Como escolher as Palavras Chave certas

Escolher a palavra chave depende de vários fatores. A concorrência, o volume de pesquisa da palavra, a jornada de compra, são alguns dos temas aqui falados.

Realizar pesquisas de palavras-chave, é fator fundamental para o sucesso do seu site.

Quando falamos em Otimização de Sites – SEO, essa pesquisa é a ferramenta principal para qualquer profissional de marketing.

De antemão, se você nunca realizou uma pesquisa de palavras-chave, é hora de começar.

Afinal, não existem estratégias de sucesso sem as análises básicas.

Criamos esse conteúdo para explicar como fazer uma pesquisa correta e investir no engajamento do seu site.

Aproveite e veja também o seguinte conteúdo: Quando o SEO começa a ter resultados?

Vamos lá?

O que é pesquisa de palavras-chaves?

De forma resumida, uma pesquisa de palavras-chave, é um estudo responsável por definir quais palavras são importantes para a sua empresa.

Após feita a pesquisa, é possível montar estratégias capazes de melhorar o posicionamento orgânico do seu site, e assim, acompanhar a classificação da sua marca no Google.

Contudo, antes de realizar a pesquisa de palavras-chave que tenha sentido, será preciso saber tudo sobre o seu cliente.

Quando você conhece o perfil de cada um deles, identificar seus problemas se torna mais fácil.

Uma pesquisa nada mais é do que a definição dos temas considerados interessantes para o seu público.

Ou seja, é uma maneira assertiva de encontrar oportunidades para melhorar seu site.

Onde é que se vê o desempenho das keywords sem pagar nada?

O web designer tem o dever de deixar o website ligado ao Google Search Console.

Existe um relatório que permite saber o desempenho das palavras chave: posicionamento, taxa de cliques, impressões, cliques.

 

Evolução das palavras chave no Google Search Console.

Numa perspectiva de controlo mensal, o GSC é suficiente. Como especialista SEO prefiro saber a evolução diária das palavras chave.

Durante o dia elas mudam de posição, de acordo com o utilizador elas mudam de posição e até de acordo com a região. A posição diária é uma média de todas as impressões.

GSC -> Google Search Console

Impressão -> é quando o link (SERP) é visto numa pesquisa google

SERP -> Search Engine Result Page, básicamente quando vê um titulo azul, link de website e descrição, está a ver um SERP normal.

Taxa de clique -> é numero de cliques no SERP dividido pelas impressões (média é claro).

Posicionamento -> média do posicionamento da google, sendo que 1 é quando está em primeiro lugar da primeira página da pesquisa, …, 10 em último lugar da primeira página de pesquisa,…, 11 em primeiro lugar da segunda página,..

Um relatório que permita saber quantas pesquisas e a posição média diária para cada palavra chave ajuda ainda mais e permite poupar tempo.

Existem 550.000 pesquisas mensais da palavra chave “benfica“. Considerando que os Top 5 das pesquisas são clicados em média 15%, este website tem recebe 82500 visitas mensais.
 
Como a Bola acumula mais palavras chave, o seu tráfego cresce. Por exemplo, pode colocar “Sérgio Conceição” o treinador do Porto, ou o mediático “Bruno de Carvalho” do Sporting, e acumula mais visitantes.
Como escolher as Palavras Chave certas 1

Impacto da escolha de palavras-chaves para o SEO

Palavras-chave, são essenciais para uma estratégia digital de qualquer instituição, que queira ser encontrada na rede, por meios simples.

São com essas palavras que os consumidores localizam a sua marca e assim conhecem o seu produto ou serviço oferecido.

Um ponto importante, é apostar em inteligência de mercado.

E ela nada mais é do que um conjunto de dados relevantes para os esforços de marketing digital, realizados na sua empresa, com base nos objetivos de vendas.

 

Fatores para avaliar na pesquisa de palavras-chaves

Como sabemos, a palavra-chave tem um papel importante nas estratégias de comunicação.

Mas, para realizar a pesquisa de forma eficaz existe a necessidade de pontuar alguns termos de busca.

Para o estudo ser efetivo, tenham em mente os seguintes fatores:

  • Personas
  • Objetivos de marketing;
  • Planejamento

 

Porquê que é importante escolher bem as palavras chave?

A primeira razão, é porque queremos que elas estejam no top 5 das pesquisas google. Quanto mais baixo for o posicionamento menor a taxa de cliques, menos visitantes, menos negócios, menos vendas.

No quadro abaixo, bastante elucidativo da realidade, vê-se que quem estiver em primeiro lugar recebe mais de 30% dos cliques, e no 5º lugar tem pouco menos de 5%.

ctr rankingQueremos visitantes relevantes para o nosso negócio.

O problema é a concorrência. Se escolhemos uma palavra chave com uma concorrência muito forte, temos muita dificuldade, temos que gastar recursos (copywriter, especialistas, designers,…) para chegar ao top.

Existem palavras chave fáceis e existem palavras muito difíceis.

Não pense que é só fazer uma página web para “atacar” uma palavra chave, e depois apareceria logo no top 10 de uma forma consistente. Se fosse a wikipedia, talvez.

Como fazer a pesquisa de palavras-chaves para SEO?

Para alcançar um bom tráfego orgânico é fundamental que o conteúdo publicado no seu blog, ou qualquer meio digital, seja relevante para o público.

O termo palavra-chave é composto por uma ou mais palavras com o intuito de resumir o que o conteúdo abordará.

Dentro do marketing, serve como um guia para as otimizações do site ou da página, auxiliando na atração de novos visitantes pelo Google.

Em quase 100% dos casos, o objetivo principal é aumentar o tráfego orgânico de um blog.

