Análise mercado

Para compreender o mercado, os negócios necessitam ter uma visão abrangente do que os rodeia. Propomos a intersecção das necessidades dos clientes, da oferta concorrência e das capacidades da empresa.

Qual a diferença entre estudo de marcado e analise de mercado?

Os estudos de mercado são a concepção e execução de estudos, inquéritos, ou experiências para descobrir o que os consumidores querem, como, ou odeiam sobre um produto ou como melhorar um produto ou fabricá-lo mais barato ou torná-lo mais durável. Por vezes a investigação pode incluir estudos concebidos para melhor quantificar uma dimensão do consumidor que já é conhecida.

A análise de mercado é a montagem de dados históricos de vendas por época, geográfica, demográfica, ou outras categorias a estudar, a fim de descobrir a força e os pontos fracos das vendas na sua concorrência, na sua própria empresa, e na sua indústria como um todo. Uma análise exaustiva incluirá dados sobre padrões de preços, métodos de distribuição, calendarização promocional, visitas a lojas, visitas à Web e outras actividades de marketing, bem como vendas em bruto. Está a tentar modelar a forma como o mercado funciona actualmente.

Interseção de 3 análises

Para compreender o mercado, os negócios necessitam ter uma visão abrangente do que os rodeia.

Propomos a intersecção das necessidades dos clientes, da oferta concorrência e das capacidades da empresa.

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ANÁLISE DE MERCADO

  • Análise SWOT
  • Segmentação
  • Análise de Produto / Serviço
  • Elasticidade de Preço
  • Identifique a satisfação do cliente
  • Customer Lifetime Value
  • Customer Journey Map

CONCORRÊNCIA

  • Analise da Concorrência
  • Estratégia competitiva
  • Porter 5 forces

ESTUDO DE MERCADO

  • Dados de Consultoras que vendem relatórios já preparados
  • Quota de mercado
  • Estudo necessidade dos Consumidores, posicionamento

plano de marketing proposta de valor

Qual a profundidade da análise do Cliente?

O estudo de mercado não é uma atividade standard. Depende da necessidade de informação da Gestão, depende dos dados disponíveis, e os que são possíveis disponibilizar.

Existem níveis de análise, e que se confundem com a análise de concorrência e estudo de mercado:

1º Dados já acessíveis, muitas vezes do online | Barato | Rápido

2º Dados que a própria empresa pode acionar -> SWOT, Porter 5 forces,…

3º Dados acedidos através da base de dados dos clientes

4º Inquéritos aos Clientes

 

Segmentação de Clientes

A segmentação de clientes é uma ferramenta de analise importante para a estratégia do negócio.

É o primeiro passo para determinação do mercado alvo, e consequentemente para o posicionamento.

Análise mercado 1

Fonte da imagem: https://metajunior.com.br/

O calculo de elasticidade de preços é uma análise de mercado

Um dos estudos mais interessantes é a medição da elasticidade de preços.

As empresas pretendem aumentar os preços para aumentar a sua rentabilidade. Por outro lado podem querer baixar preços removendo elementos dos serviços/ produtos.

Net Promoter Score é uma ferramenta de Análise

O NPS é uma ferramenta muito fácil de usar e permite ter uma visão do grau de satisfação dos clientes.

Uma das plataformas mais usadas, via internet é o Survey Monkey. Esta plataforma acrescenta mais algumas funcionalidades, sendo que o NPS é o mais importante.

Adicione os estudos rápidos e baratos para complementar a Análise

Vejamos dois exemplos:

As estatísticas que as diversas instituições como o Banco de Portugal e o INE, são uma boa base de sustentação.

Os dados do SEO e das redes sociais permitem saber a dimensão do mercado online, e o que as pessoas procuram. Se existem 10.000 pesquisas de “canas de pesca” em Lisboa, ficamos com uma ideia do potencial online.

Quais são as consultoras que oferecem estudos

A Marktest é um das empresas que fornece o serviços de estudos de mercado. A Euromonitor tem diversos estudos que podem ser comprados. Mas também pode aferir quais são as maiores consultoras de estudo de mercado do mundo, de acordo com as receitas:

consultoras estudo de mercado

A escolha não deve passar pela que se paga mais, mas sim de acordo com as necessidades de informação dos gestores da empresa.

Análise de Produto / Serviço

A decomposição do que o produto é, e depois questionar o que mercado alvo quer cada um dos compostos, pode ser importante.

As low cost, colocaram a questão se os viajantes de viagens curtas querem ter um lanche e outros serviços, ou um preço mais baixo.

Neste processo, começa-se por questionar o mercado alvo o que é mais importante para si. Posteriormente como é que perceciona cada um dos elementos do produto contra a concorrência.

Customer Lifetime Value

Outra ferramenta de estudo de cliente fundamental. A sua extração dos dados do CRM, ERP ou Gestão Comercial é direta.

O Customer Lifetime Value é uma ferramenta que permite a tomada de decisões importante, como por exemplo estabelecer o limiar do custo de aquisição de clientes.

Análise de Mercado Alternativo

Digamos que qualquer estudo, técnica, processo que tenha como objectivo conhecer melhor o mercado não deixa de ser estudo de mercado.

Para explorar novas soluções de produtos ou serviços o Design Thinking é uma excelente solução. Também o Canvas Business Model tem sido usado como forma de lançar novos negócios.

Não existe um estudo de mercado para todos, o Gestor deve procurar as melhores fontes de informação para apoiar o Plano de Negócios.

economia global

Os estudos do mercado são personalizados

Cada indústria tem a sua especificidade. Existem as que os prescritores têm larga influência, existem negócios em status quo.

Também os gestores têm focos diferentes. Podem querer focar mais na concorrência, no processo de decisão do cliente, na perceção da marca.

A fase em que o negócio se encontra é muito relevante. Uma start up tem necessidades de informação diferentes das empresas já implementadas à mais de 80 anos.

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

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