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Para ter impacto nos resultados, é necessário que o Google Analytics esteja bem configurado, que exista um tratamento constante dos dados e acima de tudo que saiba interpretar os dados e indentificar onde se ganha mercado.

 

GOOGLE ANALYTICS – Como é que um profissional experiente faz a diferença?

Quer apenas para contar visitantes?

Apenas para isso? então veja lá se a implementação do GA foi bem efetuada, temos visto a inclusão da contagem: de bots, das visitas da própria empresa, visitas irrelevantes, inclusão de páginas fantasmas…dando uma contagem irrealista.

…ou quer o Website para converter visitantes em clientes?

Usar o website como ferramenta de web  analytics, saiba quanto é que valem os visitantes e como aumentar o seu valor. O Google Analytics permite saber, como é que os visitantes chegam ao website, como se comportam e como os converter em clientes.

 O que o analytics permite controlar:

#1 Aquisição

Como analistas conjugamos todos métodos para determinar de onde vêm os visitantes: palavras chave, social, email, de que campanhas, referências.

#2 Comportamento

O que é que os visitantes procuram no seu website, como os manter interessados no momento certo. Que conteúdos colocar e que fluxos desenhar.

#3 Conversão

Definir quais são os objetivos a atingir, as metas intermédias necessárias para que o objetivo final de compra se cumpra. Como otimizar a conversão.

PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO

1º – Escolher os Objetivos do Website

Todos os meios são importantes, mas é no website que o potencial comprador ou utente vai ter para saber mais informações, o que  torna o google analytics um barómetro extremamente poderoso.

  • ECOMMERCE ANALYTICS: aumentar as vendas online.
  • GERAÇÃO DE CONTACTOS: criar novos contactos.
  • BRANDING: reforçar a mensagem de diferenciação e a imagem.
  • CHAMADAS TELEFÓNICAS: receber muitas chamadas telefónicas .
  • CONSUMO DE CONTEÚDOS: para entidades apenas com objetivo de informar.
  • APOIO AO UTILIZADOR: para diminuir a fricção de apoio.


plano google analytics

2 – Estabelecer um Plano de medição Web

Usando o modelo de implementação do Google, aplicamos as praticas recomendadas e que são utilizadas pela generalidade dos melhores web analistas.


Cerca de 60% da decisão de compra é efectuada antes do contacto com o vendedor. A Web é uma ferramenta fundamental dos negócios.

3 – Implementar o Google Analytics

google tag manager

Após o planeamento,  seguindo a documentação técnica da infraestrutura (linguagem do Website e que aplicações utiliza), e posteriormente criar um plano de implementação, é executada a implementação dos códigos que permitem extrair os dados.


4 – Extrair o Retorno do Investimento do Marketing Digital com o Web Analyst

Ou capacitando a empresa através da Formação Específica ou através do nosso Web Analysis Outsoursing.

Procurar sempre as iniciativas que têm mais impacto nos resultados de acordo com os objetivos.

  •  Os objectivos são definidos, permitindo focar-se nos resultados.
  •  Sempre na prespectiva e na centricidade do cliente, permitindo uma maior compreensão do mercado.
  •  Ao medir as iniciativas web, o marketeer sabe em tempo real os resultados, decidindo parar ou otimizar ou continuar.
  •  Ao descobrir  quais são as iniciativas de marketing  mais rentáveis, o retorno do investimento é elevado, aumenta mesmo o Rendimento da Empresa.
  •  Como atrair mais visitantes ao site. Sabendo de ondem e como vêm os visitantes, já sabe como atrair-los para o visitar.
  •  Descobrir a Proposta de Valor que dá resultados.


Segundo os dados do INE, cerca de 70% dos Portugueses utilizam a internet. E se tiverem escolaridade acima do secundário, a utilização sobe para mais de 95%.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES OU INCLUIDOS: AUDITORIA // IMPLEMENTAÇÃO DO GOOGLE ANALYTICS

Em todas auditorias e implementações existe sempre a definição de um plano de medição de acordo com os objectivos do negócio.