Para alcançar esse aumento, preparamos algumas dicas de como realizar uma pesquisa de palavras-chave.

Acompanhe!

#1 Defina os tópicos importantes para o seu negócio

Elas precisam encaixar com precisão nas suas metas, quando elaborar o plano de negócio, tenha como foco aumentar os leadas .

Então, defina tudo o que for relevante, e lembre-se que o seu conteúdo irá enfrentar concorrentes, esteja preparado!

 

#2 Encontre as palavras-chaves que se relacionam com os tópicos

Quando definir os conteúdos, pense em palavras-chave que se encaixem e façam sentido com os tópicos.

Defina palavras fáceis e de entendimento rápido, a ideia aqui, é fazer as pessoas associarem sua marca apenas olhando a palavra-chave.

 

#3 Avalie os termos de pesquisa com as ferramentas

As ferramentas de automação de marketing servem para auxiliar o encontro de palavras-chaves e o volume de busca mensal de todas as variações.

Elas existem para facilitar processos, onde algumas além de buscar a palavra, mostra a posição em que se encontra.

São elas:

  • Keyword Planner (planejador de palavras-chave do Google);
  • SEMRush;
  • Keywordtool.io;
  • Ahrefs.

Além disso, se preferir existe o OKR, uma ferramenta poderosa para aumentar o foco, engajamento e a agilidade com base nos objetivos e resultados das palavras-chave.

E elas representam os resultados de máxima importância para empresa e cliente.

 

#4 Selecione as melhores oportunidades

Após finalizar a pesquisa, é hora de criar um relatório com todos os resultados e oportunidades relevantes que foram encontrados em todas as ferramentas utilizadas.

Um post completo com o assunto, pode resultar em variações da palavra-chave.

 

#5 Finalize a pesquisa

Após escolher a palavra-chave com as pesquisas, é hora de pôr a mão na massa e começar a produzir seus textos.

Aposte em conteúdo que proporcionem resultados para a sua estratégia.

É ainda importante escolher palavras que sejam valiosas para quem for procurar o conteúdo.

Crie e fortaleça hashtags institucionais que falem sobre a empresa. Será possível criar uma comunidade incentivando o uso da palavra-chave.

Agora que aprendeu como realizar uma pesquisa de palavras-chave, é hora de começar a utilizar as técnicas e conquistar engajamentos.

Deixe nos comentários o que achou do artigo, e quais as suas experiências com a pesquisa de palavras-chave.

Dica extra

Escolha a Palavra Chave de acordo com a intenção de quem a pesquisa

Uma lição comum no SEO. Imagine que é uma loja de ténis:

  • Quem pesquisa “Ténis” -> embora na pesquisa apareçam várias lojas, a pessoa ainda não sabe bem o que quer, está no principio.
  • Quem pesquisa “ténis de corrida” – > já sabe o tipo de ténis que quer, sabe-se que tem intenção de compra, mas ainda é informacional.
  • “melhores ténis de corrida” -> a intenção é comprar qualidade, se tivesse pesquisado baratos, era outra intenção.
  • “Saucony Ride ISO” -> manifestamente já sabe qual a marca e modelo, estará quase a comprar. Possivelmente irá comprar numa loja online, ou numa loja física se estivesse em Viseu (pesquisaria “Saucony Ride ISO Viseu”).

A escolha da palavra chave depende de como o negócio quer-se relacionar nas pesquisas. Se quer mais reconhecimento ou se quer mais conversão. O ideal é um equilíbrio entre todas as fases da jornada de compra.

Se quer uma palavra chave com mais pesquisas, mas com pouca intenção de compra -> Ténis 

Mas se quer uma palavra chave já com uma forte intenção de compra e é uma loja fisica local em Viseu – > Saucony Ride ISO

A escolha depende da estratégia de marketing

Mas se o website não estiver tecnicamente “ready” palavras chave fáceis pesam uma tonelada

Uma das partes do SEO é o SEO técnico. O website até pode estar user friendly, bonitinho, mas depois a google não sabe do website, ou mesmo evita-o por erros técnicos.

alogaritmo

Fatores que influenciam o ranking das palavras chave

Existem mais de 200 factores que influenciam o ranking de uma página, e a Google até já utiliza o machine learning para melhorar o alogaritmo.

Para melhor compreender porquê tantos factores, pense mais em termos de “utilidade publica” da página criada, bons conteúdos e boa experiência de utilizador.

Assim, existem fatores que são obrigatórios controlar:

  • criação de conteúdos atraentes
  • informar a google (webmaster) da existência do website e seus links
  • ter um titulo da página evidente para as palavras chave
  • ter uma descrição da página evidente
 

tática

Conceito comum: longtail

Está associado ao facto de mais valer ir para uma palavra chave composta por mais palavras, do que uma palavra chave raiz, onde existe muita concorrência e dificuldade.

Palavras de Cauda Longa

Existem os termos campeão, por exemplo “dietas”, que tem 10.000 pesquisas mensais, mas tem um índice de concorrência de 80. Mas se escolher “dieta para emagrecer rápidamente”, com uma procura de 1.000, com uma concorrência de 20, então está na cauda longa . É recomendável aproveitar vários termos relativos de cauda longa, do que procurar o subir ao termo campeão, onde tem poucas possibilidades de sucesso.

serviço

SEO em Portugal

Neste momento, considero uma grande oportunidade para a maioria dos negócios é o local SEO, até porque está mal aproveitado, tornando-se uma vantagem competitiva.

Outra questão é a usabilidade e a utilização do conceito das taxas de conversão, CRO, etc… de que serve trazer muita gente para o website, se podeis ela vai-se embora?

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

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