NUMERO DE VISITAS NO WEBSITE
O numero de visitas ao webiste da empresa é um indicador muito utilizado. Contudo, existem alguns fatores que podem inflacionar substancialmente o registo para valores ficitícios, tornando a indicador inútil.
Muitas visitas podem nem sequer ser reais. O website pode estar a receber os Bots (cliques não humanos), ou pode estar a receber visitas fora da sua região de mercado, ou pode ser a sua própria mãezinha que a visita 500 vezes por dia. Enfim, é importante configurar os filtros para conhecer as visitas relevantes reais.
Se o mercado é Portugal, porquê incluir as visitas do Chile? Existem mais hipoteses de extrapolação do numero de visitas ao website, sendo que, a configuração correcta, em que a extrapolação é evitada, pode ser definida pelo Google Certified Partner.
Caso de um website com pouco tempo de existência
Olhando para a “Companhia” da imagem acima, trata-se de uma empresa que presta serviços ao consumidor na região de Lisboa. Segundo os dados do Google Analytics, se não tivessem sido configurado os Filtros, a proprietária ficaria com a sensação de 372 visitas (Todos os dados do Website), enquanto no “mundo que traz dinheiro para o negócio”, a Companhia teve apenas 79 visitas na Região de Lisboa.
Esta demonstração muito básica prova que o Google Analytics só terá valor se for bem configurado e interpretado por um profissional competente.
Para quem : para o digital marketeer
Periodicidade : de semanal a trimestal
Fonte : Google Analytics
Estatística : o valor depende de cada website, no entanto o Google Analytics possui uma ferramenta chamada benchmarks, que se aplica de acordo com a dimensão e para cada indústria.
Exemplo de Benchmarking para o Google Analytics. As sessões reais, de um website para mercado mundial, com uma média de visitas entre 1000 e 5000, na Indústria de Computadores e Electronica, é superior aos seus pares (linha azul clara):