Consultoria Google Analytics 4

Especialista em analytics

Apoio à Gestão de Marketing

Implementamos um sistema de informação, através do Google Analytics 4, que permite:

  • saber onde os recursos humanos e financeiros têm mais retorno;
  • otimização continua das táticas de marketing digital;
  • descobrir oportunidades que trazem mais vendas e lucros.

 

Assim a implementação do Google Analytics comporta um processo de gestão, de definição de objetivos e de melhoria continua.

O que inclui

Plano de Medição

Compatibilizamos a extração de informação com os objetivos de marketing

Muitos clientes pedem-nos para ajudar a definir os objetivos de marketing, processos de controlo do investimento e dos recursos de marketing.

Configuração

A implementação técnica do Google Analytics permite extrair a informação correcta.
inclui ainda

Dashboard

Para o controlo regular dos Gestores de Marketing

Otimização

Melhoria continua para aumentos de resultados constantes.

PDCA é um dos modelos gestão onde se pode usar o Google Analytics. Vejamos um micro exemplo, com esta própria página.

Planear

supondo que recebe 100 visitas por mês com elevada intenção, definimos como objetivo de converter 5% dos visitantes em contatos.

Desenvolver

estamos a colocar esta página de modo a que apele ao pedido de contato de consultoria Google Analytics.

Check (Verificar)

para além dos pedidos de contato que realmente recebemos, vamos entender, através do google analytics,qual a verdadeira taxa de conversão, se tivemos pouco, se o numero de visitas foi baixo. Se foi alto, se os conteúdos estão bem feitos,...

Agir

depois de uma conclusão: "...ahhh, faltavam call to actions, apenas existia um, vamos adicionar e melhorar."

Informações adicionais

Desenvolver um Plano de Medição

Tipicamente vamos ver o que já foi feito, analisamos os objetivos (os que existem) de marketing, avaliamos a capacidade de execução, e propomos um plano.

Estes são exemplos típicos. Normalmente usamos o excel como base, e depois transpomos para qualquer plataforma de gestão que pretendem.

segunda etapa

Implementação técnica do Google Analytics 4

Esta é efetuada através do Google Tag Manager. É uma ferramenta complementar da Google que permite trabalhar melhor com o Google Analytics.

Existem duas configurações distintas.

Implementações de Códigos no Website

Quando o website é feito em WordPress, a implementação é bastante simples para nós.

Mas quando o website está baseado em plataformas ou código puro que dependem de um programador, a nossa implementação pode depender da boa vontade do programador.

implementação data layer
Pode ser necessário incluir dados no Data Layer para o Google Analytics extrair

Configuração do Google Analytics e do Google Tag Manager

As duas plataformas são essenciais para obtenção dos dados necessários para o apoio à decisão da equipa de marketing.

google tag manager para google analytics 4

Esta configuração segue um roteiro bastante estrito. Compreende a definição de eventos, conversões, audiências, relatórios

terceira etapa

Validação e auditoria da implementação do Google Analytics

Sendo a programação uma coisa tão dispersa no website, podem existir situações que os registos não estão corretos.

Também os relatórios são ajustados às necessidades da equipa, da gestão.

google analytics dashboard aquisição

Dispomos de um quality check list para assegurar que está tudo a funcionar bem.

Será entregue uma ficha técnica para que ninguém efetue alterações no website que quebram a extração de dados. 

Por exemplo se determinado elemento  comporta uma identificação de analytics no código de programação, o programador saberá que não pode alterar.

quarto e última etapa

Formação em análise para Gestores e processos de otimização

formacao onlineEsta formação é efetuada online e serve para que os utilizadoras saibam como interpretar os relatórios e dashboards.

Como aproveitar funcionalidades do Google Analytics.

Esta formação é dedicada ao nível de conhecimento de cada utilizador, bem como a sua função.

Complementos ao Google Analytics

Como atividade de analista da ótica das ferramentas de análise, também usamos as seguintes plataformas:

Heatmaps e Video maps

Quando queremos analisar páginas específicas para detetar onde existe ruturas de navegação do website.

Testes de usabilidade

A informação qualitativa de vários utilizadores, permite-nos grandes avanços nos conceitos a melhorar.

