O que é o tráfego do website?
É um numero de visitas que os utilizadores / pessoas efetuam no website.
Note-se que referimos “pessoas” porque existe o trafego de lançado por pseudo visitantes. Normalmente são os bots da google, mas também podem ser por outros motivos, e até mesmo da pirataria.
Outro conceito que convém aprender é distinção entre as vistas (tráfego) e o número de utilizadores.
A google chama-lhe sessões
A terminologia pode variar, e a google chama ao trafego, visitas: sessões.
Os visitantes que voltam muitas vezes
Por exemplo, uma empresa que vende cursos, muitos alunos voltam a visitar o website 4 ou mais vezes por dia. Num website com 100.000 visitas mensais e 1000 alunos, podemos estimar que 60% do trafego tem origem operacional.
Assim, neste caso, existe o tráfego alunos e não alunos.
Como se faz a previsão de trafego do meu website?
Na realidade é possível ter um numero de visitas bastante aproximado do real.
O google analytics, permite saber quantas pessoas visitam o website, e até de onde vêm, quer através de que meio, até mesmo de que país.
Aqui o organic pode ser google, bing, yandex,… e a google permite sabe-lo se ativar a coluna “Fonte”.
Como se prevê o trafego dos sites da concorrência?
Aqui é necessário recorrer a plataformas específicas.
As plataformas como Ahrefs, Semrush ou Similarweb podem muitas vezes estimar o tráfego dos sites concorrentes.
Google Analytics Benchmarking
A google analytics, esperamos que a versão continue, tem um relatório que permite saber o trafego por 3 filtros: sector, grupos de numero de sessões e país / regiões:
Para que este relatório seja possivel, tem que configurar corretamente o Google Analytics.
De onde vem o tráfego para o meu website?
Existem os Meios de onde vem o trafego: Orgânico, Referrel, Social, Direto, CPC ou pago.
E por sua vez os meios subdividem-se nas suas respetivas fontes:
- google, bing são orgânico
- facebook, linkedin, instagram são social
- se algum website partilha o seu website, é referral
- CPC pode ser da googl, facebook
- Email dos emailing também é muito comum
O tráfego direto (segundo a google analytics) está sempre presente
Ás vezes até é maior origem de tráfego, pode ser por má configuração ou pode ser real.
O tráfego direto no Google Analytics é definido como visitas ao website que ocorreram como resultado de um utilizador digitar o seu URL diretamente no seu browser ou através de bookmarks.
Se o Google Analytics não conseguir localizar a fonte do seu tráfego, então também irá categorizar isto como tráfego directo.
O tráfego que você quer!!!
Como especialistas de SEO, deparamos com algumas surpresas.
Pode acontecer um website com 100 mil visitantes por mês, mas nenhum dele traz negócio. Isto porque tinha um link com um termo de pesquisa (irelevante) bastante procurado.
Por outro lado, uma empresa tinha apenas 1000 visitantes mensais, garantia a sua rentabilidade. O trafego tinha bastante intenção de compra e era localizado na sua região.