As empresas podem oferecer promoções e até brindes de contrapartidas! E esse é um típico exemplo.
No entanto, uma boa estratégia tem como prioridade interações que acompanham toda jornada dos clientes.
O que vai do primeiro contato com a empresa até a relação com o pós-venda, promovendo toda uma gestão eficiente.
Ao longo desse conteúdo será possível entender um pouco mais sobre o que é retenção de clientes e como aplicar essa técnica.
Vamos lá!
O que é fidelização de clientes
Trata-se de uma forma em que as marcas se relacionam com o seu público, a fim de fazer com que eles continuem comprando seus produtos ou serviços.
Muitas dessas empresas, se preocupam em atrair novos consumidores, e acabam deixando a desejar nas estratégias.
Sem ter conhecimento de como alguns pontos podem prejudicar o negócio.
Dessa forma, é fundamental que a empresa saiba a hora certa de interagir com esses clientes.
Desenvolvendo tratamentos personalizados, oferecendo o produto certo na hora certa de acordo com as necessidades naquele momento.
Como resultado a fidelização com a empresa que entende as suas demandas e tem soluções inteligentes para os seus problemas.
Por que acompanhar a taxa de retenção de clientes
Acompanhar a taxa de retenção é fundamental para qualquer empresa, isso porque os clientes fiéis contribuem para o seu plano de negócio e a geração de receita recorrente.
Quando o consumidor está satisfeito, ele tende a se tornar um defensor da sua marca e recomendá-la para mais pessoas.
Ou seja, quando existe esse acompanhamento, esse cuidado com os clientes, o relacionamento é mais forte e consistente.
Elevando os índices de satisfação dos seus consumidores
Como calcular a taxa de retenção de clientes
Toda empresa deve acompanhar e calcular a taxa de retenção, desse modo a fórmula utilizada é a seguinte:
((CE-CN) / CS)) X 100 = índice de retenção de clientes.
Onde as siglas significam:
- CE: número total de cliente no fim de um período;
- CN: quantidade de novos clientes conquistados dentro desse período;
- CS: total de clientes no começo do mesmo período.
Imagine em um ano, uma empresa com 400 clientes, que conquista 50 contatos.
Ao longo do ano, perdeu 90 clientes, terminando o período com 360 usuários.
A fórmula fica da seguinte forma:
((360 – 50) / 400 )) X 100 = 77,5% (taxa de retenção de clientes)
6 estratégias de fidelização de clientes
A sua empresa precisa causar um impacto positivo a seus clientes.
Separamos 6 estratégias de retenção de clientes para te ajudar nesse processo.
Confira:
#1 Tenha a excelência como prioridade no atendimento ao cliente
A prioridade deve ser a excelência no atendimento.
Criar um vínculo próximo com o cliente é essencial para se diferenciar em um mercado tão competitivo.
Não hesite em aprimorar o customer experience cada vez mais.
#2 Desenvolva uma relação personalizada
Quando o cliente recebe um atendimento personalizado ele percebe maior valor na marca, aumentando sua satisfação em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
Assim ele verá que a sua empresa é a melhor solução para ter as necessidades atendidas com prontidão e qualidade.
#3 Apresente resultados concretos
Monitore sempre a situação da empresa ou do consumidor mantendo os resultados sempre ativos.
Esqueça relatórios extensos, o cliente quer o básico!
Avalie as possibilidades de ter profissionais dedicados apenas para essas tarefas.
Toda e qualquer empresa que presa pela apresentação de resultados concretos consegue desenvolver ações de fidelização.
#4 Faça um atendimento omnichannel
Essa estratégia de marketing, vendas e atendimento, busca oferecer experiências únicas para os clientes com base em diálogos e alinhamento de canais online e offline.
Uma vez que trabalharem em paralelo, todos os canais estarão unidos e vão cooperar entre si.
#5 Seja ágil na resolução de problemas
Usar a metodologia ágil, pode ser um fator crucial para a tomada de decisões, estando preparado para mudanças inesperadas no mercado.
É uma grande chance de evitar burocracias e resolver os problemas com mais agilidade.
Além disso, é indicado reforçar seu core business para se diferenciar da concorrência.
#6 Invista no setor de Customer Success
Auxilia na retenção e fidelização de clientes, trabalhando com foco nas ações de pós-venda.
Indicadores de mercado calculam que conquistar um cliente é sete vezes mais caro, ou seja, o investimento a um único consumidor pode ser revertido na retenção de sete.
Lembre-se sempre de pensar em soluções criativas para oferecer o que há de melhor a seus clientes.
A retenção de clientes deve ser prioridade, afinal, consumidores fiéis e satisfeitos cultivam um bom relacionamento e parcerias.
Agora que você aprendeu algumas estratégias para fidelizar esses clientes, não perca tempo e coloque-as em prática.
Aproveite para acompanhar a jornada de comprar e vender ainda mais!