AB Testing

Permite a otimização de páginas com base em dados estatísticos.

Dashboards

Através do Google Data Studio, a partilha de informação é uma das formas de todos ajudarem e colaborarem nos objetivos.

Como usar Google Analytics

É uma ferramenta de optimização do website. Serve para compreender quem o visita, como é que os visitantes o conhecem, como se comportam e como converte.

Índice

  1. Níveis de maturidade de Analytics
  2. Otimização do Marketing Digital
  3. Como começar
  4. Implementação Técnica
  5. Quem são os utilizadores
  6. Dia a dia do Google Analytics
  7. Quanto é que custa

Existem níveis de maturidade de Web Analytics, da qual o Google Analytics faz parte.

Especialista Google Analytics 4 1
Usando um modelo de maturidade da Gartner, o novo analista deve começar pelos analytics descritivos.

#1.1 Descriptive – mais à superfície.

Nesta fase de maturidade, muitos “analistas” apenas querem ver o nº de visitantes. Poucos têm a consciência que o GA pode estar mal configurado. Podem ou não ver os dados certos.

#1.2 Analytics do PORQUÊ

Uma dos factos que mais influencia as métricas dos analytics, é a qualidade dos dados.

O marketeer do negócio pretende proativamente entender porquê que os resultados são o que são.

#1.3 COMPREENSÃO PARA PREVISÃO

Aqui o analista quer prever o que se vai passar, está preparado com segmentações, métricas avançadas, mais dimensões (customizadas) e depois sabe dar respostas relativamente ao que recomendar.

#1.4 PREDICTIVE ANALYTICS

O nível mais avançado dos analytics é a personalização automática (com google optimize), enviar conteúdos de acordo com as audiências e na altura certa. A utilização de cruzamento de dados com os das vendas e operação é recorrente, o Google Analytics torna-se mais uma fonte de informação.

O GA é a compreensão para se decidir o que fazer. Implica a melhoria continua.

Toda a compreensão está organizada nestes blocos principais indicados na imagem.

Assim de acordo com os dados recolhidos, os relatórios desses blocos permitem fazer otimizações, pequenos exemplos:

AUDIÊNCIA – quem visita o website

Conhecer quem é que está a visitar o seu website, idades, região, sexo, tecnologia e muito mais. Imagine que tem poucos visitantes femininos, pode-se colocar produtos mais adequados(?).

 

AQUISIÇÃO – como chegam ao website

De onde vêm os visitantes para o seu website, se procura saber o resultado das redes sociais, então deve estar vigilante e melhorar ou aumentar os conteúdos do social, para aumentar os visitantes desta origem:

COMPORTAMENTO – o que andam a fazer no website

Como se comportam os visitantes quando chegam ao website. Melhorar a estrutura de navegação para quem procura o produto A, e acaba por apenas ver um video.

CONVERSÃO – o está a resultar

Melhorar as taxas de conversão, ou seja, fazer os clientes comprarem mais numa loja de ecommerce, ou subscrever mais no emailing, ou estabelecer contactos.

Este é o motor dos analistas.

Desde da mudança do tamanho do botão, até à alteração da proposta de valor, normalmente existe muito por otimizar.

Como começar a usar da maneira certa

GA regista determinada métrica a partir do momento que ela for configurada. O seu histórico, errado ou certo, irá manter-se tal como está desde do inicio até à sua vigência.

É importante começar desde de logo com dados certos, sob pena de mais tarde não ter histórico comparável.

Como é que organizo a implementação do Google Analytics

O GA é como um diamante que tem quer ser delapidado, se o não configurar não tem valor, apenas potencial.

#3.1 Primeira camada de implementação

Existe uma primeira configuração básica, onde os dados são extraídos sem “contaminação”, faz-se limpeza de spam e bots, ligações a outras plataformas, re-configuração dos erros da google, etc…

#3.2 Compreender para um plano com sentido

Como analista, é feita uma apreciação para efeitos de abordagem do plano de medição, de acordo com:

  • como o marketing está organizado,
  • benchmarking,
  • boas práticas,
  • dimensão da empresa;
  • concorrência;
  • tráfego potencial;
  • gestão.

A medição do desempenho do marketing do website depende de vários factores.

