SEO Analytics

SEO Web Analytics é dividido pelos mesmo 3 grandes grupos da Gestão de SEO: SEO técnico, On Page SEO, Off Page SEO

Níveis de SEO

Neste artigo assumo que já entende alguma coisa de SEO, mas precisa de saber quais são as ferramentas certas para o SEO. Para o ajudar, vamos dar-lhe 3 níveis de complexidade para cada sub-categoria de SEO:

  • Essencial
  • Intermediário
  • Avançado

Consideramos que o profissional deverá ter as seguintes ferramentas de SEO técnico. Não só foram escolhidas porque são básicas, mas porque também são grátis.

O ideal é mesmo aprofundar os analytics do Google Search Console, sem dominar esta ferramenta não recomendo avançar para outra.

Consideramos que o profissional deverá ter as seguintes ferramentas de SEO técnico. Não só foram escolhidas porque são básicas, mas porque também são grátis.

O GSC é a ferramenta obrigatória do web analytics, não só permite o analytics como é a ferramenta que comunica com o Google SEO.

Esta ferramenta é muito usada para SEO técnico, mas tem uma consola muito “techy”. É free até ao limite de 500 links.

A velocidade do website é fundamental para o ranking do website, o GT metrix ou Pingdom são ferramentas usuais.

No que diz respeito ao onpage SEO para efeitos de analytics, considero apenas 2 ferramentas como essenciais. Uma para descobrir novas palavras chave e outra para monotorizar.

Aqui os analytics são para vigiar o desempenho do OnPage analytics, é a ferramenta usada desde do novato de SEO até ao PRO avançado. Habitue-se!

É a ferramenta que indico aos meus leads, clientes para começarem a terem uma perspetiva das necessidades, é fácil, rápida, pode-se definir para Portugal e língua Portuguesa.

No que diz respeito ao onpage SEO para efeitos de analytics, considero apenas 2 ferramentas como essenciais. Uma para descobrir novas palavras chave e outra para monitorizar.

O google search console permite saber quem está ligado ao seu website. Num nível básico deve vigiar quem e quantas vezes está ligado.

Vigiar o black hat SEO.

Se as ferramentas básicas são um “deve haver”, os analytics para SEO intermédio são para quem está a levar a sério o SEO.

Existem imensas ferramentas e plataformas, e por isso apenas estou a indicar as principais. Não quer dizer que sejam as mais indicadas para si ou para o seu cliente.

As plataformas comuns para quem anda no SEO são o MOZ e o SemRush. Mas também existem outras que são melhores em umas coisas e piores em outras.

A ferramenta do SemRush tem 3 níveis de otimização: Erros, Avisos e Notificações. Algumas informações são disparadas com excessiva sensibilidade, mas em regra geral é uma boa ferramenta.

A MOZ é outro grande monstro do SEO. Para além do referido onpage, offpage e tecnico, também inclui local SEO.

Continuo a indicar o MOZ e o SemRush, e acrescento uma plataforma com curva de aprendizagem mais simples, e uma que ajuda a pesquisar as palavras chave.

Ajuda a encontrar as palavras chave indicadas para o website de acordo com a intencionalidade.

Esta plataforma tem um excelente usabilidade, bons preços e parece ser indicada para alguns tipos de clientes. Permite o acompanhamento diário das palavras e páginas.

Continuo a indicar o MOZ e o SemRush, e adiciono o Arefs que é tida como muito boa para análise de backlinks para o Offpage SEO.

É também um clássico do SEO, e não podia deixar de ser mencionada. Mas aqui o seu ponto forte é o Offpage SEO.

Praticamente entramos num nível quase filosófico.

Existem muitos PROs, até concorrentes meus, que usam o black hat seo para demonstrar serviço.

Existem muitas ferramentas que permitem as análises avançadas, desde da dark web vigiar a concorrência até plataformas que permitem detetar fraquezas alheias e atacar certeiramente.

O problema aqui coloca-se na ética, e por isso ficamo-nos por aqui…

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