Escolher a palavra chave depende de vários fatores. A concorrência, o volume de pesquisa da palavra, a jornada de compra, são alguns dos temas aqui falados.
Onde é que se vê o desempenho das keywords sem pagar nada?
O web designer tem o dever de deixar o website ligado ao Google Search Console.
Existe um relatório que permite saber o desempenho das palavras chave: posicionamento, taxa de cliques, impressões, cliques.
Deverá pedir o acesso, ou melhor, pedir para ter um relatório no Google Data Studio (free também), que é visualmente mais atraente,

Contudo o relatório do GSC não indica a evolução diária.
Numa perspectiva de controlo mensal, o GSC é suficiente. Como especialista SEO prefiro saber a evolução diária das palavras chave.
Durante o dia elas mudam de posição, de acordo com o utilizador elas mudam de posição e até de acordo com a região. A posição diária é uma média de todas as impressões.
GSC -> Google Search Console
Impressão -> é quando o link (SERP) é visto numa pesquisa google
SERP -> Search Engine Result Page, básicamente quando vê um titulo azul, link de website e descrição, está a ver um SERP normal.
Taxa de clique -> é numero de cliques no SERP dividido pelas impressões (média é claro).
Posicionamento -> média do posicionamento da google, sendo que 1 é quando está em primeiro lugar da primeira página da pesquisa, …, 10 em último lugar da primeira página de pesquisa,…, 11 em primeiro lugar da segunda página,..
Um relatório que permita saber quantas pesquisas e a posição média diária para cada palavra chave ajuda ainda mais e permite poupar tempo.
Porquê que é importante escolher bem as palavras chave?
A primeira razão, é porque queremos que elas estejam no top 5 das pesquisas google. Quanto mais baixo for o posicionamento menor a taxa de cliques, menos visitantes, menos negócios, menos vendas.
No quadro abaixo, bastante elucidativo da realidade, vê-se que quem estiver em primeiro lugar recebe mais de 30% dos cliques, e no 5º lugar tem pouco menos de 5%.
Queremos visitantes relevantes para o nosso negócio.
O problema é a concorrência. Se escolhemos uma palavra chave com uma concorrência muito forte, temos muita dificuldade, temos que gastar recursos (copywriter, especialistas, designers,…) para chegar ao top.
Existem palavras chave fáceis e existem palavras muito difíceis.
Não pense que é só fazer uma página web para “atacar” uma palavra chave, e depois apareceria logo no top 10 de uma forma consistente. Se fosse a wikipedia, talvez.
Quanto mais autoridade o website tiver, mais fácil o posicionamento
É um conceito importante, porque está associado à dificuldade da palavra chave.
Embora a Google não revele a autoridade do website, pode escolher uma das ferramentas mais comuns:
Estes indicadores valem o que valem, mas dão fortes indicações.
Escolha a Palavra Chave de acordo com a intenção de quem a pesquisa
Uma lição comum no SEO. Imagine que é uma loja de ténis:
- Quem pesquisa “Ténis” -> embora na pesquisa apareçam várias lojas, a pessoa ainda não sabe bem o que quer, está no principio.
- Quem pesquisa “ténis de corrida” – > já sabe o tipo de ténis que quer, sabe-se que tem intenção de compra, mas ainda é informacional.
- “melhores ténis de corrida” -> a intenção é comprar qualidade, se tivesse pesquisado baratos, era outra intenção.
- “Saucony Ride ISO” -> manifestamente já sabe qual a marca e modelo, estará quase a comprar. Possivelmente irá comprar numa loja online, ou numa loja física se estivesse em Viseu (pesquisaria “Saucony Ride ISO Viseu”).
A escolha da palavra chave depende de como o negócio quer-se relacionar nas pesquisas. Se quer mais reconhecimento ou se quer mais conversão. O ideal é um equilíbrio entre todas as fases da jornada de compra.
Se quer uma palavra chave com mais pesquisas, mas com pouca intenção de compra -> Ténis
Mas se quer uma palavra chave já com uma forte intenção de compra e é uma loja fisica local em Viseu – > Saucony Ride ISO
A escolha depende da estratégia de marketing
Mas se o website não estiver tecnicamente “ready” palavras chave fáceis pesam uma tonelada
Uma das partes do SEO é o SEO técnico. O website até pode estar user friendly, bonitinho, mas depois a google não sabe do website, ou mesmo evita-o por erros técnicos.
Fatores que influenciam o ranking das palavras chave