Portanto, se você quer divulgar seu negócio e chamar a atenção do seu cliente, é necessário estar onde seu público está, ou seja, na web. São mais de 134 milhões de usuários no Brasil, e 8 milhões em Portugal.
Quer entender melhor por que é tão importante investir em marketing digital e quais são as vantagens de recorrer a essas estratégias? Acompanhe a leitura!
Por que Marketing Digital é importante?
Após a pandemia da Covid-19, que levou ao isolamento social para conter o avanço do vírus, ficou ainda mais evidente que a internet é crucial para a sobrevivência das empresas.
O mundo já estava migrando para o digital. Porém, o isolamento acelerou esse processo.
Hoje, os consumidores utilizam a internet para buscar soluções e pesquisar sobre marcas, produtos e serviços.
Portanto, os métodos tradicionais de vendas não são mais suficientes para atrair e converter clientes. Afinal, a jornada de compra do consumidor mudou.
Além do mais, seu público (e também seus concorrentes) já estão na internet. Logo, deixar de investir em marketing digital é perder oportunidades de negócio.
Toda empresa deve fazer marketing digital?
Todas as empresas, independentemente do tamanho e ramo de atuação, precisam se adaptar e adotar estratégias de marketing para manter-se competitiva no mercado.
Quais vantagens do Marketing Digital?
Já deu para perceber que o marketing digital é importante para a sobrevivência da sua marca no mercado, não é mesmo? Agora, veja só os motivos para investir nessas estratégias:
#1 Presença forte na internet
O marketing digital permite que sua empresa tenha uma forte presença na internet para que seja encontrada por possíveis clientes. Você conseguirá impactar seu público para aumentar suas vendas.
#2 Audiência qualificada
Ao contrário da mídia tradicional, na mídia digital existem muitas possibilidades de segmentação para atrair o público certo.
Desde as informações mais óbvias, como sexo, idade, renda, localização, interesses e comportamento do consumidor. Assim, é muito fácil atrair uma audiência qualificada com grandes chances de se tornarem clientes da sua marca.
#3 Mensuração de dados
Na Internet, podemos saber quase todas as etapas de compra de um cliente, a partir de qual anúncio ele viu, em qual anúncio clicou, seu comportamento no site, quais páginas ele leu, formulários preenchidos e compras.
Podemos cruzá-lo com uma variedade de outras informações e usá-lo para alocar orçamentos, otimizar atividades e expandir resultados.
#4 Se tornar autoridade
Aproveitar os recursos virtuais para aumentar sua presença na internet é uma ótima maneira de fortalecer sua marca.
Quando uma empresa é vista como autoridade no segmento em que atua, maiores as chances de ser considerada no processo de compra dos consumidores.
Quais ações investir?
Existem diferentes formas de investir em ações de marketing digital para aproveitar as vantagens dessas estratégias. Conheça algumas opções para sua empresa:
#1 SEO
SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que ajuda a posicionar sua loja online nos motores de buscas, como o Google.
Ao aplicá-la, seus clientes poderão encontrar facilmente o seu site no topo da SERP (ou seja, nos resultados da pesquisa), o que proporciona mais tráfego orgânico para o seu e-commerce.
#2 Mídia Paga
Investir em anúncios pagos é uma ótima alternativa para conseguir resultados melhores e mais rápidos. Links patrocinados, anúncios pagos nas redes sociais e mídia display são as principais ferramentas para isso.
O mais interessante é que você pode usar contas digitais para pagar os investimentos em anúncios.
#3 Marketing de Redes Sociais
Além de ajudar a construir relacionamentos com o cliente, as redes sociais também ajudam a impulsionar negócios online e aumentam o envolvimento do consumidor com a marca.
Portanto, explore as redes sociais para divulgar conteúdos interessantes para o seu público-alvo e criar anúncios segmentados.
Para aumentar o alcance das suas publicações e sua relevância nas redes sociais, você pode considerar a compra de curtidas no Instagram.
#4 Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é visto como o futuro do marketing digital. Essa estratégia inclui a criação e distribuição de conteúdo de qualidade e relevância para educar clientes e consumidores em potencial.
Alguns exemplos de conteúdo são postagens de blogs, e-books, infográficos, vídeos e podcasts.