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Existem muitos artigos acerca do Google Analytics, alguns irrisórios, outros meramente introdutórios, mas em geral carece-se de explicar, de um modo extensivo, aos marketeers & gestores: para que serve.

google-analytics-icon

Index

  1. Otimização do Marketing Digital [tem que saber]
  2. Qual o maior problema “ao” Google Analytics
  3. Como começar com GA (google analytics)
  4. Implementação Técnica do Google Analytics
  5. Quem s√£o os utilizadores do GA
  6. Como é o dia a dia do Google Analytics
  7. Quanto é que custa um analista Google Analytics

#1 - Compreenda a Otimização do Marketing Digital para entender para que serve o Google Analytics

O conceito mais errado de utilidade do google analytics é o da mera utilização para contagem de visitantes.

O próprio Google Analytics está organizado nestes blocos principais indicados na imagem.

 

 


Assim de acordo com os dados recolhidos, os relat√≥rios desses blocos permitem fazer otimiza√ß√Ķes, pequenos exemplos:

 

AUDIÊNCIA

Conhecer quem é que está a visitar o seu website, idades, região, sexo, tecnologia e muito mais. Imagine que tem poucos visitantes femininos, pode-se colocar produtos mais adequados(?):

AQUISIÇÃO

De onde v√™m os visitantes para o seu website, se procura saber o resultado das redes sociais, ent√£o deve estar vigilante e melhorar ou aumentar os conte√ļdos do social, para aumentar os visitantes desta origem:

COMPORTAMENTO

Como se comportam os visitantes quando chegam ao website. Melhorar a estrutura de navegação para quem procura o produto A, e acaba por apenas ver um video.

CONVERSÃO

Melhorar as taxas de conversão, ou seja, fazer os clientes comprarem mais numa loja de ecommerce, ou subscrever mais no emailing, ou estabelecer contactos. Este é o motor dos analistas. Desde da mudança do tamanho do botão, até à alteração da proposta de valor, normalmente existe muito por otimizar.

função do google analytics

#2 - Os dois maiores obst√°culos "ao" Google Analytics

#2.1 Quando a empresa n√£o est√° preparada.

O google analytics não é uma ferramenta de controlo, mas sim de melhoria continua. Se a empresa usa-o para castigar os recursos, ou é demasiado autocrática, não tem o aproveitamento que podia ter.

 

 

#2.2 A programação do website tem sido uma grande barreira ao Web Analytics.

Podem ser as altera√ß√Ķes para otimiza√ß√£o que levam demasiado tempo a serem implementadas, ou proteccionismo em detrimento do neg√≥cio do cliente ou empregador, ou porque os programadores t√™m custos elevados, ou porque j√° perderam controlo do website,… existem muitos exemplos.

Projecto Google Analytics
Projecto curto: https://criadeck.com.br/

Fui contratado para fazer o web analytics deste website. Pouco depois verificou-se que o propriet√°rio n√£o tinha flexibilidade para fazer as altera√ß√Ķes.

Apenas foi possível uma configuração na consola do GA.

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Ricardo Godinho
Especialista em Marketing Analytics

#3 - Como começar com o Google Analytics

GA regista determinada métrica a partir do momento que ela for configurada. O seu histórico, errado ou certo, irá manter-se tal como está desde do inicio até à sua vigência.

 

√Č importante come√ßar desde de logo com dados certos, sob pena de mais tarde n√£o ter hist√≥rico compar√°vel.Ricardo Godinho da Good Intelligence

Como é que organizo a implementação do Google Analytics

O GA é como um diamante que tem quer ser delapidado, se o não configurar não tem valor, apenas potencial.

 

#3.1 Primeira camada de implementação

Existe uma primeira configura√ß√£o b√°sica, onde os dados s√£o extra√≠dos sem “contamina√ß√£o”, faz-se limpeza de spam e bots, liga√ß√Ķes a outras plataformas, re-configura√ß√£o dos erros da google, etc…

configuração google analytics

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#3.2 Compreender para um plano com sentido

Como analista, é feita uma apreciação para efeitos de abordagem do plano de medição, de acordo com:

  • como o marketing est√° organizado,
  • benchmarking,
  • boas pr√°ticas,
  • dimens√£o da empresa;
  • concorr√™ncia;
  • tr√°fego potencial;
  • gest√£o.

A medição do desempenho do marketing do website depende de vários factores.

 

#3.3 Planear e configuração completa

Enquanto no ponto anterior, se extrai informação, aqui existe uma discussão para combinar os objectivos com os recursos e o conhecimento adquirido.

Qualquer uma das situa√ß√Ķes, simples ou complexa, abrange a defini√ß√£o dos objectivos e o plano de medi√ß√£o.

