WhatsApp Marketing: Alcance seu público-alvo e impulsione seu negócio!

Bem-vindo ao mundo do WhatsApp Marketing! Se você é um empresário ou empreendedor em busca de novas estratégias para alcançar seu público-alvo e impulsionar seu negócio, este post é para você.

Vamos mergulhar nas possibilidades que o WhatsApp oferece como uma poderosa ferramenta de marketing. Prepare-se para descobrir como aproveitar ao máximo essa plataforma de mensagens instantâneas e transformar conversas em oportunidades de negócio.

Vamos começar!

O que é WhatsApp Marketing?

 É uma estratégia que utiliza o WhatsApp como canal de marketing para impulsionar vendas de produtos ou serviços.

Através do uso de mensagens personalizadas e individuais, essa abordagem aproveita os recursos do aplicativo focado em perfis comerciais, o WhatsApp Business, para alcançar clientes de forma direta e eficiente.

o que é whatsapp business

Com essa estratégia, empreendedores e donos de negócios podem engajar seu público-alvo de maneira mais próxima e personalizada, aumentando as chances de conversão e crescimento do negócio.

Por que o WhatsApp é uma ferramenta poderosa para o marketing?

WhatsApp como ferramenta de marketing por ser a plataforma de redes sociais mais usada, com cerca de 88% de penetração em Portugal.

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Para além disso podemos enumerar as seguintes vantagens:

  • Plataforma segura, rápida e barata
  • Relações mais profundas e fortes com os clientes
  • Suporta personalização com o mercado
  • Benefícios do WhatsApp Marketing
  • Ajuda a conhecer melhor os clientes
  • Tem maiores taxas de conversão
  • Aumenta as vendas
  • Facilita a automatização
  • Suporte em tempo real
  • Custos de marketing mais baixos

Como é que o meu negócio entra no WhatsApp marketing?

É obvio que tem que existir uma conta WhatsApp, contudo é pertinente saber as diferentes opções:

WhatsApp padrão – serve para as pessoas manterem contato com amigos e familiares.

WhatsApp Business App – estão disponíveis no aplicativo gratuito na app store. Eles funcionam apenas com um número limitado de utilizadores funcionários e são melhores para pequenas e médias empresas.

WhatsApp Business  API – para empresas maiores. Essas contas não estão disponíveis na app store, são pagas e oferecem mais funcionalidades para uma experiência de usuário mais personalizada.

 

Aqui parece-nos óbvio que a App mais adequada é a segunda.

Recomendações do WhatsApp Business?

O aplicativo  pode ser baixado até quatro telefones de funcionários ou usado em um navegador (browser).

Não é nada recomendável  usar o mesmo número de telefone que sua conta de mensagens padrão.

Vai precisar de um número de telefone exclusivo para sua empresa.

E se você usar o mesmo telefone para ambas as contas, é uma boa ideia usar um telefone com capacidade dual SIM para não ter problemas de conformidade misturando suas listas de contatos comerciais e pessoais.

Vejamos algumas funcionalidades:

Converse com clientes rapidamente
As empresas podem oferecer links curtos e códigos QR para que os clientes tenham acesso com um toque a bate-papos diretos com um agente. Isso agiliza a experiência do usuário, tornando os bate-papos rápidos, simples e convenientes.

Rotule conversas para transparência
As contas empresariais podem rotular seus clientes dependendo do tipo de conversa, como se são um cliente novo ou existente, uma venda ou uma reclamação e muito mais. Isso se torna especialmente útil quando você tem uma grande base de clientes.

Alcance muitas pessoas ao mesmo tempo
Falando em grandes bases de clientes, o aplicativo WhatsApp Business possui um recurso chamado Broadcasts que aumenta a eficiência de suas mensagens comerciais, permitindo que você entre em contato com até 256 usuários simultaneamente.

Você pode enviar várias transmissões se tiver mais de 256 contatos. No entanto, os usuários precisam salvar seu número de telefone em seus contatos, caso contrário não verão sua transmissão.

Automatize mensagens para eficiência
Com muitos clientes para acompanhar, a automação pode ajudar os agentes a ignorar mensagens repetitivas e a se concentrar nas partes importantes da conversa.

O WhatsApp Business pode enviar automaticamente mensagens de saudação para novos usuários, mensagens de ausência fora do horário comercial e respostas rápidas a perguntas frequentes.

Para aprender a usar a plataforma WhatsApp Business, tenha como base a própria WhatsApp:

 

E depois procuraria tutoriais mais recentes:

 

O WhatsApp API vale a pena?

Existem dois fatores a ter em consideração, o processo e aprendizagem da integração deste canal de marketing e os custos associados.

Os custos não serão apenas da própria plataforma, mas também os custos com pessoal, agências e outras plataformas associadas.

Se os recursos adicionais da API garantem um retorno ainda maior que o Business para pequenas empresas, então é de avançar.

Aqui na Good Intelligence, estamos a dirigir para uma audiência especifica, as pequenas empresas, e por isso não abordamos o API.

