Business Intelligence no Marketing e Vendas

O BI é visto como uma ferramenta operacional e financeiro, contudo, ela vai muito para além disso, chega ao marketing e vendas.

Relação Business Intelligence com Sales & Marketing Analytics

Como pode ver mais abaixo o BI é a recolha de dados e a disponibilização de informação de um modo visualmente compreensível.

Aqui na Good Intelligence, exploramos o BI na vertente de vendas e marketing. No marketing a abordagem é feita através do marketing analytics ou através do web analytics.

Para o efeito dos sales & business analytics, exemplificamos algumas das capacidades:

  • estudo de mercado, onde acedemos aos dados e os tornamos e informação importante e relevante para os nossos clientes;
  • sales analytics puro e duro, onde acedemos ao erp, crm e outros dados, e entregamos à empresa relatórios, kpis e dashboards preciosos;
  • a segmentação é uma dos analytics mais usados;
  • analise conosco o customer lifetime value, oferecemos o cálculo na nossa apresentação;
  • saiba quais são os kpis de vendas e os kpis de gestão específicos para a sua empresa;
  • disponibilizamos os dasboards de gestão em plataformas;
  • não perca a nossa análise de concorrência;
  • é importante analisar a fidelização dos clientes, taxa de retenção.

O nosso modelo de colaboração, comporta um kit de intelligence completo, que pode ir desde do plano de negócios, até ao acompanhamento da execução através dos OKR.

Fazemos a avaliação de necessidades do sistema de informação:

 
 

Conceito base do BUSINESS INTELLIGENCE?

Existem muitos videos que ajudam a explicar. Escolhemos este video da Hitachi (plataforma) porque está bem feito e permite melhor compreensão.

 

Data Studio da Google

Uma plataforma free. Mais usada para ligar os dados  nativos da Google: Analytics, Search, Youtube, AdWords, BigQuery. Mas também para outras fontes de dados como o MySQL, folhas de calculo,…

 

Tableau

Somos especialistas em Tableau. Esta plataforma possui várias funcionalidades relevantes, destacando-se o Blending. Pode-se ligar a universo de todos os dados. Fazemos a configuração e manutenção da plataforma do cliente.

 
 

 


Outras plataformas BI online

Existem várias plataformas com as quais podemos fazer as ligações de dadosque podemos, a kipfolio é uma delas, mas também existem outras que podem se aplicar melhor ao cliente.

 

Juntar toda a informação da Empresa numa única Plataforma

Primeiro validamos todas as fontes origem, podemos acrescentar outras ou melhorar a existente. E depois colocamos toda a informação online de acordo com os utilizadores e com segurança, de um modo visualmente de rápida compreensão.

O Business Analytics pode ser usado nas seguintes formas, exemplos: 

  • Exploração e Compreensão de dados – Exemplo Portugal 2020
  • Exploração e Compreensão de dados – Exemplo travel BI

A escolha da plataforma de análise, deve estar de acordo com o nível da gestão da empresa e com os recursos que pode ter.

Também existem plataformas que são mais indicadas para uma industria. O Business Intelligence para o Retalho pode ser diferente dos serviços (service BI), ou mesmo analytics para o sector publico.


Para dar resposta a problemas específicos

Muitas vezes as decisões são confrontadas com um grau de incerteza elevado. É necessário aprofundar mais o conhecimento, qualquer que seja a área: marketing geral, vendas, digital, segmentação.


Para fazer análise previsional

Dentro da BI as análises previsionais estão sustentadas por dados quantitativos e qualitativos, que permitem prever o acontecimento futuro mais provável. Ramo do data mining, envolve o mix de modelos de gestão com estatística.

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QUAL O PROCESSO ?

Tratando-se de um processo complexo, a GOOD Intelligence implementa modelos BI customizados de acordo com os requisitos das Empresas. Este é o esquema que utilizamos para implementar o business intelligence nas empresas:

MODELO PREVISIONAL

 

Análise e tratamento de dados

A primeira fase dos analytics, passa sempre pela validação e consolidação dos dados. Pode compreender sistemas de captação de dados.