Planear à volta das 4 fases do marketing digital

Tal como os principais blocos de relatórios, o google analytics deve ser direcionado para medir e permitir as análises relevantes, exemplos:

  • AQUISI√á√ÉO -> sendo o seu mercado Portugal, filtrar os dados para a regi√£o. Como traz tr√°fego para o website, SEO, Social, Affilliate, refer√™ncias…como agrupar esses dados?
  • COMPORTAMENTO\ ATIVAR -> depois dos visitantes chegarem pela primeira vez, como vai atrair subscri√ß√Ķes, registos, ofertas,… de maneira a ficar com o seu contacto, como medir estas t√°ticas.
  • COMPORTAMENTO \ RETER -> j√° tem a rela√ß√£o com o contacto (ainda n√£o √© cliente), como √© que vai manter o interesse activo at√© ao dia da compra? emailing, social interaction, webinars. E medir desempenho.
  • CONVERTER -> os dois passos anteriores tamb√©m se chamam convers√Ķes, mas tamb√©m deve incluir as vendas de ecommerce, marca√ß√Ķes de reuni√Ķes, chamadas telef√≥nicas….e medir o desempenho das t√°cticas.

#3.4 Execução

O planeamento é uma das fazes do PDCA:

PDCA E Google Analytics

A base da utilidade do Google Analytics é o modelo de gestão PDCA:

  • Planear
  • Fazer (Do)
  • Analisar (Check)
  • Agir

 

 

Exemplo de um ciclo PDCA do Google Analytics:

  • Planeou uma subscri√ß√£o de newsletter, ela tem design X,¬† oferece ao visitante Y, est√° localizada em todas as p√°ginas no rodap√©;
  • Posteriormente, ter√° que inserir esse formul√°rio de subscri√ß√£o, assim como o sistema de medi√ß√£o;
  • Passado algum tempo, teve apenas 0,2% de subscri√ß√Ķes no tr√°fego alvo, o que n√£o √© animador, o analista refere a oferta √© demasiada gen√©rica para a diversidade de inten√ß√Ķes dos visitantes;
  • Para que as subscri√ß√Ķes estejam de acordo o interesse dos visitantes, fizeram-se 5 tipos de subscri√ß√£o de acordo com os segmentos de mercado, nas respectivas p√°ginas web.

Ent√£o comece por Planear o website

O planeamento implica a aceitação e o conhecimento das fases do marketing, da compreensão que a maior parte dos visitantes não compra logo, que existe um funil de compras, que é necessário conhecer o mercado.

Exemplo de t√°cticas para cada fase marketing no website:

  • Trazer visitantes -> SEO;
  • Tem credibilidade -> Prova social;
  • Ficar com contacto -> Download de demo;
  • Voltar a cativar o contacto -> Emailing com link para website;
  • Demonstrar que tem valor -> Proposta √önica de Valor;
  • Fazer do contacto lead -> Oferta de oportuniade.

… s√£o dezenas de t√°ticas, e t√™m que ser ajustadas de acordo com o seu mercado espec√≠fico de acordo com o posicionamento da sua empresa.

#4 - Configuração Técnica do Google Analytics

Depois da configuração básica na consola do Google Analytics e do planeamento estabelecido e acordado, vamos acrescentar alguns elementos que permitem técnicamente a medição.

 

#4.1 Preferência pelo Google Tag Manager

Esta é a forma como os Pros do Web Analytics, preferem que o código do google analytics seja inserido no website. Com o GTM é permitida uma maior customização na extração da informação, bem como inserir outras plataformas de analytics.

consola google analytics
codigo google analytics no website

#4.2 Configuração completa das consolas Google Analytics e Tag Manager

De um lado √© necess√°rio configurar correctamente as defini√ß√Ķes, de modo a que se extraia a informa√ß√£o pretendida.

 

#4.3 Implementação dos códigos correctos no website

Embora, por exemplo no wordpress possam existir plugins que j√° resolvem as quest√Ķes de c√≥digo, √© comum pedir ao programador acrescentar mais algum c√≥digo.

plugin wordpress google tag manager
plugin magento google tag manager

#4.4 Preparação dos relatórios, segmentos, dashboards customizados

Existem v√°rios tipos de relat√≥rios, para profissionais diferentes da empresa, desde do programador para o designer. Quais os alertas, quais as periodicidades, a quem partilhar, qual o design… s√£o muitas das perguntas.

 

#4.5 Verificação dos dados

Fazer testes, saber se estamos a extrair os dados correctos. T√©cnicamente, usa-se o debuging, tamb√©m existem extens√Ķes que permitem verificar, o pr√≥prio relat√≥rio “tempo real”, tamb√©m serve para testar.

Quanto melhor a informação, maior a precisão da decisão.