#3.3 Planear e configuração completa

Enquanto no ponto anterior, se extrai informação, aqui existe uma discussão para combinar os objectivos com os recursos e o conhecimento adquirido.

Qualquer uma das situações, simples ou complexa, abrange a definição dos objectivos e o plano de medição.

Especialista Google Analytics 4 2

Planear à volta das 4 fases do marketing digital

Tal como os principais blocos de relatórios, o google analytics deve ser direcionado para medir e permitir as análises relevantes, exemplos:

  • AQUISIÇÃO -> sendo o seu mercado Portugal, filtrar os dados para a região. Como traz tráfego para o website, SEO, Social, Affilliate, referências…como agrupar esses dados?
  • COMPORTAMENTO\ ATIVAR -> depois dos visitantes chegarem pela primeira vez, como vai atrair subscrições, registos, ofertas,… de maneira a ficar com o seu contacto, como medir estas táticas.
  • COMPORTAMENTO \ RETER -> já tem a relação com o contacto (ainda não é cliente), como é que vai manter o interesse activo até ao dia da compra? emailing, social interaction, webinars. E medir desempenho, baixar o bounce rate.
  • CONVERTER -> os dois passos anteriores também se chamam conversões, mas também deve incluir as vendas de ecommerce, marcações de reuniões, chamadas telefónicas….e medir o desempenho das tácticas.

#3.4 Execução

O planeamento é uma das fazes do PDCA:

A base da utilidade do Google Analytics é o modelo de gestão PDCA:

  • Planear
  • Fazer (Do)
  • Analisar (Check)
  • Agir

Exemplo de um ciclo PDCA dos Analytics:

  • Planeou uma subscrição de newsletter, ela tem design X,  oferece ao visitante Y, está localizada em todas as páginas no rodapé;
  • Posteriormente, terá que inserir esse formulário de subscrição, assim como o sistema de medição;
  • Passado algum tempo, teve apenas 0,2% de subscrições no tráfego alvo, o que não é animador, o analista refere a oferta é demasiada genérica para a diversidade de intenções dos visitantes;
  • Para que as subscrições estejam de acordo o interesse dos visitantes, fizeram-se 5 tipos de subscrição de acordo com os segmentos de mercado, nas respectivas páginas web.

O planeamento implica a aceitação e o conhecimento das fases do marketing, da compreensão que a maior parte dos visitantes não compra logo, que existe um funil de compras, que é necessário conhecer o mercado.

Exemplo de tácticas para cada fase marketing no website:

  • Trazer visitantes -> SEO;
  • Tem credibilidade -> Prova social;
  • Ficar com contacto -> Download de demo;
  • Voltar a cativar o contacto -> Emailing com link para website;
  • Demonstrar que tem valor -> Proposta Única de Valor;
  • Fazer do contacto lead -> Oferta de oportuniade.

… são dezenas de táticas, e têm que ser ajustadas de acordo com o seu mercado específico de acordo com o posicionamento da sua empresa.

Depois da configuração básica na consola do Google Analytics e do planeamento estabelecido e acordado, vamos acrescentar alguns elementos que permitem técnicamente a medição.

#4.1 Preferência pelo Google Tag Manager

Esta é a forma como os Pros do Web Analytics, preferem que o código do google analytics seja inserido no website. Com o GTM é permitida uma maior customização na extração da informação, bem como inserir outras plataformas de analytics.

#4.2 Configuração completa das consolas GA e Tag Manager

De um lado é necessário configurar correctamente as definições, de modo a que se extraia a informação pretendida.

#4.3 Implementação dos códigos correctos no website

Embora, por exemplo no wordpress possam existir plugins que já resolvem as questões de código, é comum pedir ao programador acrescentar mais algum código.

#4.4 Preparação dos relatórios, segmentos, dashboards customizados

Existem vários tipos de relatórios, para profissionais diferentes da empresa, desde do programador para o designer. Quais os alertas, quais as periodicidades, a quem partilhar, qual o design… são muitas das perguntas.

#4.5 Verificação dos dados

Fazer testes, saber se estamos a extrair os dados correctos. Técnicamente, usa-se o debuging, também existem extensões que permitem verificar, o próprio relatório “tempo real”, também serve para testar.

Quanto melhor a informação, maior a precisão da decisão.

