O que é Google Reviews
São uma revisão voluntária, não paga, online que os clientes escrevem sobre lugares que visitaram.
Os Google Reviews estão directamente ligadas à Pesquisa Google, Google Maps, e à sua listagem de Google Business.
Os Google Reviews facilita as pessoas a deixarem comentários, adicionar imagens, e descrever a outras pessoas as suas experiências.
Quais são as alternativas
Na realidade, normalmente, são os clientes que escolhem as plataformas de avaliação. O que os negócios podem fazer, é facilitar o acesso.
Existem muitas empresas que nem têm a noção dos Google Reviews que os clientes lhes fazem.
As plataformas mais famosas
- Portal da Queixa (Portugal)
Plataformas B2B
- G2
- TrustRadius
- GlassDoor (empregos)
Plataformas baseadas em motores de busca
- Google My Business, agora Google Business Profile
- TripAdvisor – Para o turismo, existem mercados que dão muito valor a esta plataforma.
- Yelp – Mais voltada para a restauração.
- Bing Places agrega os reviews de Yelp, Facebook e TripAdvisor.
- Trustpilot – Uma plataforma muito considerada, e filtrada.
Vantagens do Google Reviews:
Aparecem diretamente no Google Search, no Google Maps — o que aumenta a visibilidade local.
Ideal para negócios com presença física ou que dependem de buscas locais (“perto de mim”).
Facilita descoberta de novos clientes que ainda não conhecem seu negócio.
Quando é que o Google Reviews mais adequado:
Loja, restaurante, serviço local (ex: cabeleireiro, oficina, consultório) em Lisboa/Oeiras ou região.
Negócio que precisa de visibilidade na busca local e mapas.
Vantagens do Facebook Reviews / Recomendações:
Focado em comunidade, prova social (amigos, seguidores, recomendações).
Pode reforçar relacionamento com público que já está nas redes sociais.
Quando é que o Facebook Reviews / Recomendações é mais adequado:
Negócio que tem forte presença ou engajamento no Facebook/Instagram (ex: marca de lifestyle, serviço que promove descontos, eventos).
Público-alvo que confia mais na recomendação de conhecidos ou via redes sociais do que em busca ativa.
Porque pedir uma avaliação dos meus serviços ou produtos?
Impacto nas vendas das avaliações
Existem muitos estudos, vamos apenas destacar o que refere que:
“A probabilidade de compra de um produto com cinco avaliações é 270% maior do que a probabilidade de compra de um produto sem avaliações.”
Aumenta a reputação e confiança
88% dos consumidores confiam tanto nas avaliações online quanto em recomendações pessoais.
Uma empresa com respostas frequentes às avaliações (inclusive negativas) é percebida como 25% mais confiável.
Impacto no SEO e visibilidade
Mais reviews = melhor ranqueamento local, especialmente para buscas como “perto de mim”.
Como é que aparecem os Reviews?
Normalmente as Empresas são descobertas pela Google, através de várias formas e indicadores.
Recomenda-se que as empresas acedam o controlo do seu Business Profile
Empresas devem controlar o seu Google Business Profile
Se o seu negócio tem telefone, aparece no facebook, diretórios, a google pode inserir o seu negócio no Google Maps.
É importante que cada negócio reclame a propriedade do Google Business Profile, é gratuito e consegue controlo de um meio que traz muita visibilidade e até mais vendas.
Enquanto os Utilizadores Consumidores, criticam
Pelo lado dos clientes, que têm normalmente uma conta google, ou porque têm um smartphone android, ou porque têm o gmail, podem efetuar a sua avaliação.
Inclusive, é possível que o smartphone identifique que visitou determinado negócio, e que até lhe peça para fazer um Google Review.
O que os negócios têm que fazer?
Este é uma tarefa no âmbito do local SEO, que podemos executar. Mas pode fazer o seguinte:
1 – Têm que confirmar que estão no Google Maps, ou o mesmo, que estão com Google Business Profile.
2 – Têm que reclamar que são proprietários do negócio indexado.
3 – Fazer a gestão do Google Business Profile.
4 – Aferir as reviews, até mesmo interagir, e explicar quando não são positivas.
Aqui abaixo, a Google Intelligence apresenta algumas das suas próprias reviews, e que estão acessíveis na google local pack e no google maps.
No âmbito do marketing digital, esta é uma das táticas que recomendamos as empresas aproveitarem.
Em Portugal, mais de 95% das empresas são negócios locais, e por isso não deverão deixar de controlar este meio.
Tal como as redes sociais, têm funcionalidades de que podem ser bastante úteis para o seu negócio.
Não nos deixe de contatar para saber mais.
O então veja os nossos serviços SEO. O Google Reviews enquadra-se no Local SEO.
Como solicitar avaliações Google Business Profile?
Como é que se faz uma avaliação google
Para se fazer uma avaliação Google tem que ter uma conta Google, Gmail, qualquer serviço da google.
Veja o vídeo explicativo ao lado
Como pedir uma Avaliação Google?
1 – Antes de tudo deve ter acesso ao perfil do seu negócio.
Muitas vezes o seu negócio aparece, mas a empresa não tem acesso ao perfil. Por isso é importante reclamar esse perfil.
Também é comum o proprietário do negócio, perder o acesso ao gmail associado. Ou porque perdeu, porque era de uma agência ou de um funcionário.
2 – Copie o link e envie para os seus clientes
No vídeo acima apresentamos a forma de como um cliente faz um Google Reviews, se ninguém pedir nada.
A maneira mais fácil, é estar no google chrome, com o login do gmail que controla o Google Business Profile.
Procurar por exatamente pelo nome em que a sua empresa está registada na Google Business Profile.
E aparece o perfil da conta no primeiro bloco.
Clique no pedir avaliações.
Escolha como pretende o enviar o pedido de avaliação. Pode copiar o link. Pode copiar a imagem do QR code.
Se ficou com algum contacto do seu cliente:
- telemóvel
- …
É só enviar o link.
3 – Pedir a clientes que vêm ao meu negócio e eu não tenho contactos
É muito comum isso acontecer, e por isso recomendamos colocar um cartaz como o abaixo que oferecemos em PDF.
E depois tem que ir a uma loja de fotocópias, e mandar imprimir.
E depois é só colocar. Até pode mandar emoldurar. Tudo depende do design do seu estabelecimento.
Tem uma boa relação com os seus clientes?
Quer um poster igual a este para pedir avaliações Google?
Tem impacto no seu negócio, uma vez que:
- Google o vai posicionar melhor o seu negócio,
- vão escolher o seu negócio porque tem mais “reviews”
- e porque tem uma das melhores avaliações média, vai ser a escolha provável.
Oferecemos um igual a este com o seu código QR e com o link customizado, em formato PDF para depois imprimir, e colocar no seu estabelecimento.