Como alcançar novos clientes através do WhatsApp

Esta é a pergunta mais frequente.

Para compreender melhor o potencial, temos que recordar a facilidade com que se contata: “um click”

Para compreender melhor, consideramos a plataforma como uma forma de contacto de potenciais novos clientes, com pouca fricção.

As conversões são maiores.

Depois do contacto estabelecido, ficamos com esse contacto registado, e conseguimos comunicar mais facilmente.

Pontos de contacto gratuitos do WhatsApp

Existem diversas maneiras gratuitas para as pessoas acessarem o seu negócio online. Você pode usar códigos QR, links curtos, botões de ação na sua Página do Facebook e perfil do Instagram, além das Lojas do Facebook e do Instagram.

Essas são ótimas opções para aumentar a visibilidade da sua marca. E o melhor de tudo, você pode impulsionar o seu WhatsApp Marketing através dessas ferramentas. 

Anúncios Meta no WhatsApp

Aumente o alcance das suas postagens no Facebook transformando-as em anúncios que atraem novos clientes para interagir com o seu negócio.

Anúncios com call to action para o WhatsApp

Incentive as pessoas que possam se interessar pela sua empresa, mas que ainda não seguem a sua página no Facebook, a iniciar uma conversa promovendo o botão “Enviar mensagem”. Assim, você estará estimulando o engajamento com potenciais clientes e abrindo novas oportunidades de negócio.

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O WhatsApp permite criar listas de contactos com maior facilidade de comunicação.

Mensagens curtas, imagens, videos, emojis.

Nem todos os contatos adquiridos devem ser guardados como leads, e por isso não vale a pena guarda-los.

Desenvolva listas de leads segmentadas, tal como os emails: ano/mês, campanhas, produtos/serviços, fase do funil, …

Mais funcionalidades do Whatsapp nos negócios

Desde 2009, o Whatsapp tem sido um aplicativo de comunicação muito popular, especialmente entre usuários de smartphones. Com o tempo, o Whatsapp Marketing se tornou uma estratégia eficaz para empresas, trazendo benefícios tanto para elas quanto para os clientes.

1.   Ajuda a manter o foco nos negócios empresariais

O Whastapp é um aplicativo social e há chances de uma pessoa colocar uma foto de perfil pessoal, ou então compartilhar momentos da família com seus contatos por meio do status.

Assim, com o Whatsapp Business, desenvolvido especificamente para empresas, é possível manter a vida pessoal separada da profissional .

2.   Configuração completa de perfil comercial

O aplicativo de negócios possui recursos adicionais e úteis, e assim permitem criar um perfil comercial com informações importantes para os usuários, como:

  • Categoria;
  • Descrição;
  • E-mail;
  • Endereço comercial;
  • Foto do perfil;
  • Horário de atendimento;
  • Nome;
  • Site empresarial.

Essas informações são úteis para clientes atuais e potenciais que desejam conhecer a credibilidade de uma clínica especializada, por exemplo, além de poder entrar em contato quando necessário.

As pessoas para as quais a empresa envia mensagens, utilizando o próprio aplicativo comercial, dentro de uma estratégia de Whatsapp Marketing, também poderão ver que o contato pertence a uma conta de pessoa jurídica, agregando mais credibilidade e facilitando compras e visitas, visto que as primeiras dúvidas já podem ser sanadas por meio dessas informações iniciais.

3.   Muitas opções de negócios disponíveis

Pode-se definir um perfil comercial exclusivo, assim como existem outros recursos úteis no aplicativo. Por exemplo, é possível verificar estatísticas de maneira específica, como número de mensagens enviadas, aquelas que foram entregues, as recebidas e as que foram lidas.

Outra opção é poder definir mensagens sobre uma instituição educacional que oferece cursos, comunicando algum ponto em particular, como:

  • Ausente;
  • Fora de horário comercial;
  • Respostas rápidas;
  • Saudação.

Além disso, é possível adicionar um rótulo para cada chat, como novo cliente ou pedido, pagamento pendente e pago, pedido solicitado ou concluído, entre tantos outros que podem ser personalizados, e que a própria ferramenta oferece, facilitando o controle da empresa.

 

4.   Tão fácil de usar quanto Whatsapp padrão

Há empreendedores que podem ficar preocupados se poderão ou não gerenciar o aplicativo e colocar em prática as estratégias do Whatsapp Marketing, utilizando o formato Business.

Além dos recursos já mencionados, o aplicativo funciona exatamente como um Whatsapp normal, com a mesma interface, opções de comunicação e as diferentes acessibilidades, tornando o uso da ferramenta mais intuitivo e facilitado.

A lista de contatos aparece no aplicativo, e assim fica mais fácil configurar status para promoção, excluir mensagens enviadas e, uma ação muito solicitada até a implementação, o uso do Whatsapp quando tiver acesso a um computador.

5.   Definição de resposta automática

Qualquer modelo de negócio demanda esforço e comprometimento, assim como muito trabalho e tempo.

