Estudo de Mercado by marketing analytics

Os estudos de mercado baseados no Marketing Analytics, distinguem-se dos clássicos, por serem mais rápidos, flexíveis e pela melhor segmentação.

Talvez lhe importe saber a diferente entre analise de mercado e estudo de mercado. Normalmente, Existe confusão entre os dois conceitos.

Tipicamente os estudos de mercado são a conceção e execução de estudos, inquéritos, ou experiências para descobrir o que os consumidores querem, como, ou odeiam sobre um produto ou como melhorar um produto ou fabricá-lo mais barato ou torná-lo mais durável.

 

Começar por ter uma visão geral do mercado

Antes de pedir relatórios caros e se calhar com poucos “insights”, é recomendável começar pelo que se tem acesso e grátis:

  • dados online dos web analytics manifestam a verdadeira intenção do mercado;
  • existem estatisticas demográficas de psicográficas no digital;
  • estudos demográficos do INE, Banco de Portugal e Eurostat;
  • estudos de mercado gratuitos e pagas disponíveis;
  • basear em inquéritos ao mercado alvo, baseados em experiência do utilizador e em design thinking.

 

 

Pode necessitar fazer um “data mining” de algumas fontes

Nem sempre os dados que estão disponíveis são fáceis de encontrar e de extrair. Pode ser necessário ajuda para os encontrar e relacionar.

Os dados das seguintes fontes:

  • Banco de Portugal
  • INE
  • Eurostat
  • Google Data
  • Facebook Data
  • …entre outros.

 

E depois apresentar de um forma legível

Os dados preliminares do estudo de mercado é apresentado de forma a que seja usado para compreender as variáveis que são necessárias, bem como sentir a noção das métricas do mercado.

 

 

Existe algum relatório com indicação dos segmentos de mercado

Até mesmo os da concorrência, como é que eles publicam, nos relatórios de gestão, press releases os segmentos. São indicações.

A própria empresa deve promover a definição dos segmentos de mercado através de métodos estatísticos e através da sua equipa de gestão.

 

Outros elementos preliminares do estudo de mercado

CLIENT PERSONA

Quais são as características distintas dos clientes e do mercado ao nível emocional, o que procuram, quais os seus sentimentos, através do processo de entrevistas abertas.

 

CUSTOMER JOURNEY

Utilzando processos mistos aprenda qual a jornada do cliente para cada segmento ou para cada client persona, quais são os meios que eles precorrem, qual a sua atenção.

Porquê que é importante?

Para saber em que meios é que cada client persona anda em cada estágio do processo de decisão: awareness, consideração e decisão.

 

TOP INFLUENCERS

Quais são os maiores influenciadores do Cliente. No contexto do networking, no contexto da influenciador da indústria específica e demais.

 

ESTUDO CLIENT RELATION

Quem é que o cliente espera encontrar, será que necessita de mais educação, mais confiança, qual a resistência à mudança.

Porquê que é importante?

Os clientes entendem melhor que é do seu meio. Um vendedor demasiado sofisticado leva mais tempo a criar empatia num ambiente simples.

Já juntou todos os elementos preliminares?

Pode ser que esses próprios elementos contenham toda a informação que necessita. São mais à base da analise de mercado.

Com eles já pode entender como extrair, fazer uma boa encomendo de estudo de mercado.

Onde encomendar um estudo de mercado?

Os estudos de mercado podem ser preparados por um profissional da própria empresa com as capacidades, por empresa de planos de negócio, por médias empresas do mercado ou pelas top.

 

Lista  das Empresas de Estudo de Mercado de classe mundial

  • Nielsen.
  • IQVIA.
  • Kantar.
  • Gartner.
  • IPSOS.
  • GfK.
  • IRI.
  • Dynata.

 

Empresa de estudo de mercado horizontal

A marketest é talvez a empresa de estudos de mercado nacional, e que pode ser classificada de top.

Possui informação de várias atividades diferentes:

  • Imprensa
  • Banca e Seguros
  • Grande Distribuição
  • Farmacêutica

Portanto, consoante a área de atividade do negócio, pode ser importante escolher uma empresa que já tenha conhecimento da atividade. Veja mais do que 3 empresas.

 

Empresas de planos de negócios e de projetos de financiamentos

As empresas de estudo de mercado que ganham algo com o avançar da decisão empreender, podem apresentar estudos de mercado tendenciosos.

Existem os estudos de mercado preparados para ganhar projetos de financiamento. Mas se o mercado for mau para o negócio, porquê que se vai meter nisso.

Bom, existem CEOs que vivem de enganar investidores. Ficam com uns anos de emprego garantido.

 

Hoje os estudos de mercado são específicos

Vejos o focus de alguns estudos de mercado, não tanto do ponto vista do financiamento, mas do estratégico.

estudos de mercado

Quando se trata de esforços de investigação do mercado, o que faz com que os estudos sejam diferentes? A gestão, para tomada de decisão estratégica ou tática necessita de dados específicos e não genéricos.

Os inquéritos de estudo de mercado pode focar-se nas seguintes áreas especificas:

  • Clientes: para determinar a satisfação, preferências, perceção, pontuação do Promotor da Rede, etc.
  • Mercado: para compreender tendências, partilha, perceção da marca, direção, ganhar conhecimentos, etc.
  • Concorrentes: para detetar ameaças competitivas, partilhar, etc.
  • Produto: para obter ideias para novos produtos, características,
    medir a fiabilidade, satisfação, etc.
  • Serviço: para medir a qualidade do serviço ou outros atributos de
    serviços prestados.
  • Outro tipo de investigação

 

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

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