De acordo com um estudo, da Multidados, as ferramentas mais usadas, pelos empresários portugueses têm sido:
- Email marketing (58%);
- Social media ads (53%);
- Social Media (38%);
- Anúncios online (30%).
Isto não quer dizer o mesmo o que os Portugueses andam a fazer na mundo digital.
Tão pouco as ferramentas usadas não querem dizer as que existe maior investimento.
Usar o email marketing é banal, e em muitas empresas apenas é uma ferramenta usada com parcimónia. Temos muitos clientes que enviam campanhas bimensalmente.
As ferramentas anunciadas descuram os websites. Na nossa opinião é a ferramenta mais usada.
Com base dos dados da CIA Factbook, Portugal tinha em 2012, hospedados 3,748,000 websites. Este indicador permite dar uma ordem de grandeza da presença dos websites no panorama no marketing digital.
Esta página acerca do Marketing Digital irá permitir que os gestores compreendam quais as principais ferramentas do marketing online, onde devem investir tendo em vista o maior proveito possível.
Nesta área do marketing, o SEO é normalmente o melhor meio de divulgação, mas pode haver oportunidades nos afiliados. Na manutenção das audiências, o remarketing e o emailing são as normais.
A optimização da conversão é sempre necessária, pois se trazer muita gente ao website, tem que saber como é que os tornar clientes.
Já conhece o seu mercado?
É fundamental saber onde anda o seu mercado.
Se for da faixa etária 18-25, então são quase 100% digital. Apenas tem que saber por onde andam, facebook, sapo, google, youtube,…
Mas se for mais de 65 e do interior de Portugal ou Brasil, onde quase não usam o digital, apenas irá usar o marketing digital para os influenciadores, que podem ser os filhos ou netos, instituições.
Temas relacionados:
Quais as 3 perguntas que o devem acompanhar na decisão de como fazer marketing digital quais os meios, quais as campanhas, escolha de parceiros:
- Como fazer com que o mercado conheça a minha marca?
- Como influenciar a decisão de compra, quando o potencial cliente está na fase final da jornada de compra?
- Como reter os clientes?
#1 – Website
Saber escolher o website é um dos passos mais importantes, existem concorrentes que “agarram os clientes a um Ferrari para andar na montanha”. Depois tem problemas.
#2 – Conteúdos
Para além de ser relevante para o potencial cliente, no website tem que respeitar o mobile e o SEO, nos emailing e nos social é diferente. Os conteúdos são muito importantes no marketing digital, quantidade pode trazer notoriedade, mas sem qualidade não há conversões.
#3 – Pesquisas Google
Pesquisas na google são a principal origem de notoriedade, até pode ajudar a converter. O Local SEO tem sido uma oportunidade para muitos negócios.
#4 – Email Marketing & Automation
Vamos enviando emailings relevantes, para que naquele dia da decisão de compra do cliente, estarmos presentes e sermos considerados.
#5 – CRM
O CRM ou Customer Relationship Management é digital. Essa característica foi assumida porque muitas das extensões do CRM são digitais. Essas extensões podem ser a personalização, automatização, a categorização de acordo com o comportamento online.
Em Portugal não é muito valorizado pelos Sales & Marketing, mas é uma das principais ferramentas de Gestão, segundo a Baine Consulting:
#6 – Redes Sociais
As redes sociais têm um enorme potencial se conseguir enviar conteúdos no mercado alvo, com potencial de ampliar a marca.
Enquanto no B2B o LinkedIn e o Slideshare são as ferramentas normais, no B2C o facebook e o instragram são as mais usadas. O Youtube pode ser uma excelente oportunidade.
#7 – Influenciadores, Afiliados e outros meios
O digital não se esgota nos acima referidos.
- Publicidade paga: Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Criteo,…
- Afiliados
- Influenciadores
- Presença assídua nos grupos de discussão
- ChatBots
- Mensager
O marketing digital nunca pode prescindir dos analytics. Se escolheu um parceiro que não os aproveita, estará mal servido.
Durante a gestão de marketing digital, o que me distingue é a tomada de decisões-recomendações de investimento com base em dados dos mercados dos próprios clientes.
Algumas das métricas e relatórios dos Analytics que pode ser necessário para ter mais lucros:
- Estudo de mercado
- Estudo dos clientes (segmentações, CLV,…)
- Estudo da concorrência
- Web analytics
- Business Intelligence
… e quando faz um website, tem que ter mesmo:
- SEO
- Email marketing & Automation
- Remarketing
Pode escolher um parceiro para cada especialidade, porque um é o melhor no que faz, mas será difícil gerir tantos interesses, com montes de informação e contra informação técnica:
- Redes sociais
- Marketing de Influência
- Marketing de Afiliados
- Copywritting
- Produção de imagens e videos
- Programação e desenvolvimento web
- Publicidade Online
Por isso o melhor é escolher uma Gestor de Marketing Digital, com base de decisão no analytics. Sendo a Good Intelligence a melhor escolha em Portugal e no Brasil.
Gestor de Marketing Digital
- Baseado em Objectivos
- Estrutura mais eficaz
- Mais Rentabilidade (custos mais reduzidos e mais resultados)