skip to Main Content

Estratégia sem tácticas é o caminho mais lento para vencer. Tácticas sem estratégia é barulho antes da derrota.Sun Tzu (~500 BC)

Estratégia Marketing 1

Ninguém pode decidir, sem conhecer os factos. 

Análise de Concorrência

Estruture o conhecimento do que a concorrência anda a fazer! Antecipe as jogadas para uma melhor estratégia.

Estudo de Mercado

Dimensões, segmentações, dados médios, tudo o que necessita para compreender o mercado.

Relatório Digital

Saiba tudo o qua a concorrência anda a fazer no digital como no webiste, ou nas redes sociais, tudo o que faz no digital, até mesmo os preços.

Qual é a frase que identifica como quer que a marca seja conhecida. 

Estratégia Marketing 2A proposta de valor é muito importante para a definição da estratégia do marketing. No fundo, estamos a indicar o Branding.

Esta afirmação deve estar perfeitamente alinhada com o que a empresa oferece. Ao mesmo tempo que é distinta.

Os processos para o fazer, são o conjunto de iniciativas:

  • Entrevistas com pessoas do mercado alvo;
  • Análise às pesquisas orgânicas e reacção a elementos;
  • Através de anúncios pagos.

Big Boss diz quais são os objectivos de Marketing

Existem modelos de Definição de Objectivos de Marketing

Numa grande empresa, é definida a estratégia da empresa. A partir dessa estratégia são definidos os objectivos para o gestor de marketing.

Também pode existir uma definição simultânea entre a estratégia global e a do marketing, ou mesmo entre as duas existir a estratégia de branding.

Serão os Objectivos exigidos ao Marketing exequíveis? São definidos de cima para baixo, ou ao contrário? Qual o modelo de Gestão?

12 Exemplo de Objectivos

  • Interacção com a marca
  • Satisfação com o Cliente
  • Customer Lifetime Value
  • Aumento de receitas
  • Aumento das margens de vendas
  • Aumento da qualidade do produto
  • Aquisição de clientes
  • Aumento da reputação da marca
  • Vendas Fechadas
  • Diferenciação
  • Optimização da estrutura de preços
  • Geração de Leads

Estratégia de Marketing é menos de uma página, a sua preparação pode ser um livro

É o Gestor que a Define [ponto]

Como consultores somos deparados com pedidos de elaboração de estratégia de marketing. Do nosso ponto de vista, é uma demissão das suas funções.

O Gestor de Marketing necessita de cenários

Ao apresentar vários cenários (consultores e colaboradores) o Gestor vai validando e melhorando a construção da estratégia.

Os cenários são fundamentados a partir dos estudos de mercado, da análise da concorrência, de como a empresa quer ser conhecida, e dos objectivos superiormente definidos (se existirem), e quanto mais estruturado for, mais fácil elaborar uma estratégia.

Ajuda bastante os Use Cases, estratégias publicadas. Quantos mais ler, com os devidos descontos dos mercados onde se inserem, irá melhorar a capacidade de escolher a melhor estratégia de marketing.

Existe Estratégia do Negócio e Branding antes

É um erro comum, mas a primeira fase da estratégia passa pela estratégia do negócio e depois pelo Branding. Só depois é que entra a estratégia.

estratégia de marketing

Qual a diferença entre a estratégia e as tácticas de marketing?

Tem-se como estratégia aquilo que está acima das tácticas. O problema é saber se são tácticas acima das tácticas.

As tácticas são a expressão do que foi definido nas estratégias.

Exemplos de Estratégia de Marketing

Uma das coisas mais dificeis de distinguir é diferenciar a estratégia das tácticas. Aqui a Cultbranding anuncia 52 tipos de estratégia, outros como na Entrepeneur no artigo de RL Adams mistura algumas tácticas.

Gostamos bastante dos conceitos da Strategypeak de Kurian Tharakan, para além dos exemplos, terá acesso a conteúdos muito interessantes.

Um artigo da Universidade de Harvard, coloca uma equação muito interessante, que é a capacidade de execução da estratégia:

Estratégia Marketing 3

 

Mas também pode estudar a estratégia de marketing marca a marca, como a Samsung que gasta todos os anos valores na ordem dos $10 biliões.

Plano de Marketing, é para a execução

Juntar num documento, a estratégia, tácticas, responsabilidades, objectivos e orçamento

A periodicidade do Plano de Marketing pode ser desde trimestral até bi anual, depende da estabilidade do mercado e da concorrência e da ambição dos objectivos.

O primeiro plano de uma nova Empresa é sempre um incógnita. Normalmente são contratados gestores da mesma indústria, concorrentes, que já têm experiência, permitindo uma base de escolha mais fundamentada, mas não são “out-of-box”.

 

Onde falham os Planos de Marketing?

Muitos planos de marketing, falham na executabilidade.

Como normalmente faltam planos de medição, o marketing não é data driven, não existe analytics, os planos de marketing resumem-se a lançar campanhas. Tudo sem que se possa acompanhar os resultados.

Soa a orçamento de empresas publicas.

O plano de marketing deve assumir que deve existir retorno de investimento em cada meio, em cada campanha, em cada táctica.

Deve-se permitir flexibilidade nas tácticas e no orçamento, sem a variabilidade da estratégia. O marketing é altamente volátil.

Back To Top