skip to Main Content

Apercebemos-nos que a generalidade dos gestores Portugueses e Brasileiros desconhecem a versão 3.0 da Gestão Por Objectivos. Olhe para a imagem do lado, e veja quem está a usar o OKR.

quem usa os objective and key results

GESTÃO POR OBJECTIVOS DE PETER DRUCKER

Os objectivos sempre foram conhecidos pela Humanidade, contudo foi Peter Drucker,  quem introduziu este conceito de gestão.

Apesar de desactualizado, é fundamental entender os seus conceitos.

Ainda existem gestores, que usam indiscriminadamente este modelo na gestão.

 


OBJECTIVOS SMART (versão 2.0 do GPO)

Embora a origem seja praticamente desconhecida, este conceito trouxe um grande desenvolvimento na Gestão Por Objectivos e até no Coaching.

objectivos smart


SAIBA PORQUE MUDAR DA GESTÃO POR OBJECTIVOS 2.0 PARA OS OBJECTIVE & KEY RESULTS

O OKR  é a Gestão por Objectivos 3.0, está intimamente ligado ao resultado final e à criação de uma atmosfera positiva na empresa. A implementação disciplinada deste processo simples, irá catapultar a empresa para elevados níveis de produtividade sustentável.

Nasceu na Intel, cresceu com a Google, e muitas empresas como a Oracle, Accenture, Amazon, GE, Delloite e muitas outras estão a utilizar.

 

 


 

Problemas da Gestão Por Objectivos 2.0

Um dos problemas mais conhecidos, está associado à ligação dos Objectivos à Remuneração. É que se tornou comum, os colaboradores terem um propósito pessoal em detrimento da equipa ou da empresa.

Existem outro problemas identificados. O exemplo do Ford Pinto, a Ford definiu como objectivo produzir cada unidade por um valor inferior a $2.000, o objectivo foi atingido, mas enormes prejuizos de imagem à marca.

Outros:

Modelo certo da Gestão por Objectivos 1

 

 


 

CIÊNCIA INERENTE

Base dos Objective & Key Results

As pessoas que têm objectivos definidos têm maior performance do que as que não têm nenhuns.

Mas se têm objectivos definidos e se reportam constantemente o seu progresso, a performance é muito maior.

Entre alguns estudos, o da Dominican University corrobora a eficácia do modelo que sustenta os OKR:

Modelo certo da Gestão por Objectivos 2

Explicar como funciona, porquê que é tão importante e acima de tudo motivar a empresa para introduzir uma cultura de elevada execução.

ACOMPANHAMENTO

O primeiro mês é fundamental dinamizar os colaboradores, de modo sairem da zona de conforto e criarem novos hábitos saudáveis para eles e para a Empresa.

KEY RESULTS

No inicio vai haver uma dificuldade de entrar na cultura de medição de resultados. A equipa define os Key Results que permitem atingir que os objectivos definidos pelo CEO.

 


EXPERIMENTE OS OKR NO MARKETING

Já devem existir empresas portuguesas que implementaram esta metodologia, mas certamente somos os primeiros a introduzir de um modo sistemático os OKR em Portugal.

Nós extraímos dos dados que acompanham os objectivos, ajudamos desde do planeamento até à implementação.

Trata-se de uma das melhores formas das empresas aumentarem a sua performance, executarem aquilo que decidiram. Veja a apresentação :

 

 

 


Back To Top