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A forma de vender e consumir vem evoluindo constantemente com a transformação digital, o avanço da internet e das redes sociais.

Empreendedores que acompanham essas revoluções se adaptaram à nova realidade e também passaram a vender pela internet.

Ao mesmo tempo que a internet trouxe muitos benefícios, ela também criou um ambiente competitivo.

Existem várias marcas oferecendo produtos e serviços similares. Por isso, cada vez mais é importante as marcas adotarem estratégias de marketing digital.

3 estratégias de Marketing Digital para impulsionar seu e-commerce 1

O que são estratégias de Marketing Digital?

São ações voltadas para a promoção da marca no meio digital. As redes sociais são os grandes exemplos desse ambiente.

Diferente do marketing tradicional, elas permitem uma ação muito mais rápida e certeira. Principalmente se o negócio tem suas personas muito bem definidas.

Além disso, por utilizar diferentes canais on-line e diferentes ações – por exemplo, cada rede social pede uma estratégia específica – há métodos de análise imediata de resultados e dados que conseguem mensurar se os resultados estão sendo alcançados.

Por que adotar o marketing digital no e-commerce?

As pessoas já não precisam mais sair de suas residências para fazer tarefas cotidianas, como ir ao mercado, comprar roupas ou até mesmo assistir um filme.

Isso mostra a importância do marketing digital para as empresas, onde a venda e divulgação online se tornaram saídas para os negócios em meio a crise.

Especialmente os negócios virtuais (ou e-commerces) que dependem do meio digital devem se atentar às estratégias feitas, para garantir sua presença nesse mercado que se torna cada vez mais competitivo.

A audiência também é um fator primordial para a adoção de marketing digital:

  • No Brasil, atualmente, tem cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país;
  • Em Portugal, 84,5% dos agregados familiares em Portugal têm ligação à Internet em casa e 81,7% utilizam ligação através de banda larga.

 

Como o marketing digital pode ser o diferencial ?

Com a crescente ascensão da iniciativa empreendedora gerando um aumento nos e-commerces e a concorrência intensa pela atenção dos consumidores, conseguir de fato essa atenção é uma tarefa que requer habilidade.

Por meio do marketing digital, é possível atrair esse público-alvo de diversas formas, destacando sua marca.

Mas por que utilizar o marketing digital?

No marketing tradicional, como por exemplo, na distribuição de panfletos, consegue-se atingir um grande número de pessoas que passarão a conhecer seu produto ou serviço por um preço relativamente baixo.

Entretanto, a maioria não irá comprar seu produto por não ser a persona certa.

Já no marketing digital, é possível segmentar os tipos de conteúdos e campanhas lançadas a determinados públicos-alvo, aumentando a taxa de conversão e gerando leads mais qualificados.

E uma grande vantagem do marketing digital é que o custo de investimento é consideravelmente menor pelo retorno que essas estratégias podem trazer.

 

3 Estratégias para Atrair o Consumidor

#1 Produção de Conteúdo

Uma das principais estratégias de inbound marketing utilizadas nas empresas – e também uma das mais baratas, é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo consiste na criação de conteúdos, que tem como objetivo educar e auxiliar o público-alvo. Esse tipo de estratégia permite a criação de uma relação de confiança cliente-empresa, que facilita e incentiva esse lead até o momento da compra e/ou aquisição de um serviço.

Um bom conteúdo traz informações relevantes e necessárias ao possível cliente, assim como pode sanar dúvidas ou entretê-lo, gerando valor e autoridade com o leitor.

Dessa forma, a produção de conteúdo nada mais é do que a produção de materiais ricos, como blogposts ou postagens nas redes sociais que atingem os interesses do público-alvo.

E por que o marketing de conteúdo é tão eficiente?

De acordo com pesquisas, é maior a probabilidade de uma pessoa consumir um produto ou serviço de uma empresa que já oferece algum tipo de conteúdo, principalmente um conteúdo que ela considere útil.

Somado a isso, de acordo com o Content Trends, ainda em 2018, 70% das empresas nacionais utilizavam blogposts como estratégia e acabavam obtendo, em média, quatro vezes mais visitas e cinco vezes mais leads para seu negócio.

Com as mudanças de hábitos geradas a partir do momento atual, esses resultados podem ser ainda maiores atualmente. Cerca de 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto e um conteúdo da sua empresa pode ser descoberto por um potencial cliente em apenas um clique.

 

#2 Redes Sociais

Outra tendência é o uso das redes sociais, canais digitais onde é possível interagir de diversas maneiras, como por meio de comentários, reações, votações, compartilhamentos, stories, entre outros.

