skip to Main Content

A definição de Quota de Mercado é bastante intuitiva. Aqui aprende as quotas de mercado por quantidades vendidas, numero de empresas clientes e volume de vendas.

INDEX

  1. Por produtos vendidos
  2. Por número de empresas
  3. Volume de vendas
  4. Número de consumidores
  5. Exemplos de fontes de dados em Portugal
  6. Fatores de distorção dos cálculos (exemplos)

#1 Quota de mercado por quantidade de produtos vendidos

Este é um exemplo comum numa Indústria B2C,  a medida do market share é escolhida de acordo com a avaliação representativa da respectiva industria. Existem fontes especializadas que publicam estes relatórios, quota de mercado smarphones europa

 

Exemplos de onde se obter produtos vendidos em Portugal:

  1. Automóvel – nos automóveis vendidos em Portugal, marcas em geral, as estatísticas da ACAP são a fonte.
  2. Imobiliário – para a indústria do imobiliário o Confidencial Imobiliário parece ser a opção.
  3. Vinho – a OIV tem uma página (selecionar) com as estatísticas para Portugal.
  4. …veja mais exemplos no final desta página.

Ou seja, para obter os dados, ou existe um registo legal ou associativo, ou pode existir uma entidade que infere uma estimativa dos valores.

#2 Quota por Número de Empresas

Para saber a quota de mercado por empresas, tem que determinar quem é o mercado potencial. Vamos supor que vende tijolos para o distrito de Viseu. Então terá que procurar a quantidade de empresas de construção nesse distrito.

Adicionalmente pode fazer outros filltros, como por dimensão de empresa, ou por numero de funcionários.

Através da Pordata podemos saber a quantidade de empresas em Portugal. Note que existe uma entre noção de empresas e noção de sociedades coletivas.

As sociedades coletivas são as empresas registadas como Lda, SA ou outra, a noção de empresas, para além das sociedades, abrange as pessoas singulares como os recibos verdes.

dados de empresas

Links de cálculo da quantidade de empresas:

Empresas não financeiras

Sociedades não financeiras

Veja também nas entidades como a einforma ou a  rácius, pode conseguir extrair a informação que necessita.

Exemplo de cálculo de quota de mercado da Empresa

Utilize os dados da sua empresa do mesmo ano que as estatísticas, no caso dos exemplos dos links. Determine o número de empresas com as quais teve negócios durante o ano referente. Os dados do Pordata permitem, alterar o ano, segmentar pela atividade económica e pela região.

As contas da Quota de Mercado

Imagine que vende rolos para caixas registadoras, para a Indústria do Alojamento, Restauração e similares, restrito à área de Sintra, e tem 100 clientes dessa zona que lhe compraram em 2015.

Quota de mercado = nº clientes ativos / universo de empresas

De acordo com o mapa das Sociedades tem uma quota de mercado de 10% (rácio de 100 e 995), mas de acordo com o mapa das Empresas tem uma quota de mercado de 4,4% (rácio de 100 e 2261). Como neste negócio é normal haver cafés e restaurantes em nome individual, e não se espera que existam fenómenos distorcidos significativos, escolheriamos o rácio das Empresas.

  • Onde estão dados de quotas de mercado
  • Como e porquê relacionar
  • Dashboards de marketing e vendas automáticos

#3 Quota de Mercado por Volume de Vendas

Aqui os dados são referentes ao mesmo setor da sua empresa. No caso abaixo apresentamos os dados do Banco de Portugal, para a indústria de retalho automóvel, considerando apenas as pequenas empresas. Pode-se fazer de acordo com mais detalhe, por região.

quota de mercado vendas

 

Abaixo pode-se confirmar que as respectivas associações dispoem de dados que permitem saber o volume de vendas do mercado.

O setor do retalho (alimentar e não alimentar) terminou o ano de 2017 com um volume de vendas de 3,8%, um crescimento de 3,8% face ao período homólogo. A conclusão é do Barómetro de Vendas da Associação Portuguesas de Empresas de Distribuição (APED), que indica que o retalho alimentar cresceu 3,9%, com destaque para categorias como Bebidas (8,5%), Higiene e Limpeza (4,1%) e Mercearia (4%).

Fonte

Existem muitas fontes de informação.

Por exemplo, no caso de se pretender saber a quota de mercado regional, e haver poucas empresas, é possível saber qual o volume de vendas de cada uma delas através da einforma, infotrustgo ou racius.

#4 Quota de Mercado por Consumidores

Este conceito de quota de mercado está ligado ao calculo da dimensão de mercado.

Existem 10 milhões de portugueses, são 10 milhões que usam pasta de dentes.

ou então, para o sector das bicicletas infantis, o numero de jovens de acordo com as idades.Os segmentos de mercado determinam as quotas de mercado por consumidor

O mercado é um conjunto de segmentos de mercado, nichos de mercado, e por vezes nem se sabe qual é o mercado potencial.

A juntar, existem os produtos e serviços sucedâneos.

Ou seja, esta forma de calcular a quota de mercado pode ser mais complexa.

segmentação de mercado

#5 Outras Fontes de Quotas de Mercado

Como existem diversas indústrias, posicionamentos, mercados alvos, apenas pode-se indicar alguns exemplos relacionados com a região de Portugal.


#1  Setor das Bebidas

Zenith Global (pago), que é uma fonte de informação para o cálculo de quota de mercado do setor das bebidas.

quota de mercado das bebidas


#2 – Setor do Leite

Tem vindo à baila, as quotas de mercado do leite, mas mais por causa das europeias. Em Portugal, os relatórios do INE permitem alguma sensibilidade.


#3 Setor da Comunicação

A Anacom é entidade que reune todos os dados relativos às quotas de mercado, pode ver na secção de factos e números os dados do oligopólio em Portugal.

 


#4 Setor da Contabilidade

Existem os relatórios das Empresas acima referidas, mas também existem os profissionais independentes. Com base no número de empresas no ativo da zona alvo, o empresário pode encontrar o número aproximado de empresas. Aqui tem que usar a análise concorrencial.

 


# 5 Quota de Mercado da Imprensa Escrita 

O setor da imprensa escrita, através da APCT, tem acesso aos relatórios periódicos da tiragem. Uma curiosidade, os dados são bimestrais. Nota: a circulação é o que foi distribuido, e a tiragem foi o impresso.

comercio eletronico

Fonte: Statista

#6 Fatores de distorção  dos cálculos

A corrupção e mercado negro

No mercado negro mundial, Portugal ocupa a posição 69 no relatório Havoscope. Os dados acima não reflectem estes elementos.

corrupção em portugal e quotas de mercado

O comércio eletrónico

Também deve ser considerado um fator de distorção uma vez que existem muitas compras online que não estão reflectidas nas quotas de mercado.

Por exemplo, existem muitos smartphones que são comprados na Gearbest, Alliexpress e outras lojas online. Esses dados não estão reflectidos na estatística.

Artigo
Como Calcular a Quota de Mercado em Portugal - Exemplos
Titulo:
Como Calcular a Quota de Mercado em Portugal - Exemplos
Descrição
Onde extrair o número de empresas por atividade económica e região, e a formula de cálculo, permitindo calcular a quota de mercado.
Autor:
Good Intelligence
Back To Top