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 Existem várias técnicas de análise de usabilidade, é recomendado definir a arquitetura, aproveitar os testes rápidos e baratos, melhorar, e depois aperfeiçoar através de testes com utilizadores reais. 

O QUE SÃO TESTES DE USABILIDADE?

Quando um website é desenvolvido, existe uma arquitetura pela qual os responsáveis de marketing e gestores, pretendem que os visitantes naveguem. Os testes de usabilidade permitem detetar as resistencias e distrações às intenções definidas pela arquitetura.

TESTES DE USABILIDADEUma elevada taxa de rejeição é um indicador de má usabilidade, depende como o website está desenvolvido. As várias técnicas de testes de usabilidade:

  • Avaliação da Arquitetura: existem regras, mesmo para efeitos de SEO, quantos cliques se chega a qualquer página, quais os call to action, quais os micro momentos.
  • Análise heurística: de acordo com o público alvo, como é que o website está a ser apresentado, dentro das normas esperadas ou apresenta muitas resistências e desmotivações.
  • Procura de erros: erros gramaticais, ortográficos, erros de links mortos, desatualizações,..
  • Inquéritos online: perguntar ao utilizador durante a sua visita, através de pop up (normalmente) acerca da experiência da visita.
  • Clássicos Testes de Usabilidade: recrutar participantes para testar o website de acordo com ações específicas.
  • Heatmaping, Clickmaping e Videomaping: é possível filmar as navegações, saber até onde os visitantes vão no website, onde o rato passeia, e tirar conclusões preciosas.

QUANDO VALE A PENA FAZER TESTES NO WEBSITE?

Se fez um webiste “tailor made”, mas como uma navegabilidade dificil, sem definição da jornada de visita, e ainda por cima é  pouco flexivel, então, use os testes para corrigir erros crassos (existem muitos).

Mas se tem um website em CMS como WordPress, a Portuguesa Outsystems, ou outro CMS flexivel, então use os testes para dar um bom empurrão nas taxas de conversão:

  • Atrair visitantes, quer através do SEO, quer de landing pages adequadas ao AdWords, FaceAds,…
  • Converter visitantes em subscritores de emailing;
  • Converter os visitantes em compradores.

Precisa de ajuda na Definição da Arquitetura do Website?

BATERIA DE TESTES RÁPIDOS

Antes de um processo de implementação de analytics, fazemos sempre estes testes. É muito comum encontrar erros de casting, até com websites com programadores & designers pagos a peso de ouro:

  • Qual a velocidade do website (básico);
  • Análise técnica do SEO;
  • Análise heurística e de navegabilidade;
  • Heatmaps, videomaps e Clickmaps;
  • Google Analytics e Search Console checks.

velocidade website

A velocidade do website tem que ser bem interpretada.

TESTES AO WEBSITE COM VISITANTES REAIS!

Nem todos os visitantes são iguais em todas as indústrias. Nós procuramos ativamente potenciais clientes, pedimos a aprovação do cliente e fazemos a seleção de uma amostra significativa. E colocamos-os a navegar no website, damos instruções, e vamos ver onde estão a esbarrar e por onde divergem.

 

O QUE APARECE NO RELATÓRIO DE USABILIDADE

Este relatório reflete a opinião de utilizadores muito semelhantes ao mercado alvo, por isso é para levar muito a sério, é para se fazer. Procuram-se resistências e divergências que distraem ou desanimam o visitante do objectivo pretendido. Os erros comuns são agrupados por:

  • Navegação confusa;
  • Conteúdos de leitura desaquados;
  • Lettering, espaçamentos, titulos, imagens,… que dificultam a leitura;
  • Web design não responsivo;
  • Distrações ao objectivo;
  • Falta de intervalos de compreensão.

Playlist de testes de usabilidade:

OUTROS MEIOS DE TESTAR O WEBSITE?  

Existem imensas ferramentas, como por exemplo o eye tracking, que grava para onde os olhos estão a olhar, testando os elementos onde existe maior atração. Também existe, e trabalhamos com essa ferramenta, que é screen image testing, baseado no neuromarkting, e os resultados são baseados num alogarítmo.

screen test do websiteNeste screen test, pretendeu-se saber se o call to action era visivel. Também demonstrou que a palavra “Taxas” era redundante.

 

USABILIDADE CONTINUA

Os testes de usabilidade devem acompanhar o desenvolvimento de novas ideias, campanhas, táticas de marketing. Por exemplo, sempre que existe alguma alteração no website, faz-se o teste de velocidade.

Também, após alguma alteração, antes ou durante o google analytics, não só pode ter uma ideia se a alteração oferece impulso ou resistência, como gerar ideias com a finalidade da conversão.

plano de marketing analytics

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Artigo
Testes de Usabilidade de Websites
Titulo:
Testes de Usabilidade de Websites
Descrição
A Empresa paga uma fortuna por um website, muito bonito, mas depois vai aos testes de usabilidade e descobre muitas barreiras à conversão.
Autor:
Good Intelligence
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