Google Analytics WordPress

Como instalar o Google Analytics 4 no wordpress, qual a melhor maneira.

Instalar o Google Analytics 4 no WordPress é obrigatório.

Conheça as 3 alternativas mais comuns de o introduzir no website:

 

#1 Código direto

Em vez do Plug In existem programadores que preferem desta forma. Inserir o código nem é difícil.

#2 Plugins

Um plugin especificamente para o wordpress é muito usado por muitos designers, embora não seja a ideal.

#3 Google Tag Manager

Embora através de um plugin para o Google Tag Manager, esta é forma preferida pelos pros dos analytics.

Eis o cerne da questão, se apenas pretende o Google Analytics como contador de visitas, basta inserir o código ou plugin com configuração básica. Mas se pretende mais dados como:

  • conhecer as taxas de conversão;
  • saber a interação com vídeos;
  • se o existem erros;
  • desempenho do marketing digital;
  • quantas partilhas no social;
  • … e muito mais.

a nosssa escolha é o Google Tag Manager.

Segundo as instruções do Google Analytics, o programador deve inserir o código logo debaixo do.  Essa instrução está nas “Propriedades” e no “Tracking Code”, dentro do Global Site Tag.

No wordpress, o código é inserido: Aparência -> Editor -> abrir o Header e inserir o código de acordo com instruções, e gravar.

 

A primeira coisa que tem que saber, é que nem todos os Plugins se comportam da mesma maneira com os Temas WordPress.

Existem códigos com instruções contraditórias e incompatibilidades.

Se pesquisar nos Plugins pelo termo “Google Analytics”, destacam-se 2 plugins com mais de 1 milhão de instalações, com atualizações recentes e com avaliações entre 4 a 5 estrelas.

 

Google Analytics by ExactMetric

Tal como quase todos outros plugins de google analytics, existem as medições standard:

  • Sessões, pesquisas orgânicas, paginas vistas, taxa de rejeição;
  • Localização, paginas, referencias, palavras chave, erros 404;
  • Canais de tráfego, redes sociais, meios de tráfego, motores de busca;
  • Categorias de equipamentos, browsers, sistemas operativos, tamanho de ecrã, marcas de telemóveis / celulares.

Mas adicionalmente permite:

  • Atribuição de links;
  • Remarketing, demografias e interesse;
  • Velocidade das páginas;
  • Amostras de utilizadores;
  • Cross domain tracking;
  • Exclusão de funções;
  • Accelerated Mobile Pages (AMP) para Google Analytics;
  • Ecommerce;
  • anonimato IP;
  • opção Do Not Track (DNT) para os browsers;
  • apoio para o utilizador fazer opt-out.

Adicionalmente permite os seguintes eventos:

  • Downloads;
  • Emails;
  • Outbound links;
  • Affiliate links;
  • Identificadores fragmentados;
  • Telefone;
  • Page Scrolling Depth;
  • Categorias de eventos customizados, ações, rótulos usando elementos HTML.

Permite as seguintes dimensões:

  • Autores;
  • Ano de publicação;
  • Mês de publicação;
  • Categorias;
  • Tags;
  • User engagement.

Como pode entender é bastante extensivo.

 


Google Analytics by MonsterInsights

Este plugin conta com mais de 15 milhões de instalações, conta com mais funcionalidades que o plugin anterior. Para o conhecer melhor, é recomendado visitar o website deles.

Vantagens e desvantagens.

É muito bom, mas muitos utilizadores tem-no acusado de ser intrusivo, e depois existem muitas funcionalidades que dependem do pagamento de um fee anual.


Outras opções

Existem opções como o Analytify,  que não tendo experimentado, me parece ser muito boa. O que chamou a atenção é a elevada taxa de satisfação.

Também existe o Google Analytics de Jeff Starr, …, normalmente olho para quando foi a última atualização, quantos downloads, informações, rating.

 

3.1  Vantagens do Google Tag Manager

Existem várias vantagens. Se é um marketeer que não quer depender tanto de um programador, ou se quer ter todas as configurações numa consola. Como Pro dos Analytics a regra geral é preferir o Google Tag Manager

 

3.2 Como instalar o Google Tag Manager (antes do GA)

O código do Google Tag Manager (GTM) é o que vai ser diretamente instalado no website. Depois insere o código do Google Analytics na consola do GTM.

3.2.1 Normalmente uso o Plugin:

DuracellTomi’s Google Tag Manager for WordPress

Tem uma excelente avaliação, dispõe de várias funcionalidades. Para além de permitir acessibilidade básica, também permite:

  • detetar o browser / equipamento e sistema operativo
  • o tempo (beta)
  • eventos media player (como o youtube)
  • scroll tracking
  • google ads remarketing
  • integração com woocomerce
  • integração com formulários (standard Form 7)

Informação importante -> pedir ao programador para colocar o hosting em versão acima PHP 7.0

 

3.3  Instalar o Google Analytics dentro do GTM

Para instalar o Google Analytics, apenas basta configurar o Tag específico do Google Analytics e inserir o código do google analytics (exemplo: UA-52447-1), e indicar que é para todas as páginas.

Depois de publicar, o Google Analytics fica a funcionar. Veja no Real Time, visite o website, e verá a página que visitou.

Tal como nas outras opções (código e plugin GA), para assegurar que as implementações e configurações estão corretas, deverá contactar um profissional.

O Google Analytics é um programa que deve ser customizado de acordo com cada website ou app. A Google apenas fornece os meios para que a medição do desempenho do website seja possível.

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

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