“Page tagging” / Revisão do código Javascript.

Assegurar que o código do analytics está correctamente configurado. Damos preferência à utilização do Google Tag Manager, porque é o melhor meio para inserir uma multiplicidade de códigos sem a intervenção do programador do seu website.

Nota: também temos programadores que podem introduzir os códigos no website.

Domínios, Sub-domínios, Cross-domains…

Um configuração imprópria do GA é um erro comum que irá minar a atribuição do marketing. O Google Analytics (GA) requere configuração especial, para lidar com um rastreamento correto.

Configuração e estrutura da conta, propriedades e vistas do Google Analytics

Em especial as Vistas, o utilizador deverá ter um modelo de reporting limpo e claro. As propriedades asseguram que não se misture realidade diferentes.

Rastreamento das campanhas e Tag correcto nos URL

Uma atribuição de marketing correcta depende de uma estratégia de rastreamento das campanhas. Iremos analisar a aquisição de visitantes ao website e como melhorar os resultados.

Objetivos e Funel — As ações desejadas no website.

De importância maior, a configuração dos objetivos, quer dos objetivos finais, quer dos objetivos intermédios que servem para determinar a evolução em relação aos resultados. São autênticos KPIs que medem o desempenho.

Configuração do “Internal Site Search”

Este relatório oferece indicações preciosas acerca do que os visitantes no website procuram. Saberá quais são as suas verdadeiras intenções.

Configuração das Vistas (Views) e Filtros

Inclui a configuração do “URL Query Parameter exclusion”, Bot Filtering, integração do Adwords, filtros etc. É critico para “limpar” dados ruidosos e que não servem para a análise, restando apenas a informação util.

Segmentações preliminares
Não se pode definir a melhor segmentação logo de inicio, mas deve-se fazer um esforço para começar a entender a informação. Segmentar por região, por origem de tráfego,… ajudam a começar a entender o poder da segmentação, que é obrigatório para fazer uma análise correta.

Rastreamento Ecommerce

Para websites de ecommerce o GA analytics permite dois tipos de rastreamento. O funel de vendas é extremamente importante para avaliar de onde existem fugas de conversão.

Heatmaping, filme da visita, questionários, A/B testing

Fora da plataforma do Google Analytics, é possível inserir o código (recomendamos) de outras ferramentas de análise web. Algumas até um certo limite são gratuitas. Recomendamos a sua implementação.


ACOMPANHAMENTO E REPORTING REGULAR

Para além de uma implementação profissional, os nossos serviços estendem-se ao reporting. O reporting deve estar associado à ação orientada para os resultados. Nesse aspecto existe muito trabalho. A empresa deve estar preparada para um mudança constante.

Mudanças no website:

1 – Necessidade de atrair mais visitantes a um determinado produto//serviço através da keyword de pesquisa na google.  Trata-se de SEO, mas apenas para atrair quem é potencial cliente, sendo pouco relevante se tem 1 milhão de visitantes, mas sim que tem 5000 potenciais compradores.

2 – Necessidade abrir uma nova página com o objetivo de convertar em contacto interessado, 20% dos clientes que a visitam.

3 – Necessidade de mudar os textos e imagens, porque o heatmap revela que a 30% da página apenas 5% dos visitantes continuaram a ler-la.

4 – Necessidade de insirir o mail marketing, social marketing.

5 – Existem muito mais situações onde é necessário uma ação, como por exemplo o A/B testing.


GOOGLE NÃO COBRA NADAINSTALAÇÃO NO WEBSITEPODE OU NÃO CONFIGURAR
O Google Analytics não cobra mesmo nada pelos dados e a capacidade de armazenamento de dados é enorme para a dimensão das PMEs.
Se alguém fez o seu website, tem como obrigação colocar o código do Google Analytics no Website. Se não o faz, é mau serviço.
Uma boa configuração do Google Analytics permite a obtenção de dados mais fiáveis e configurar relatórios apropriados para cada organização.

