Sites responsivos: entenda o que é e como funciona

Empresários e gestores de pequenas e micro empresas portuguesas, já se perguntaram se o vosso site é responsivo?

Num mundo onde os smartphones dominam o acesso à internet, ter um site que se adapta a todos os dispositivos não são apenas uma vantagem – é uma necessidade.

Um site responsivo ajusta-se automaticamente ao ecrã do utilizador, seja ele um computador, tablet ou telemóvel. Isto significa que os vossos clientes podem aceder facilmente à informação, navegar e até fazer compras, independentemente do dispositivo que estão a usar.

Imaginem perder um cliente porque o vosso site não carregou corretamente no telemóvel dele. Ou pior, imaginem que a vossa concorrência está a ganhar terreno porque oferece uma melhor experiência móvel.

Play Video about testes de responsividade de website

Em web design, estamos chegando rapidamente ao ponto em que não podemos acompanhar a infinidade de novas resoluções e dispositivos.

Para alguns sites, criar uma versão para cada tela de novo dispositivo do mercado não é algo tão facilmente implementado.

Dessa forma, é de suma importância ficar a par das principais características de sites responsivos.

Se quiser saber mais sobre design responsivo e sua importância, continue lendo o texto que começa a seguir.

O que é um site responsivo?

O design responsivo é o método que consiste em adaptar o conteúdo do site e o design geral com base no dispositivo em que o usuário está usando.

Em outras palavras, é essencial que um site seja responsivo para ser plenamente navegável em todos os tipos de dispositivos.

Por exemplo, se você estiver lendo um artigo sobre manutenção de nobreaks pelo celular, a página deve ajustar conforme você gira a tela do aparelho.

O mesmo acontece se você abri-lo em um tablet ou em qualquer outro dispositivo.

Não significa que deve haver muitas soluções personalizadas para cada novo tipo de usuário ou programações distintas para cada ferramenta, mas contar com modelos que permitam uma adaptação inteligente.

Por esse motivo, o design responsivo requer uma maneira mais abstrata de pensar.

No entanto, algumas ideias como layouts flexíveis, consultas de mídia e scripts de formatação de páginas da web já estão sendo colocadas em prática.

Quando se trata de design responsivo, temos que deixar claro que não se trata apenas de resoluções de tela ajustáveis e redimensionamento automático de imagens, mas de uma maneira totalmente nova de pensar sobre web design.

Por que é importante?

Devido à sua versatilidade, o design responsivo tornou-se uma necessidade para qualquer site.

Confira os tópicos abaixo e entenda por que ele pode ser um fator decisivo para os sites de empresas de vários setores, desde escritório contábil a lojas de varejo.

Reduz a taxa de rejeição

Um site responsivo é capaz de reduzir o número de visitantes que entram e saem do site sem completar nenhuma interação.

Isso é tudo uma questão de experiência do usuário porque, se ele não gostar do site, as chances de fechar a página e voltar para a busca são muito altas.

É importante observar que é fundamental ter cuidado com essa taxa. Caso ela seja muito alta, o Google pode interpretar como um sinal de que seu site não está proporcionando uma boa experiência ao usuário, além da falta de conteúdo relevante.

Em outras palavras, seu site pode perder seu lugar nos resultados da pesquisa.

Aumenta as vendas

Como o acesso à Internet a partir de dispositivos móveis vem crescendo, o número de compras on-line por meio dessa opção também segue o crescimento.

Se os consumidores podem iniciar suas compras em laptops e finalizá-las em smartphones, isso significa mais conversões para as torres de resfriamento de água, ou qualquer que seja o ramo de atuação.

Página mais rápida

A velocidade de carregamento do site afeta a experiência dos usuários e a classificação do site nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

O design responsivo garante que as páginas sejam carregadas com a mesma velocidade em todos os dispositivos, o que tem impacto positivo nesses quesitos.

Facilita a indexação

O design responsivo torna mais fácil para o Google atribuir propriedades de indexação a páginas, em vez de indexar várias páginas separadas para dispositivos separados.

Isso melhora a classificação nos mecanismos de pesquisa, pois o Google entende que os sites que priorizam dispositivos móveis se preocupam com a experiência do usuário.

Facilita o compartilhamento de links

Mesmo se você estiver criando um site mobile, isso não impede que seus visitantes compartilhem o link para outras pessoas que irão acessá-lo pelo desktop.

O problema aqui é que a versão mobile tende a ser simplificada em relação ao layout padrão projetado para desktop.

Como um site responsivo se ajusta automaticamente, não há risco de que o link compartilhado leve os usuários a uma versão do site que não oferece a melhor experiência projetada para o dispositivo usado no momento do acesso.

Como ter um site responsivo?

Em primeiro lugar, você deve entender que a criação de um site amigável para dispositivos móveis requer conhecimentos técnicos.

Desta forma, é melhor contratar um desenvolvedor para ajudá-lo a concluir a tarefa. Assim, negócios como as empresas de segurança patrimonial vão garantir uma estratégia eficaz.