Quem são os utilizadores dos Analytics (Google ou outras equivalentes como Yandex, Matomo,..)

O analista fará o seu trabalho, no sentido a obter os dados correctos, a providenciar a informação para todos os stackholders de acordo com as suas funções, bem como otimizar o website para converter em clientes.

Todos os stackeholders, que têm intervenção ou controlam o marketing, serão consumidores da informação do Google Analytics.

O gestor máximo, tal como o diretor de marketing, hão-de querer relatórios numa prespectiva geral e de ROI.

Já os profissionais, querem o GA para melhorar as suas atividades, de modo a elas se tornarem cada vez mais relevantes para o negócio:

gestao do marketing digital

Exemplos:

  • Webmaster -> pode querer saber a rapidez do website, ou se existem erros.
  • Gestor SEO -> quer saber o resultado das suas iniciativas (trafego origem google)
  • Gestor de redes sociais -> também quer saber o resultado do tráfego do social.
  • Copywriter -> querem se os seus textos são lidos até ao fim, se representam benefícios.

O GA é uma ferramenta de Business Intelligence, inclusive existem muitas plataformas de BI que integram com o GA. A informação também pode ser providenciada através de alertas, no caso de alguma coisas sair fora do normal.

Alta Gestão

Enquanto é normal um CEO acompanhar os KPIs numa base mensal ou quinzenal, o Diretor de Marketing acompanha semanalmente o que se está a passar.

Não se pode dizer que exisa um template de informação, porque ela depende da estratégia e das táticas aplicadas.

 
 
 

Executantes

É possível que estes acompanhem o desempenho diariamente. Por exemplo um SEO pro, equanto está a intervir numa página, vigia as outras páginas para saber qual a proxima iniciativa com maior rentabilidade para o negócio.

 CRO expert
 
O seu objectivo é aumentar as taxas de conversão, descobrir novas oportunidades. Isso é feito em rotina, através de segmentações, AB testing, relatórios específicos, estudos de mercado.

 Quanto é que custa um analista de marketing

Seguindo a regra de um dos top leaders da área do web analytics (Avinash Kaushik), deve-se seguir a regra dos 10% custo das plataformas e 90% dos analistas.

Manifesto

O que é que eu acho?

Existe uma separação entre a configuração e o serviço continuo.

Oferta no Básico

Um serviço de configuração básico, oferecido na reunião de apresentação, apenas comporta a configuração no Google Analytics e não é testado.

Plano e Configuração

Um set up depende da configuração. Se for um enhanced ecommerce, se é com programador (no caso do cliente não pretender manter o seu),  como é que o planeamento é feito.

O serviço mais complicado, foi em bundle com outros serviços e não posso especificar.

Normalmente, se existe uma auto estrada, que facilite os meus serviços, um negócio B2B em WordPress, uma configuração completa com plano de marketing digital, atinge os €500.

Otimização a empresas médias

Um projecto de otimização, pode ser do mais simples, com um fee mensal de €300, até a projectos com várias  otimizações AB testing e personalização por €900 mês.

Otimização a pequenas empresas

Normalemente estas empresas não têm o marketing digital devidamente estruturado, pelo que é corrente oferecer serviços conjuntos, combinação: OTIMIZAÇÃO + SEO + MANUTENÇÃO + AUTOMATION + CONTEÚDOS + SOCIAL

90% dos Websites têm o Google Analytics Errado!!! 

Os nossos Serviços Website Analytics

Somos especialistas em Google Analytics (GA), e não apenas quem faz um serviço na área digital, aprendeu umas coisas, mesmo o próprio curso da Google é pouco.

A partir do GA chegamos a um ponto de excelência, de capacidades para ajudar os nossos clientes atingirem resultados no marketing digital: SEO, neuromarketing, testes de usabilidade, AB testing… onde em Português é muito raro conseguir.

Podemos captar todos os eventos no website, normalmente através da ajuda do Google Tag Manager.

O cliente pode optar por um curso de GA à sua medida ou pela nossa implementação avançada do Google Analytics e do GTM.

Fazer o GA para qualquer website, desde do Google Analytics para WordPress até ao  GA para código puro.

Temos clientes dos nossos serviços analytics desde de Lisboa até ao Brasil.

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