Google Data Studio para Marketing

dashboard do google data studio
Saiba tudo o que se passa com o seu marketing através do Google Data Studio

Quem é responsável pelo marketing deve saber gerir o investimento, e encontrar os meios e campanhas que dão origem a mais vendas.

O que é google data studio

Partimos de pressuposto que já sabe que é uma ferramenta de visualização dos dados, que serve para efetuar analises e fazer dashboards.

O google data studio (GDS) é um dos “serviços” gratuitos da Google. 

É preciso que se note que a Google oferece uma data de serviços gratuitos, desde do gmail, pelos 15 giga de memória gratuitos, youtube e muito mais.

É um serviço concorrente da tableau que custa 70 € por utilizador por mês, ou da qlik são 30 € por mês, talvez o maior concorrente pelo preço seja o power bi que apenas custa 10 € por mês.

Posto isto, a nossa escolha do Google Data Studio, parte pela conectividade com as plataformas do marketing digital mais comuns.

Google data studio connect

Pretende-se puxar todos os dados para as visualizações e dashboards, para dar a conhecer tudo o que se passa no marketing digital.

Google Data Studio destaca-se por ter conectores de fontes de dados nativos da própria google: google analytics, google ads, google search console, youtube.

As restantes fontes de dados, podem ser feitas de conectores que se pagam.

Cada empresa tem a necessidade de colocar os seus próprios conectores. 

fontes de dados google data studio

Vejamos, quando a empresa necessita colocar os dados do LinkedIn num dashboard. A pesquisa dá Google Connectors (0 de 22), e de Partner Connectors (58 de 551). Ou seja, existem 58 conectores, e nem todos eles são os dados que pretendemos, muitos são Linkedin Ads, outros são genéricos. No screenshot podemos ver alguns dos que são relativos ao que se procura:

conectores do google data studio ao linkedin

Neste caso escolhemos a empresa Gladior que oferece free connection, embora se coloque a questão da fiabilidade e confiança da empresa em relação ao nosso negócio.

As empresas mais conhecidas é a powermyanalytics (link afiliado) e a supermetrics.

 Estão a aparecer concorrentes interessantes, como https://dataslayer.ai/connectors-dataslayer-google-data-studio/

Este conector da Gladior ofereceu 73 dimensões, e a questão que se coloca, é se tem as que quer e não tanto a quantidade.

Porquê que necessitam da Good Intelligence para implementar o Google Data Studio para o Marketing e Vendas?

Um dos primeiros aspetos é porque somos especialistas na informação para a Gestão. É muito comum ver os gestores perderem-se com indicadores e dashboards irrelevantes para a decisão.

E depois porque não vão necessitar gastar centenas e centenas de euros em formação, horas laborais, testes, conflitos de interesse internos, quando por apenas por 300€, podem ter um dashboard de sales e marketing.

Embora seja gratuita, o acesso directo como a outras fontes de marketing, como o Facebook, Linkedin, e outros tem alguns custos mensais.

VALOR MENSAIS  DE MANUTENÇÃO DE CONETORES DE DADOS

Valor 0 €

Valor 10 €

  • Facebook
  • Facebook Ads
  • Instagram
  • Google My Business
  • Bing
  • Linkedin

O Managed no Google Data Studio, é um serviço da Good Intelligence que permite a empresa acesso aos dashboards sem necessidade de pessoal técnico. Trata-se de um outsourcing.

O acesso aos dados não é consultoria de gestão, de apoio à escolha de KPIs, de escolha de modelos de gestão, de formação de pessoal, data mining, interpretação da informação.

As empresas necessitam sempre de dashboards para gerir profissionalmente.

Data Blending - misturar dados no mesmo widget

O data blending permite potenciar a informação, mistura duas fontes de dados, e de uma forma indireta permite ter uma visualização mais relevante.

 Aliás, é essa capacidade que faz gerar visualizações que nos permitem compreender o que se está a passar com o negócio.

Google Data Studio para Marketing 1

Google data studio dashboard

O GDS permite fazer quase tudo o que as plataformas de visualizações top fazem.

O mais importante é escolher as visualizações certas, para as pessoas certas, no momento certo.

Neste screenshot de dashboard, apenas deve concentrar a informação necessária para a decisão de quem a está a ver.

kpi de vendas

 

Dashboard de Vendas

Coloca-se sempre a questão da fonte de dados.  Se a empresa tem um CRM que consta nos conectores, por exemplo existe um conector da Salesforce.

Contudo a nossa experiência é que é necessário que o fornecedor do CRM proviencie uma base de dados em SQL, e a partir daí, pode-se extrair dados.

 

Dashboard com custos de marketing

Uma dos dados mais importantes são os custos e budgets de marketing. Se bem que o google ads reflete os custos, por exemplo não estão incluídos os custos do trabalho, das horas de trabalho, freelancers,…

Esses custos são normalmente os mais importantes.

 A forma mais fácil de obter esses dados é o de criar um time sheet com ligação ao google sheets. É muito importante.

 

Dashboard por industria

Outra questão colocada é se o Google Data Studio serve para outras atividades de uma organização, e até para industrias diferentes?

Sim, o GDS permite dashboards de tudo de onde se possa extrair dados.

Contudo, estamos a falar apenas de visualizações, mas se for necessário funções do business intelligence mais avançadas, esta não é a ferramenta mais indicada.

 

O que é necessário fazer para implementar o GDS

É imperioso que os gestores, os diretores sintam a necessidade de informação, que tenham KPIs, tenham como base a gestão cientifica.

manage measure

Depois disso é necessário definir objetivos da empresa. Mesmo que estejam no inicio, e não conheçam bem a realidade, mais vale colocar valores empíricos do que nada.

Numa segunda fase, coloca-se a questão técnica, se quem implementa é um recurso interno ou externo? Se a informação for muito simples, pode ser um recurso interno, mas se for mais complexa: recurso externos.

E depois se é necessário um marketing analyst, é normal as empresas portuguesas não necessitarem de um analista a full time.

 

Mas se pretende usar recursos internos

Existem muitos recursos de aprendizagem do GDS:

Google data studio training

Existem muitos templates:

Google data studio report

Google data studio developer

O Google Data Studio não é uma ferramenta complicada, contudo o developer no sentido estrito, é o conceito de quem desenvolve conectores de plataformas, bases de dados para o GDS.

desenvolver conectores google data studio

 

Developer no sentido lato

Existem outras competências técnicas que são conotadas com o developer: python, SQL, Excel, Google Cloud, Big Query

No entendo a Google apenas menciona o developer nas 3 vertentes: conectors, visualização e partilha.

Existem alternativas ao Google Data Studio?

Na ótica de não necessitar de técnicos especializados, com uma curva de aprendizagem rápida, existem plataformas que ajudam a visualização de dados.

São as plataformas pagas, a dashthis paga-se mais de $39/mês pelo minimo. A Klipfolio e Cyfe, muito interessantes podem ser uma boa alternativa.

Normalmente, as alternativas serão fremium, sendo que o free pode ser bom para se familiarizar, mas já apresentam limitações para apoiar a gestão.

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