E por isso, as redes sociais se tornam o local ideal para trabalhar com estratégias de marketing digital. Além de alcançar o público-alvo de forma eficiente, ainda é possível interagir com ele para criar uma relação mais próxima.

As ações possíveis nas redes sociais são diversas e a eficiência das estratégias mais específicas irá depender da persona e do objetivo desejado. Entre elas, podemos citar a compra de curtidas no Instagram para ampliar o alcance das publicações.

Na prática, para o sucesso da sua empresa nas redes sociais é essencial a constância e a utilização de imagens e textos de qualidade, para que o potencial cliente ou seguidor se identifique e prossiga com a jornada de compra.

 

#3 Retenção de Clientes

A retenção de clientes nada mais é que a manutenção do vínculo entre empresa e consumidor.

Apesar de ser uma estratégia muito importante, seu conceito é melhor aplicado em serviços de assinatura, como jornais, revistas, softwares e aplicativos premium, além de TV por assinatura. Nesses casos, um dos objetivos da empresa é reter esses assinantes, mantendo-os interessados.

Os custos envolvidos na retenção do cliente, garantindo que ele permaneça satisfeito e utilizando os serviços, são muito menores do que aqueles envolvidos na prospecção de novos e temos como provar.

De acordo com estudos feitos pela Bain & Company, um aumento de retenção de clientes de apenas 5% gera um aumento no lucro de 25% a 95%.

A qualquer momento o cliente pode cancelar o serviço, mas como evitar que isso ocorra?

Listamos uma série de ações para melhorar a retenção de clientes do seu negócio.

  • Priorize o atendimento – afinal, garantir uma boa experiência na jornada de compra garante que o cliente tenha uma boa opinião sobre seu produto;
  • Conheça as expectativas do cliente – conhecer seu público-alvo ajuda a compreender as demandas que ele tem sobre seu produto ou serviço. Garanta que essas necessidades sejam cumpridas ou deixe bem claro no seu produto o que ele vai fornecer ao cliente;
  • Agilidade na resolução de problemas – é essencial não só ter um produto de qualidade, mas um suporte de qualidade para agir rapidamente na demanda do cliente. Um cliente com uma experiência negativa ou um problema na mão gera um marketing negativo do seu produto;
  • Crie um relacionamento com o cliente – quanto mais humanizado esse contato, maior a confiança e autoridade sobre o cliente. As redes sociais são um espaço excelente de conexão e comunicação com o cliente, dando espaço para o compartilhamento de experiências, dicas sobre o produto ou serviço ou até menos como uma forma de conhecer as demandas do público-alvo.

Um exemplo de estratégia de retenção é o envio de brindes personalizados aos clientes, como canetas e necessaires, para as primeiras compras feitas pelos clientes.

 

Dica extra: Ações em anúncios pagos

Como dissemos anteriormente, as ações de marketing digital tem um custo relativamente baixo, em especial com o lucro gerado. Mas aqui, também ressaltamos as vantagens de investir recursos (que não precisam ser caros) em anúncios pagos.

Para que seu negócio seja competitivo no ambiente digital ele precisa ser encontrado.

Mas como você pode fazer isso? Simples.

Provavelmente, seu público-alvo está agora mesmo fazendo pesquisas na internet à procura de produtos e serviços, dicas e sugestões, entre outros.

Dessa forma, investir em anúncios pagos na internet é uma das formas mais rápidas de encontrar seu potencial cliente. É uma opção extremamente barata e segmentada em comparação aos anúncios tradicionais, como outdoors.

Dentre as principais vantagens dos anúncios digitais, temos:

  • Você determina o quanto quer gastar, permitindo maior controle do orçamento;
  • Sua marca aparecerá somente para as pessoas interessadas no seu negócio, aumentando sua taxa de conversão.

Esses anúncios podem ser no Google, no Facebook, Instagram e até mesmo no Youtube. Não existe a melhor opção, existe o melhor recurso para atingir os seus objetivos.

 

Conclusão

O e-commerce tem-se tornado uma grande tendência entre empresas, empreendedores e pequenos negócios. E isso ocorre pela grande demanda, que constantemente opta pelo conforto das compras online.

As estratégias de marketing digital podem diferenciar o e-commerce da concorrência, atrair leads qualificados para se tornarem clientes fiéis da marca e propiciar um reconhecimento da empresa.

Elas melhoraram suas vendas, atingindo seus objetivos de negócio.

Paula Moraes
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