#5 - Quem s√£o os utilizadores do Google Analytics

O analista far√° o seu trabalho, no sentido a obter os dados correctos, a providenciar a informa√ß√£o para todos os stackholders de acordo com as suas fun√ß√Ķes, bem como otimizar o website para converter em clientes.

Todos os stackeholders, que têm intervenção ou controlam o marketing, serão consumidores da informação do Google Analytics.

O gestor máximo, tal como o diretor de marketing, hão-de querer relatórios numa prespectiva geral e de ROI.

Já os profissionais, querem o GA para melhorar as suas atividades, de modo a elas se tornarem cada vez mais relevantes para o negócio:

gestao do marketing digital

Exemplos:

  • Webmaster -> pode querer saber a rapidez do website, ou se existem erros.
  • Gestor SEO -> quer saber o resultado das suas iniciativas (trafego origem google)
  • Gestor de redes sociais -> tamb√©m quer saber o resultado do tr√°fego do social.
  • Copywriter -> querem se os seus textos s√£o lidos at√© ao fim, se representam benef√≠cios.
90% dos Websites têm o Google Analytics Errado!!!

#6 -Como é o dia a dia do Google Analytics

O GA é uma ferramenta de Business Intelligence, inclusive existem muitas plataformas de BI que integram com o GA. A informação também pode ser providenciada através de alertas, no caso de alguma coisas sair fora do normal.

Alta Gest√£o

Enquanto é normal um CEO acompanhar os KPIs numa base mensal ou quinzenal, o Diretor de Marketing acompanha semanalmente o que se está a passar.

Não se pode dizer que exisa um template de informação, porque ela depende da estratégia e das táticas aplicadas.

Executantes

√Č poss√≠vel que estes acompanhem o desempenho diariamente. Por exemplo um SEO pro, equanto est√° a intervir numa p√°gina, vigia as outras p√°ginas para saber qual a proxima iniciativa com maior rentabilidade para o neg√≥cio.

 CRO expert
O seu objectivo √© aumentar as taxas de convers√£o, descobrir novas oportunidades. Isso √© feito em rotina, atrav√©s de segmenta√ß√Ķes, AB testing, relat√≥rios espec√≠ficos, estudos de mercado.
conversao google analytics ecommerce

Consultoria Google Analytics nas Empresas

Garantia dados Limpos

Dados descontaminados, e filtrados de acordo com os mercados.

Registo de Eventos

Cliques, formul√°rios, videos, visualiza√ß√Ķes,…

Dimens√Ķes e KPIs

Captar informação para além do standard.

Segmentação

Configuração e análise da rentabilidade.

Relatórios e Dashboards

Através do Business Intelligence, Google Data Studio.

Otimiza√ß√Ķes e Personaliza√ß√Ķes

Ligar a informação às iniciativas.

#7 - Quanto é que custa um analista Google Analytics

Referencia Avinash Kaushik

Seguindo a regra de um dos top leaders da √°rea do web analytics (Avinash Kaushik), deve-se seguir a regra dos 10% custo das plataformas e 90% dos analistas.

Manifesto

O que é que eu acho?

Existe uma separação entre a configuração e o serviço continuo.

 

 

Oferta no B√°sico

Um serviço de configuração básico, oferecido na reunião de apresentação, apenas comporta a configuração no Google Analytics e não é testado.

 

Plano e Configuração

Um set up depende da configuração. Se for um enhanced ecommerce, se é com programador (no caso do cliente não pretender manter o seu),  como é que o planeamento é feito.

O serviço mais complicado, foi em bundle com outros serviços e não posso especificar.

Normalmente, se existe uma auto estrada, que facilite os meus servi√ßos, um neg√≥cio B2B em WordPress, uma configura√ß√£o completa com plano de marketing digital, atinge os ‚ā¨500.

 

Otimização a empresas médias

Um projecto de otimiza√ß√£o, pode ser do mais simples, com um fee mensal de ‚ā¨300, at√© a projectos com v√°rias¬† otimiza√ß√Ķes AB testing e personaliza√ß√£o por ‚ā¨900 m√™s.

 

Otimização a pequenas empresas

Normalemente estas empresas não têm o marketing digital devidamente estruturado, pelo que é corrente oferecer serviços conjuntos, combinação: OTIMIZAÇÃO + SEO + MANUTENÇÃO + AUTOMATION + CONTEÚDOS + SOCIAL

Liga j√° ao Especialista Google Analytics

Ajudo as empresas a orientar marketing onde ele é mais rentável.

Artigo
Google Analytics o que é e para que serve
Titulo:
Google Analytics o que é e para que serve
Descrição
Entenda para que serve o Google Analytics e como é uma ferramenta de gestão para quem tem um website.
Autor:
Good Intelligence
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