Fidelização do Cliente: O que é e como aplicar?

fidelização de clientes
Quer conhecer um exemplo clássico de fidelização de clientes? Elas acontecem principalmente se o cliente mudam para a concorrência.

As empresas podem oferecer promoções e até brindes de contrapartidas! E esse é um típico exemplo.

No entanto, uma boa estratégia tem como prioridade interações que acompanham toda jornada dos clientes.

O que vai do primeiro contato com a empresa até a relação com o pós-venda, promovendo toda uma gestão eficiente.

Ao longo desse conteúdo será possível entender um pouco mais sobre o que é retenção de clientes e como aplicar essa técnica. 

Vamos lá!

O que é fidelização de clientes

Trata-se de uma forma em que as marcas se relacionam com o seu público, a fim de fazer com que eles continuem comprando seus produtos ou serviços.

Muitas dessas empresas, se preocupam em atrair novos consumidores, e acabam deixando a desejar nas estratégias.

Sem ter conhecimento de como alguns pontos podem prejudicar o negócio.

Dessa forma, é fundamental que a empresa saiba a hora certa de interagir com esses clientes.

Desenvolvendo tratamentos personalizados, oferecendo o produto certo na hora certa de acordo com as necessidades naquele momento.

Como resultado a fidelização com a empresa que entende as suas demandas e tem soluções inteligentes para os seus problemas.

Por que acompanhar a taxa de retenção de clientes


Acompanhar a taxa de retenção é fundamental para qualquer empresa, isso porque os clientes fiéis contribuem para o seu plano de negócio e a geração de receita recorrente.

Quando o consumidor está satisfeito, ele tende a se tornar um defensor da sua marca e recomendá-la para mais pessoas.

Ou seja, quando existe esse acompanhamento, esse cuidado com os clientes, o relacionamento é mais forte e consistente.

Elevando os índices de satisfação dos seus consumidores

retenção de clientes mulher

Como calcular a taxa de retenção de clientes


Toda empresa deve acompanhar e calcular a taxa de retenção, desse modo a fórmula utilizada é a seguinte:

((CE-CN) / CS)) X 100 = índice de retenção de clientes.

Onde as siglas significam:

  • CE: número total de cliente no fim de um período;
  • CN: quantidade de novos clientes conquistados dentro desse período;
  • CS: total de clientes no começo do mesmo período.

 

Imagine em um ano, uma empresa com 400 clientes, que conquista 50 contatos.

Ao longo do ano, perdeu 90 clientes, terminando o período com 360 usuários.

A fórmula fica da seguinte forma:

((360 – 50) / 400 )) X 100 = 77,5% (taxa de retenção de clientes)

6 estratégias de fidelização de clientes


A sua empresa precisa causar um impacto positivo a seus clientes.

Separamos 6 estratégias de retenção de clientes para te ajudar nesse processo.

 

Confira:


#1 Tenha a excelência como prioridade no atendimento ao cliente

A prioridade deve ser a excelência no atendimento.

Criar um vínculo próximo com o cliente é essencial para se diferenciar em um mercado tão competitivo.

Não hesite em aprimorar o customer experience cada vez mais.


#2 Desenvolva uma relação personalizada

Quando o cliente recebe um atendimento personalizado ele percebe maior valor na marca, aumentando sua satisfação em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Assim ele verá que a sua empresa é a melhor solução para ter as necessidades atendidas com prontidão e qualidade.


#3 Apresente resultados concretos

Monitore sempre a situação da empresa ou do consumidor mantendo os resultados sempre ativos.

Esqueça relatórios extensos, o cliente quer o básico!

Avalie as possibilidades de ter profissionais dedicados apenas para essas tarefas.

Toda e qualquer empresa que presa pela apresentação de resultados concretos consegue desenvolver ações de fidelização.


#4 Faça um atendimento omnichannel

Essa estratégia de marketing, vendas e atendimento, busca oferecer experiências únicas para os clientes com base em diálogos e alinhamento de canais online e offline.

Uma vez que trabalharem em paralelo, todos os canais estarão unidos e vão cooperar entre si.


#5 Seja ágil na resolução de problemas

Usar a metodologia ágil, pode ser um fator crucial para a tomada de decisões, estando preparado para mudanças inesperadas no mercado.

É uma grande chance de evitar burocracias e resolver os problemas com mais agilidade.

Além disso, é indicado reforçar seu core business para se diferenciar da concorrência.


#6 Invista no setor de Customer Success

Auxilia na retenção e fidelização de clientes, trabalhando com foco nas ações de pós-venda.

Indicadores de mercado calculam que conquistar um cliente é sete vezes mais caro, ou seja, o investimento a um único consumidor pode ser revertido na retenção de sete.

Lembre-se sempre de pensar em soluções criativas para oferecer o que há de melhor a seus clientes.

A retenção de clientes deve ser prioridade, afinal, consumidores fiéis e satisfeitos cultivam um bom relacionamento e parcerias.

 

 

Agora que você aprendeu algumas estratégias para fidelizar esses clientes, não perca tempo e coloque-as em prática.

Aproveite para acompanhar a jornada de comprar e vender ainda mais!

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