Dados Estruturados

São os dados mais comuns, os que constam numa base de dados, nas redes sociais, CRM ou outro.

Qual o propósito

Saber como casar os dados que possui com o propósito é o primeiro passo.

Toda a fase de Analytics

Vamos avaliar como pretende receber os serviços de Analytics, desde de adhoc reporting até integrado.

Dados não estruturados

São imagens, textos onde pode ser necessário recorrer a plataformas já preparadas para o efeito.

Descobertas ou reporting

Exemplo: uma análise competitiva pode ser descoberta, mas também pode existir reporting da concorrência periódica.

Como escolher uma Plataforma BI

Existem vários comparadores de plataformas, relatórios de especialistas, recomendações (encomendadas ou não), que ajudam a escolher o Business Intelligence.

A Gartner tem sistemáticamente feito todos os anos uma comparação das plataformas BI, e pode servir como um principio de referência.

 

Plaforma BI mais Barata

Se apenas pretende fazer uns dashboards, pode experimentar a Google Data Studio (PMEs). Esta plataforma da Google não cobra nada.

Tenha em consideração os conectores de dados.

google data studio

Mas tal como se pode prever, não é uma ferramenta completa. Embora esteja a ter uma evolução notável.


Plataforma Business Intelligence mais fácil

Desde do minimo de USD29/mês até USD199/mês pode experimentar (14 dias de graça) a Klipfolio. Esta plataforma online reclama ter centenas de conectores, e as visualizações não são más.

Eles têm modelos para indústrias e departamentos, o que pode ajudar na aprendizagem.

Business Intelligence no Marketing e Vendas 1


O que limita a escolha de uma plataforma BI

Na nossa opinião, o pessoal é quem limita a escolha das plataformas.

Ao estar a definir um sistema de Business Intelligence, pode deparar-se com várias limitações:

  • pessoal não estar técnicamente preparado para lidar com a plataforma;
  • falta de entendimento por parte da gestão de como se usa uma plataforma;
  • falta de analista;
  • não existe modelo de gestão, apenas é uma ferramenta de vaidade.

Qual o sistema Clássico e Hardcore

É muito comum usar o SQL. Esta ferramenta permite extrair os dados de muitas fontes de informação, pode-se fazer a limpeza de “informação contaminada” e enviar para uma plataforma de visualização.

Porque o SQL é da Microsoft, os dados são guardados em servidores  ou mesmo na nuvem da própria MS (Azure).microsoft sql azure


Um mundo de Intelligence para ver: Amazon, Python, R, Handoop

Para definir qual a melhor plataforma de Business Intelligence tem que saber qual a informação que necessita.

As ferramentas R e Python, são muito usadas para as análises, e existem profissionais qualificados.

A Amazon é um gigante (concorrente da Microsoft, IBM, Oracle e da Google) que tem sistemas e conceitos sólidos.

Também existe o intellience da informação não estruturada.

Como compreende, a nossa recomendação depdende dos recursos humanos e financeiros da empresa em conjunto com as necessidades de informação.


UM POUCO DE HISTÓRIA

PLATAFORMAS BI 1ª GERAÇÃO

Normalmente, fornecem informação standard e com dados limitados, são as plataformas de gestão comercial, de faturação, de contabiliade, ERP (do nome Enterprise Resources Planning) que agrega a contabilidade, gestão comercial, recursos humanos,…). Já por si agregam muitos dados e por isso são um dos primeiros passos na obtenção de dados.

Quota de mercado das plataformas de gestão em 2014, segundo a EDC.
Quota de mercado das plataformas de gestão em Portugal, 2014.

 PLATAFORMAS ADICIONAIS PRÉ BUSINESS INTELLIGENCE

A SEGUNDA GERAÇÃO BUSINESS INTELLIGENCE

Consoante a indústria, o gestor pode aproveitar plataformas de internet como o Google Analytics (grátis), ou a de relacionamento com o cliente (CRM), ou de relacionamento social. Mesmo que as consiga por um fee mensal insignificante, para além de uma formação ao próprio gestor, este deve assegurar quem tem recursos que gerem essas plataformas.

Principais plataformas CLOUD 2015: https://bit.ly/1Q8ssN0

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

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