Quem é responsável pelo marketing deve saber gerir o investimento, e encontrar os meios e campanhas que dão origem a mais vendas.
O que é google data studio
Partimos de pressuposto que já sabe que é uma ferramenta de visualização dos dados, que serve para efetuar analises e fazer dashboards.
O google data studio (GDS) é um dos “serviços” gratuitos da Google.
É preciso que se note que a Google oferece uma data de serviços gratuitos, desde do gmail, pelos 15 giga de memória gratuitos, youtube e muito mais.
É um serviço concorrente da tableau que custa 70 € por utilizador por mês, ou da qlik são 30 € por mês, talvez o maior concorrente pelo preço seja o power bi que apenas custa 10 € por mês.
Posto isto, a nossa escolha do Google Data Studio, parte pela conectividade com as plataformas do marketing digital mais comuns.
Google data studio connect
Pretende-se puxar todos os dados para as visualizações e dashboards, para dar a conhecer tudo o que se passa no marketing digital.
Google Data Studio destaca-se por ter conectores de fontes de dados nativos da própria google: google analytics, google ads, google search console, youtube.
As restantes fontes de dados, podem ser feitas de conectores que se pagam.
Cada empresa tem a necessidade de colocar os seus próprios conectores.
Vejamos, quando a empresa necessita colocar os dados do LinkedIn num dashboard. A pesquisa dá Google Connectors (0 de 22), e de Partner Connectors (58 de 551). Ou seja, existem 58 conectores, e nem todos eles são os dados que pretendemos, muitos são Linkedin Ads, outros são genéricos. No screenshot podemos ver alguns dos que são relativos ao que se procura:
Neste caso escolhemos a empresa Gladior que oferece free connection, embora se coloque a questão da fiabilidade e confiança da empresa em relação ao nosso negócio.
As empresas mais conhecidas é a powermyanalytics (link afiliado) e a supermetrics.
Estão a aparecer concorrentes interessantes, como https://dataslayer.ai/connectors-dataslayer-google-data-studio/
Este conector da Gladior ofereceu 73 dimensões, e a questão que se coloca, é se tem as que quer e não tanto a quantidade.
Porquê que necessitam da Good Intelligence para implementar o Google Data Studio para o Marketing e Vendas?
Um dos primeiros aspetos é porque somos especialistas na informação para a Gestão. É muito comum ver os gestores perderem-se com indicadores e dashboards irrelevantes para a decisão.
E depois porque não vão necessitar gastar centenas e centenas de euros em formação, horas laborais, testes, conflitos de interesse internos, quando por apenas por 300€, podem ter um dashboard de sales e marketing.
Embora seja gratuita, o acesso directo como a outras fontes de marketing, como o Facebook, Linkedin, e outros tem alguns custos mensais.
VALOR MENSAIS DE MANUTENÇÃO DE CONETORES DE DADOS
Valor 0 €
- Search Console
- Google Ads
- Google Analytics
- Youtube
- Big Query
- Google Sheets
Valor 10 €
- Facebook Ads
- Google My Business
- Bing
O Managed no Google Data Studio, é um serviço da Good Intelligence que permite a empresa acesso aos dashboards sem necessidade de pessoal técnico. Trata-se de um outsourcing.
O acesso aos dados não é consultoria de gestão, de apoio à escolha de KPIs, de escolha de modelos de gestão, de formação de pessoal, data mining, interpretação da informação.
As empresas necessitam sempre de dashboards para gerir profissionalmente.
Data Blending - misturar dados no mesmo widget
Google data studio dashboard
O GDS permite fazer quase tudo o que as plataformas de visualizações top fazem.
O mais importante é escolher as visualizações certas, para as pessoas certas, no momento certo.
Neste screenshot de dashboard, apenas deve concentrar a informação necessária para a decisão de quem a está a ver.
Dashboard de Vendas
Coloca-se sempre a questão da fonte de dados. Se a empresa tem um CRM que consta nos conectores, por exemplo existe um conector da Salesforce.
Contudo a nossa experiência é que é necessário que o fornecedor do CRM proviencie uma base de dados em SQL, e a partir daí, pode-se extrair dados.
Dashboard com custos de marketing
Uma dos dados mais importantes são os custos e budgets de marketing. Se bem que o google ads reflete os custos, por exemplo não estão incluídos os custos do trabalho, das horas de trabalho, freelancers,…
Esses custos são normalmente os mais importantes.
A forma mais fácil de obter esses dados é o de criar um time sheet com ligação ao google sheets. É muito importante.
Dashboard por industria
Outra questão colocada é se o Google Data Studio serve para outras atividades de uma organização, e até para industrias diferentes?
Sim, o GDS permite dashboards de tudo de onde se possa extrair dados.
Contudo, estamos a falar apenas de visualizações, mas se for necessário funções do business intelligence mais avançadas, esta não é a ferramenta mais indicada.
O que é necessário fazer para implementar o GDS
É imperioso que os gestores, os diretores sintam a necessidade de informação, que tenham KPIs, tenham como base a gestão cientifica.
Depois disso é necessário definir objetivos da empresa. Mesmo que estejam no inicio, e não conheçam bem a realidade, mais vale colocar valores empíricos do que nada.
Numa segunda fase, coloca-se a questão técnica, se quem implementa é um recurso interno ou externo? Se a informação for muito simples, pode ser um recurso interno, mas se for mais complexa: recurso externos.
E depois se é necessário um marketing analyst, é normal as empresas portuguesas não necessitarem de um analista a full time.
Mas se pretende usar recursos internos
Existem muitos recursos de aprendizagem do GDS:
Google data studio training
Existem muitos templates:
Google data studio report
Google data studio developer
O Google Data Studio não é uma ferramenta complicada, contudo o developer no sentido estrito, é o conceito de quem desenvolve conectores de plataformas, bases de dados para o GDS.
Developer no sentido lato
Existem outras competências técnicas que são conotadas com o developer: python, SQL, Excel, Google Cloud, Big Query
No entendo a Google apenas menciona o developer nas 3 vertentes: conectors, visualização e partilha.
Existem alternativas ao Google Data Studio?
Na ótica de não necessitar de técnicos especializados, com uma curva de aprendizagem rápida, existem plataformas que ajudam a visualização de dados.
São as plataformas pagas, a dashthis paga-se mais de $39/mês pelo minimo. A Klipfolio e Cyfe, muito interessantes podem ser uma boa alternativa.
Normalmente, as alternativas serão fremium, sendo que o free pode ser bom para se familiarizar, mas já apresentam limitações para apoiar a gestão.