Nota importante: o bounce rate vai deixar de se medido no Google Analytics 4, passando a prevalecer o Engagement Rate.
O que é bounce rate do Google Analytics
O conceito é muito simples.
É o número de visitantes que entram no website e saem logo sem qualquer interacção, dividido por todos os visitantes.
Os visitantes entram pela Landing Page da Aquisição. Esta página de entrada, é a primeira página quando se entra pelo website. Não confundir pelo conceito clássico de Landing Page.
Obtém-se um rácio, uma percentagem de pessoas que não mostraram mais interesse.
Interpretar o bounce rate ou taxa de rejeição
Existem dois bounce rates que convém apurar:
- website em geral
- de cada página (das mais importantes)
Website em geral
É relevante controlar a evolução do bounce rate no website, bem como comparar contra a indústria.
Pode comparar na Aquisição, Benchmarking\Canais, sendo necessário seleccionar os âmbitos da industria, região e visitas médias diárias:
Página a página
Aqui queremos saber se nas páginas mesmo importantes para o negócio a taxa de rejeição é a melhor.
Podem existir páginas acessórias, para efeito de SEO ou de assistência, com mais tráfego, mas não tão importantes.
Existe um bounce rate relevante e outro menos importante.
Bounce rate para o e-commerce
Quanto mais baixo for o bounce rate, melhor.
Mas mesmo dentro do ecommerce o bounce rate as referencias variam de acordo com o país, região, altura do ano, origem do meio, e indústria.
Bounce rate para assistência online
No outro extremo, quanto mais baixa for a taxa de rejeição, melhor.
O utilizador ficará muito contente, se encontrar logo o que pretende.
Muito menos contente, se terá que procurar a solução dos seus problemas depois da 20ª página.
Bounce rate para outros websites
A forma como o website é desenhado determina qual deve ser o melhor bounce rate.
A melhoria, optimização das taxas de conversão dos factores combinados (origem, país, época,..), é que vão permitir preparar o website é direcção ao objectivo.
Bounce Rate pode ser diferente de analista para analista
A taxa de rejeição, tal como está configurado por defeito no Google Analytics, ocorre sempre que não existem mudanças de página.
O conceito de bounce rate para o Google Analytics, comporta apenas uma página, o que é simplificado.
Ora, na versão avançada do Web Analytics, por exemplo através do Google Tag Manager, pode-se definir um evento a afetar o bounce rate:
Imagine que entra na presente página, e é logo conseguido a subscrição em troca do plano de medição de analytics. E depois sai logo deste website.
Acha que vamos considerar uma visita que até houve conversão de objetivo, como uma rejeição?
Erros no bounce rate ou taxa de rejeição
Uma das coisas que pode acontecer, é o website ser atingido por spam, por visitas não reais. Essas visitas, que deveriam ser filtradas, dão origem a tráfego adicional bem como aumento de bounce rate.
Os erros de programação do website que podem enganar o google analytics. Este é um problema muito raro.
Já a colocação do errada do código do google analytics, duplicação de códigos de google analytics são erros mais comuns.
Também é necessário ter muito cuidado com o Non-Iteraction Hit acima referido, no Google Tag Manager. A definição do que é hit e não é, requer muita atenção e testes.