Agora, veja algumas dicas para deixar sua página responsiva para dispositivos móveis.

Priorize os dispositivos móveis

A maioria das pessoas começa desenvolvendo um site para um dispositivo de tela grande, como um laptop ou PC.

Embora não seja necessariamente errado, esse método pode causar problemas na hora de otimizar o site para usuários de dispositivos móveis.

A melhor maneira é começar com um design mobile. Tente criar um site bonito e funcional primeiro para usuários móveis e depois passe para telas maiores.

A otimização para telas menores, como smartphones ou tablets, é mais difícil do que para telas maiores. Então, seria melhor começar por aí.

Preste atenção na aparência do site

Os primeiros 15 segundos são decisivos para os usuários decidirem se querem permanecer ou sair do site.

Portanto, você precisa causar uma boa impressão o quanto antes para transmitir uma imagem positiva dos tubos galvanizados.

Embora o conteúdo atraia mais visitantes, é a aparência do site que faz com que eles permaneçam navegando por mais tempo.

Verifique se o corretor automático dos formulários está desativado em sua página de login, use botões e fontes grandes e altere as janelas pop-ups para torná-las mais compatíveis com dispositivos móveis.

Você pode usar a ferramenta de teste de responsividade móvel para verificar se seu site está bem otimizado para dispositivos mobile.

Mantenha a velocidade do site

As velocidades do site são muito afetadas pela qualidade do servidor e do serviço de hospedagem que você usa.

Por isso, você deve usar um serviço de hospedagem rápida e confiável se quiser criar uma página compatível com dispositivos móveis.

Isso também inclui limitar a quantidade de conteúdo que requer plug-in adicional. Além disso, você também deve otimizar a página inicial para acelerar o seu site.

Aqui estão algumas dicas para garantir que sua página inicial não deixe seu site lento:

  • Reduza o número de exibições na página inicial;
  • Desinstale plugins desnecessários, inativos ou não relacionados;
  • Mantenha tudo organizado;
  • Remova widgets desnecessários.

Uma homepage limpa e bem otimizada não só tornará seu site um ótimo local para navegar, mas também vai fazê-lo carregar mais rápido!

Evite exagerar nos efeitos

Os efeitos em um site costumam ser muito atraentes quando alguém os acessa de um computador desktop.

Mas, ao acessá-los em um dispositivo móvel ou tablet, acontece exatamente o contrário.

Ao desenvolver uma página, seja ela sobre pirômetro digital ou qualquer outro informativo importante para o usuário, é primordial que você meça continuamente quais efeitos funcionam e são apreciados pelos usuários.

Em outras palavras, se nos feedbacks você perceber que os efeitos utilizados não funcionam bem em dispositivos móveis, definitivamente é hora de repensá-los e modificar a página.

Busque inspirações

Ao criar seu próprio site responsivo, você deve procurar inspiração em outros lugares.

Navegue pela Internet, encontre empresas ou sites semelhantes ao seu, acesse-os de vários dispositivos e escolha páginas mais fáceis de navegar ou que exijam menos zoom ou rolagem.

URLs que não exigem muitos efeitos de zoom ou usam barras de rolagem com frequência são consideradas mais fáceis de navegar.

Contrate profissionais especializados

Se você realmente sente que não está pronto para desenvolver sites, não se sinta mal por deixar esse trabalho para os especialistas.

Afinal, eles são formados nesta área e possuem o conhecimento necessário para desempenhar este tipo de tarefa com alta eficiência.

Contrate designers com experiência em design responsivo, pesquise suas credenciais na internet e solicite URLs de páginas criadas anteriormente.

Além disso, certifique-se de acessá-las em diferentes dispositivos, prestando atenção aos detalhes, aparência e como eles funcionam de forma geral.

Assim, a página oficial da loja de tinta epóxi preço ou de uma marca de roupas será extremamente beneficiada e otimizada.

Conclusão

Entramos em uma nova era de web design e desenvolvimento de sites. Muitas opções estão disponíveis e muitas mais virão no futuro, porque continuamos a ajustar e criar soluções personalizadas para todos os tamanhos, dispositivos e tecnologias.

Precisamos iniciar uma nova era e criar sites prontos para o futuro e o design responsivo é parte dessa evolução. Por isso, requer muita aprendizagem.

Por isso é fundamental que os gestores de empresas que desejam criar um site, seja de  laudos técnicos ou qualquer outro segmento de serviços ou varejo, se reúnam com os profissionais de marketing e especialistas em programação e design para tornar as experiências e a navegabilidade mais efetiva e a responsividade qualificada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

Recebe novidades
Enviamos no máximo uma vez por trimestre

Sem spam, pode remover-se em qualquer momento.

ORÇAMENTO

Preencha os seus dados de contato, e iremos entrar em contato, apenas para conhecer melhor o que pretende

Pedido de informações // contato

Seremos rápidos a responder-lhe