SEO Analytics

SEO Web Analytics é dividido pelos mesmo 3 grandes grupos da Gestão de SEO: SEO técnico, On Page SEO, Off Page SEO
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Níveis de SEO

Neste artigo assumo que já entende alguma coisa de SEO, mas precisa de saber quais são as ferramentas certas para o SEO. Para o ajudar, vamos dar-lhe 3 níveis de complexidade para cada sub categoria de SEO:

  • Essencial
  • Intermediário
  • Avançado

 

Consideramos que o profissional deverá ter as seguintes ferramentas de SEO técnico. Não só foram escolhidas porque são básicas, mas porque também são grátis.

O ideal é mesmo aprofundar os analytics do Google Search Console, sem dominar esta ferramenta não recomendo avançar para outra.

Consideramos que o profissional deverá ter as seguintes ferramentas de SEO técnico. Não só foram escolhidas porque são básicas, mas porque também são grátis.

O GSC é a ferramenta obrigatória do web analytics, não só permite o analytics como é a ferramenta que comunica com o Google SEO.

Esta ferramenta é muito usada para SEO técnico, mas tem uma consola muito “techy”. É free até ao limite de 500 links.

A velocidade do website é fundamental para o ranking do website, o GT metrix ou Pingdom são ferramentas usuais.

No que diz repeito ao onpage SEO para efeitos de analytics, considero apenas 2 ferramentas como essenciais. Uma para descobrir novas palavras chave e outra para monotorizar.

Aqui os analytics são para vigiar o desempenho do OnPage analytics, é a ferramenta usada desde do novato de SEO até ao PRO avançado. Habitue-se!

 

É a ferramenta que indico aos meus leads, clientes para começarem a terem uma prespectiva das necessidades, é fácil, rápida, pode-se definir para Portugal e lingua Portuguesa.

 

No que diz repeito ao onpage SEO para efeitos de analytics, considero apenas 2 ferramentas como essenciais. Uma para descobrir novas palavras chave e outra para monotorizar.

O google search console permite saber quem está ligado ao seu website. Num nível básico deve vigiar quem e quantas vezes está ligado.

Vigiar o black hat SEO.

 

Se as ferramentas básicas são um “deve haver”, os analytics para SEO intermédio são para quem está a levar a sério o SEO.

Existem imensas ferramentas e plataformas, e por isso apenas estou a indicar as principais. Não quer dizer que sejam as mais indicadas para si ou para o seu cliente.

As plataformas comuns para quem anda no SEO são o MOZ e o SemRush. Mas também existem outras que são melhores em umas coisas e piores em outras.

A ferramenta do SemRush tem 3 níveis de otimização: Erros, Avisos e Notificações. Algumas informações são disparadas com excessiva sensibilidade, mas em regra geral é uma boa ferramenta.

 

A MOZ é outro grande monstro do SEO. Para além do referido onpage, offpage e tecnico, também inclui local SEO.

Continuo a indicar o MOZ e o SemRush, e acrescento uma plataforma com curva de aprendizagem mais simples, e uma que ajuda a pesquisar as palavras chave.

Ajuda a encontrar as palavras chave indicadas para o website de acordo com a intencionalidade.

 

Esta plataforma tem um excelente usabilidade, bons preços e parece ser indicada para alguns tipos de clientes. Permite o acompanhamento diário das palavras e páginas.

 

Continuo a indicar o MOZ e o SemRush, e adiciono o Arefs que é tida como muito boa para análise de backlinks para o Offpage SEO.

É também um clássico do SEO, e não podia deixar de ser mencionada. Mas aqui o seu ponto forte é o Offpage SEO.

 

Práticamente entramos num nível quase filosófico.

Existem muitos PROs, até concorrentes meus, que usam o black hat seo para demonstrar serviço.

Existem muitas ferramentas que permitem as análises avançadas, desde da dark web vigiar a concorrencia até plataformas que permtitem detectar fraquezas alheias e atacar certeiramente.

O problema aqui coloca-se na ética, e por isso ficamo-nos por aqui…

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