Ainda assim, em algum momento é preciso descansar para encarar os desafios que um negócio proporciona, no dia a dia comercial.

Isso não significa que o empreendedor precisa dar uma pausa nos negócios. Pelo menos tecnicamente falando.

Isso porque é possível configurar uma opção de resposta automática em que os usuários recebem respostas pré-definidas, dependendo da necessidade em se comunicar com a empresa. Isso otimiza os atendimentos e garante que os usuários não ficarão muito tempo sem respostas.

6.   Pagamento sem complicações

A estratégia do Whatsapp Marketing influencia até mesmo na forma de pagamento que um cliente pode formalizar a compra por meio do aplicativo. Afinal, a ferramenta digital também permite o envio e o recebimento de pagamentos.

Para uma empresa que gera um lead, ou seja, um potencial cliente, e o converte em consumidor, é possível receber o valor por meio do Whatsapp, tornando a compra ainda mais prática – o que permite reter esse cliente.

Esse é um método de pagamento seguro e, portanto, nem mesmo os consumidores hesitam em fazê-lo quando surge uma oportunidade de negócio.

Existem plataformas que complementam este canal

Para além das funcionalidades que constam na própria plataforma, existem outras soluções podem ajudar bastante.

Uma delas, é o envio de mensagens em massa.

Vamos enumerar as funcionalidades de uma plataforma que pode ser o benchmark, a Sendowo tem preços a partir de 30 €/ano (1000 mensagens/mês):

  • Envio em massa de mensagens WhatsApp
  • Autoresponder
  • Chatbot: automatizar o chat
  • Extração dos participantes de grupos de WhatsApp
  • Enviar as campanhas nas datas marcadas
  • Mensagens com imagens e videos
  • Gestão de contactos

 

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Estratégias e dicas de Whatsapp Marketing

Como fazer marketing pelo whatsapp de maneira definitiva, a empresa deve criar uma persona de marca ressonante no aplicativo. O público pode ser estruturado dentro do planejamento e aplicação das estratégias de Whatsapp e Marketing.

Quando a empresa criar uma personagem que reflita a marca, fica mais fácil se conectar com o público ao longo do tempo.

Isso faz com que os usuários sintam que estão falando diretamente com a marca, e não com um robô. Não que isso seja ruim, mas estabelece uma personalidade mais próxima entre consumidor e empresa.

Outra estratégia principal está associada à construção de um banco de dados de contatos. É importante oferecer aos consumidores algum incentivo em troca dos números de telefone.

Após a obtenção desses dados, é possível enviar mensagens promocionais diretas para o público-alvo.

Também é importante planejar a atualização dos consumidores quanto à jornada do produto. Desde a realização do pedido, até as atualizações do envio, quando saiu para entrega e o tempo até a chegada ao destino final.

O uso de histórias para falar sobre o negócio, e assim informar os clientes sobre novos produtos, ou aqueles que são populares e não param no stock, é uma maneira interessante de chamar a atenção dos clientes.

Da mesma forma, é possível desenvolver informativos diversos sobre o negócio, ou mesmo materiais educativos.

A divulgação de reconhecimento por meio de prémios que a empresa recebe é uma forma de mostrar, de forma especial, como o cliente tem uma empresa focada nas finalidades ao qual se dedica e na melhoria constante.

Segmentação de grupos

De acordo com os bens de consumo que são disponibilizados para o mercado consumidor, uma dica é criar diferentes grupos para comercializar dentro de nichos específicos.

Assim, também é possível segmentar conforme o tipo de interesse ou mesmo a fase do funil que os leads se encontram.

Dentro da estratégia do Whatsapp Marketing é possível estabelecer diferentes grupos para clientes de alto valor, conforme os interesses, e assim dar descontos especiais nos preços de produtos existentes. A ideia, nesse ponto, é manter a fidelidade e ter comunicados ainda mais personalizados.

Também é possível, por meio de grupos diferentes, oferecer amostras de produtos novos, solicitar feedback e pedir novas ideias, e como a empresa pode melhorar em pontos significativos, como entrega, tempo de espera, atendimento, entre outros serviços.

Uma última dica está na transmissão de saudações e informações importantes, em ocasiões sazonais, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães e dos Pais, entre outras datas festivas.

Esses modelos de mensagens encaminhadas a clientes e fornecedores estabelece um vínculo, pois assim os destinatários sabem que a empresa pensa neles em momentos importantes.

Isso também ajuda a aumentar o retorno necessário da marca, e como ela é enxergada pelo público.

Conclusão

O aplicativo de comunicação possui download gratuito e, portanto, o custo do Whatsapp Marketing é praticamente zero, levando em consideração que já existe um celular smartphone disponível e acesso à internet.

Os custos adicionais podem se apresentar em forma de softwares que facilitam a rotina do empreendedor, ou então quando há um profissional ou uma agência de comunicação e publicidade dedicada ao Whatsapp marketing.

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

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