Como Google Analytics Certified Partner oferecemos uma variedade de serviços que o ajudam a tirar partido do Google Analytics:

> Implementações e configurações

> Treino e Formação

> Optimização da conversão

> Plano de Analíticas

> Analises regulares

ALTERNATIVAS AO GOOGLE ANALYTICS

Não consideramos que  existem alternativas ao Google Analytics, existem complementaridades. O Google Analytics é gratuito, e mesmo assim evoluio de tal maneira que se tornou indespensável.

O Google Analytics faz parte de um conjunto de ferramentas de compreensão e de controlo do website, que para além do “clickstream”, incluem a voz do cliente, videomaping, heatmaping, eyetracking.

Em termos indicativos, Portugal a quota de mercado :

  • GOOGLE ANALYTICS: 88%
  • QUANTCAST: 2 %
  • COMSCORE: 1%
  • PIWIK: 1%
  • WEBTRENDS: 1%
  • HOTJAR: 1%
  • STATCOUNTER: 1%
  • ver a lista completa aqui

Globalmente, o Google Analytics também tem uma posição dominante da acordo com a SimilarWeb.

Alguns problemas de implementação

Mesmo para usar o Google Analytics para contar visitantes tem que se ter alguns cuidados com a configuração.

 

 

Má instalação do código no website não “apanha” visitantes

Existem websites que não têm o código bem instalado.  Pode não constar em todas as páginas. Depende da tecnologia usada. Por exemplo quem usa o WordPress, pode instalar um Plugin e o código é automaticamente em todas as páginas.

google tag manager

 

 

 

Google Analytics e baixo tráfego

Quando o tráfego é muito baixo, é fácil de aperceber o que se está a passar:

  • não tem palavras passe a puxar por visitantes;
  • não tem iniciativas de emailing, mesmo com clientes antigos;
  • não faz publicações relevantes ou não tem autoridade nas redes sociais;
  • não faz publicidade paga;
  • … não aparece em eventos, networking, etc…

neste caso se não faz nada, ou não faz campanhas de uma forma consistente, o webiste apenas serve como cartão de visita. A ida ao Google Analytics, apenas serve para constatar que… “nada”.

 

Bots e Spiders

Podem aparcer picos de visitantes, que não refletem experiencia de humanos, mas sim de programas desenvolvidos por diversas razões, alguns por maus motivos:

exemplo de bot no google analytics

 

Mercados errados

Um exemplo pode ser um Centro de Inspecções que apenas serve uma determinada região, e não tem planos para crescer. Os dados totais representam o dobro dos visitantes da região relevante.  Para além do âmbito regional, podemos falar de marcados no âmbito demográfico, de âmbito de comportamento e de âmbito tecnológico.

analytics sem filtros

 

Falta de ligações a outros serviços da Google

Por receio ou por desconhecimento, é comum ver-se ausência de ligações do Google Analytics a outros serviços da Google. Estes serviços, tal como o GA são gratuitos, ou apenas se pagam se houver instruções claras de serviço. Estes serviços permitem um maior conhecimento dos visitantes, dados demográficos entre outros.

visitas website por idade

 

 

Serviço Good Intelligence
Consultoria de Google Analytics
O que fazemos:
Consultoria de Google Analytics
Entidade
Good Intelligence,
Avenida do Atlântico, Lote 1.19.02A,Parque das Nações,1990-019 Lisboa,
Telephone No.966192968
Onde fazemos:
Portugal, Brasil e PALOPs
Descrição:
Análise e correção simples gratuita na nossa apresentação. Planeamento de objetivos e implementação do Google Analytics de modo a conhecer como fazer do marketing digital numa máquina de vender.
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