O que é Google Reviews
São uma revisão voluntária, não paga, online que os clientes escrevem sobre lugares que visitaram.
Os Google Reviews estão directamente ligadas à Pesquisa Google, Google Maps, e à sua listagem de Google Business.
Os Google Reviews facilita as pessoas a deixarem comentários, adicionar imagens, e descrever a outras pessoas as suas experiências.
Quais são as alternativas
Na realidade, normalmente, são os clientes que escolhem as plataformas de avaliação. O que os negócios podem fazer, é facilitar o acesso.
Existem muitas empresas que nem têm a noção dos Google Reviews que os clientes lhes fazem.
As plataformas mais famosas
- Portal da Queixa (Portugal)
Plataformas B2B
- G2
- TrustRadius
- GlassDoor (empregos)
Plataformas baseadas em motores de busca
- Google My Business, agora Google Business Profile
- Bing Places
- TripAdvisor
Como é que aparecem os Reviews?
Normalmente as Empresas são descobertas pela Google, através de várias formas e indicadores.
Recomenda-se que as empresas acedam o controlo do seu Business Profile
Empresas devem controlar o seu Google Business Profile
Se o seu negócio tem telefone, aparece no facebook, diretórios, a google pode inserir o seu negócio no Google Maps.
É importante que cada negócio reclame a propriedade do Google Business Profile, é gratuito e consegue controlo de um meio que traz muita visibilidade e até mais vendas.
Enquanto os Utilizadores Consumidores, criticam
Pelo lado dos clientes, que têm normalmente uma conta google, ou porque têm um smartphone android, ou porque têm o gmail, podem efetuar a sua avaliação.
Inclusive, é possível que o smartphone identifique que visitou determinado negócio, e que até lhe peça para fazer um Google Review.
O que os negócios têm que fazer?
Este é uma tarefa no âmbito do local SEO, que podemos executar. Mas pode fazer o seguinte:
1 – Têm que confirmar que estão no Google Maps, ou o mesmo, que estão com Google Business Profile.
2 – Têm que reclamar que são proprietários do negócio indexado.
3 – Fazer a gestão do Google Business Profile.
4 – Aferir as reviews, até mesmo interagir, e explicar quando não são positivas.
Aqui abaixo, a Google Intelligence apresenta algumas das suas próprias reviews, e que estão acessíveis na google local pack e no google maps.
No âmbito do marketing digital, esta é uma das táticas que recomendamos as empresas aproveitarem.
Em Portugal, mais de 95% das empresas são negócios locais, e por isso não deverão deixar de controlar este meio.
Tal como as redes sociais, têm funcionalidades de que podem ser bastante úteis para o seu negócio.
Não nos deixe de contatar para saber mais.
O então veja os nossos serviços SEO. O Google Reviews enquadra-se no Local SEO.