Indice
#1 Quota de mercado por quantidade de produtos vendidos
Este é um exemplo comum numa Indústria B2C, a medida do market share é escolhida de acordo com a avaliação representativa da respectiva industria. Existem fontes especializadas que publicam estes relatórios,Exemplos de onde se obter produtos vendidos em Portugal:
- Automóvel – nos automóveis vendidos em Portugal, marcas em geral, as estatísticas da ACAP são a fonte.
- Imobiliário – para a indústria do imobiliário o Confidencial Imobiliário parece ser a opção.
- Vinho – a OIV tem uma página (selecionar) com as estatísticas para Portugal.
- …veja mais exemplos no final desta página.
#2 Quota por Número de Empresas
Links de cálculo da quantidade de empresas:
Empresas não financeiras Sociedades não financeiras Veja também nas entidades como a einforma ou a rácius, pode conseguir extrair a informação que necessita.Exemplo de cálculo de quota de mercado da Empresa
Utilize os dados da sua empresa do mesmo ano que as estatísticas, no caso dos exemplos dos links. Determine o número de empresas com as quais teve negócios durante o ano referente. Os dados do Pordata permitem, alterar o ano, segmentar pela atividade económica e pela região.- Onde estão dados de quotas de mercado
- Como e porquê relacionar
- Dashboards de marketing e vendas automáticos
#3 Quota de Mercado por Volume de Vendas
#4 Quota de Mercado por Consumidores
Este conceito de quota de mercado está ligado ao calculo da dimensão de mercado.
Existem 10 milhões de portugueses, são 10 milhões que usam pasta de dentes.
ou então, para o sector das bicicletas infantis, o numero de jovens de acordo com as idades.Os segmentos de mercado determinam as quotas de mercado por consumidor
O mercado é um conjunto de segmentos de mercado, nichos de mercado, e por vezes nem se sabe qual é o mercado potencial.
A juntar, existem os produtos e serviços sucedâneos.
Ou seja, esta forma de calcular a quota de mercado pode ser mais complexa.
#5 Outras Fontes de Quotas de Mercado
Como existem diversas indústrias, posicionamentos, mercados alvos, apenas pode-se indicar alguns exemplos relacionados com a região de Portugal.#1 Setor das Bebidas A Zenith Global (pago), que é umafonte de informação para o cálculo de quota de mercado do setor das bebidas.
#2 – Setor do Leite Tem vindo à baila, as quotas de mercado do leite, mas mais por causa das europeias. Em Portugal, os relatórios do INE permitem alguma sensibilidade.
#3 Setor da Comunicação A Anacom é entidade que reune todos os dados relativos às quotas de mercado, pode ver na secção de factos e números os dados do oligopólio em Portugal.
#4 Setor da Contabilidade Existem os relatórios das Empresas acima referidas, mas também existem os profissionais independentes. Com base no número de empresas no ativo da zona alvo, o empresário pode encontrar o número aproximado de empresas. Aqui tem que usar a análise concorrencial.
# 5 Quota de Mercado da Imprensa Escrita O setor da imprensa escrita, através da APCT, tem acesso aos relatórios periódicos da tiragem. Uma curiosidade, os dados são bimestrais. Nota: a circulação é o que foi distribuido, e a tiragem foi o impresso.
#6 Fatores de distorção dos cálculos
A corrupção e mercado negro
No mercado negro mundial, Portugal ocupa a posição 69 no relatório Havoscope. Os dados acima não reflectem estes elementos.
O comércio eletrónico
Também deve ser considerado um fator de distorção uma vez que existem muitas compras online que não estão reflectidas nas quotas de mercado.
Por exemplo, existem muitos smartphones que são comprados na Gearbest, Alliexpress e outras lojas online. Esses dados não estão reflectidos na estatística.