidade do Website
  8. Segurança do Website e Google Tag Manager

O que é Google Tag Manager

O Google Tag Manager (ou GTM) gere as aplicações de analytics, publicidade, otimização e outras funcionalidades de marketing.

Sem ele, o utilizador teria que pedir ao programador para introduzir os códigos no próprio website.

O GTM é uma grande ferramenta para os marketeers, porque tornam-se menos dependentes dos programadores, reduz os erros e acima de tudo ganha-se rapidez e flexibilidade.

Aprenda a terminologia para compreender melhor

TAGs

São scripts de programação, é código de programação, como por exemplo javascript ou html.

Injecção de TAGs

Ou seja, dentro do código visível no website, é possível injectar outros códigos como se esses códigos fizessem parte da próprio website.

Como ver o código é visível?  numa página prima ctrl+u, e salta para uma página com o código.

Como ver o código não visível? a extensão do Google Chrome WASP, permite visualizar quais são os códigos dependentes do Google Tag Manager, é uma das formas.

Gestão da Injecção de TAGS

Para além da injecção dos códigos, é possível:

  • experimentar sem publicar,
  • pausar,
  • determinar quem publica,
  • ordenar a forma como os TAGS são disparados,
  • partilhar a mesma informação do website,
  • e muito mais.

 

 

Variáveis

Uma das componentes do GTM são as variáveis. Digamos, que estas são a informação que pode ser recolhida no website.

O GTM já vem com variáveis por defeito. Uma grande ajuda para “apanhar” informação mais comum nas tecnologias comuns, normalmente informação de:

  • páginas
  • erros
  • cliques
  • formulários
  • videos

Mas também, dada a diversidade de tecnologias e necessidade de informação, permite a criação das próprias variáveis.

Triggers

Para accionar os Tags, é necessário implementar as condições que os ativam.

Por exemplo, o Google Analytics, por defeito, dispara quando se entra em qualquer página. E por isso o trigger é “Todas as Páginas”.

Outro exemplo, o trigger quando um determinado formulário é submetido. Esse trigger irá disparar um TAG para um evento (não é visualização de página), que informa o Google Analytics a categoria, acção, rótulo e valor desse evento.

O Google Tag Manager até já vem com muitos Tags preparados

Ou seja, em vez de copiar um código inteiro, é só inserir o numero de parceiro nas aplicações que subscreve.

A alternativa seria introduzir o tal código inteiro no injector HTML do google tag manager.

lista de tags do google tag manager
lista de tags da GTM

Porquê o Google Tag Manager

2. 1 Rapidez de Instalação

Esta é a primeira sensação, depois de ter o Google Tag Manager. Existem casos em que houve um aumento de produtividade de 600%.

Quantas vezes é que temos que contar com a “boa vontade” dos programadores, ou quando nos pedem para submeter um ticket, nem se sabe quando está pronto,…

A imagem abaixo é elucida os tempos de implementação de um Tag, e quando tudo corre bem:

… continuar com as vantagens do GTM.

Como instalar o Google Tag Manager

A instalação do Google Tag Manager é fácil. Primeiro terá que abrir uma conta do Google Tag Manager, apenas tenha em atenção que o GTM 360, faz parte de um pack que custa K.USD 150 por ano.

O Google Tag Manager normal é para micro e PMEs e é extremamente potente. O GTM 360 é para grandes empresas à dimensão americana.

Como instalar o GTM (método clássico).

Guia instalação GTM no WordPress via plugin.

Google Tag Manager para o Google Analytics

O Google Tag Manager é um excelente complemento do Google Analytics, uma vez que facilita imenso funcionalidades extras.

No GTM já existem “detectores” de cliques, formulários e demais comportamentos no website, o que normalmente nos obrigaria a pedir suporte ao programador.

Existe uma certa conflitualidade de interesses entre o programador e marketeer, sem o GTM o marketeer era quem perdia sempre.

Ricardo Godinho

O GTM tem dois tipos de receptores de dados no website, os já pré configurados e os que têm que ser customizados, chamam-se variáveis (as sua função não se encerra aqui) :

Built In Variaveis Google Tag Manager
Variaveis para configurar no GTM

Saiba quais as utilidades para o Google Analytics

Conheça as variáveis do Google Tag Manager

GTM para os Tags já feitos

Para além do Google Analytics, existem dezenas de plataformas que para funcionarem através do GTM apenas é necessário colocar um código.

Estas entidades estabeleceram um acordo com a Google. As suas funções podem ser:

  • Confirmação de conversão
  • AB testing
  • Publicidade paga (Google Ads,…)
  • Plataformas de gestão de publicidade
  • Selos de confiança dinâmicos
  • Captura de leads
  • Personalização dinâmica

 

Na figura abaixo, para uma plataforma comum como a Hotjar, apenas tem que inserir o numero de website ID num Tag do GTM:

exemplo de tag no google tag manager

enquanto na opção sem GTM seria necessário colocar o código (o que está na área sombreada) no sítio certo no website:

codigo do hotjar no website

Injecção de Código HTML através do Google Tag Manager

Esta parte do artigo é importante para chamar a atenção, que ao dar acesso ao Google Tag Manager, está a dar um grande poder a essa pessoa.

Os websites são desenvolvidos por programadores, que desenvolvem um processo de aprovação final de projecto. Eventualmente, posteriormente são adicionadas melhorias, em consistência com o código desenvolvido.

O GTM permite alterações do website, desde da sua apresentação até às aplicações.

2 exemplos típicos:

  • o cookie consent deste website é uma aplicação inserida através do HTML;
  • o Pixel do Facebook, é um Tag que a Google não tem preparado e é extremamente comum inserir-se via GTM;

 

Mais customizações!!!  através deste tag HTML, o marketeer pode inserir alterações ao website, inserir apps e muito mais.

GTM é bom para a Velocidade do Website

Qualquer que seja o desenvolvimento, em programação, inclusão de novos TAGs deve-se avaliar sempre a velocidade do website.

O Google Tag Manager atrasa a velocidade do website?

A ideia é que o GTM irá ajudar a melhorar a performance de todos os Tags, se fossem inseridos directamente no website.

 

Como saber a velocidade do website?

A velocidade é medida pela própria Google, e temos acesso à velocidade através de plataformas como:

  • https://gtmetrix.com/
  • https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
  • https://webpagetest.org/

 

Porquê necessário saber a velocidade do website?

A velocidade afecta o SEO, se os visitantes saem logo do website se ele demora muito, principalmente no mobile, bem como as taxas de conversão.

velocidade do website amazon

Ver Artigo acerca da Velocidade do Website >>

Existe segurança adicional usando o GTM

No caso de haver uma única entidade a poder aceder o GTM, o proprietário confia nessa entidade e tem controlo directo do seu trabalho.

No caso de haver várias pessoas a trabalhar com o GTM, implica um controlo mais apertado, acessos de utilizadores, aprovação de tags, versões e até containers,

Em empresas com websites muito grandes pode haver sobreposição, e por isso é necessário haver uma pessoa ou equipa que controle a possibilidade de conflitos.

 

Documentação das alterações

O google tag manager permite saber quem foi o utilizador que fez determinada alteração, conferindo uma segurança. Nunca dar acesso directo à conta, mas sim permitir que determinado utilizador tenha os devidos acessos.

versoes google tag manager

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