O marketing analytics é um processo cientifico de otimização e resultados.
Os Diretores de Marketing querem saber como distribuir orçamento, como compreender o mercado, para depois aumentar o retorno de investimento do marketing.
Ao terem estes dados, também conseguem aumentos de orçamento. Nenhum CEO dá orçamentos, sem garantir que existe retorno.
Marketing Analytics em Portugal
Os analytics necessitam dados, e como Portugal é uma economia muito pequena, até muito segmentada, só as grandes empresas é que têm matéria prima (entenda-se dados) para ter uma pessoa ou uma equipa de marketing analytics
Por isso, a melhor solução para as PMEs em Portugal
É contratar um especialista em Marketing Analytics
É o nosso caso, um serviço outsourcing com ligação direta ao Diretor de Marketing, ou muitas vezes Diretor de Sales & Marketing.
As vantagens são a especificidade do recurso, e menos gastos.
Contratar uma grande empresa outsourcing
Temos a perspetiva que essas empresas têm os melhores recursos alocados às grandes empresas, e para as PMEs restam os consultores junior.
É uma questão de sorte, e o envolvimento é grande.
Se a PME tem muitos data inputs e marketing complexto
A contratação de um marketing analyst pode ser a melhor opção.
Mas nunca o aloque a responsabilidades operacionais. Existe a tendência em Portugal para o “generalismo”.
Imagine que o funcionário, ficou em mãos com o SEO? tal como no financeiro deixa de haver segregação de funções, o analista passa a ter um novo interesse.
Implemente o marketing analytics no seu negócios, grandes empresas garantiram o seu sucesso, assim:
Sabe por onde começar?
O processo de transformação “data driven” marketing envolve tecnologia, liderança e pessoas. A nossa aproximação, é começar pelos analíticos descritivos, para depois chegar ao domínio dos analíticos prescritivos.
O ponto de partida é ativar e configurar corretamente os social analytics e o google analytics (tudo grátis).
É sempre necessário uma formação de marketing governance e performance. O marketing tem que ter objetivos SMART e respetivos indicadores ativados.
O analytics prescritivo não está tão longe, pois o Google Analytics 4 já inclui o machine learning.
Analytics Descritivo
Explicar o que aconteceu
Analytics Diagnóstico
Explicar porquê que aconteceu
Analytics Previsional
Prevenir o que pode acontecer
Analytics Prescritivo
Recomendar o que fazer
Importância do Marketing Analytics
Em modelos de gestão antigos, os processos de decisão eram baseados:
- em longos períodos de avaliação de resultados;
- decisões baseadas na intuição, escolas ou em fazer o mesmo que os outros.
Com o marketing analytics, muitas vezes através da medição das performance em “real time”, as decisões são sustentadas em factos reais que estão a ocorrer.
Analytics reduzem os custos de marketing e aumentam os resultados do negócio! Por outro lado, o analytics permite uma maior compreensão do mercado. Esse aspecto melhora significativamente a criatividade, o posicionamento, a definição mais adequada de produtos ou serviços.
Ricardo Godinho (Good Intelligence)
Maturidade de uma Empresa
Ter analytics não é só deter dados, dashboards e coisas bonitas, é ter a informação ligada à iniciativa. E a informação tem que ser partilhada.
Numa cultura altamente baseada no formalismo, os Analytics não são bem aproveitadas. Por isso, uma das dificuldades dos analistas, é o respeito pelos dados e pelas recomendações.
Mas já em Empresas com gestores pragmáticos, e com Maturidade em Analytics, os estudos comprovam um maior crescimento e rentabilidade dessas empresas.
Um dos modelos de avaliação de maturidade é o de Stéphane Hamel para web analytics.
Marketing analytics é diferente para cada tipo de negócios
Este negócios usam os analytics de forma diferente, pois têm mercados diferentes, que estão em meios diferentes:
- B2B
- B2C
- SaaS
- ECOMMERCE
- RETALHO
- NEGÓCIOS LOCAIS
O marketing analytics também varia consoante a industria, modelo de negócio, objectivos de negócio, estratégia, gestores.
O que há de comum? é a recolha de dados, normalmente usa-se o google analytics, para saber o que se passa no website, usa-se marketing automation, gestão de clientes, entre outros.
A forma como depois os dados são relevados e usados, é que torna o marketing analytics tão diferente entre cada empresa.
Retorno do Marketing Analytics.
Marketing Analytics distribui o investimento no marketing onde ele tem mais retorno. Por isso, gastando o mesmo, as receitas aumentam sempre.
Quais os custos do Marketing Analytics
Uma das regras mais faladas no meio 10% dos gastos devem ser feitos em tecnologia e 90% em analistas. Essa regra não é para ser aplicada à letra, mas sim para ter uma noção.
Também a CMO Survey em conjunto com a Delloite, indica que o marketing analytics corresponde a 6,7% do total do orçamento do marketing.
Seguindo os benchmarking, uma empresa com um orçamento de marketing de €100.000, com pessoal e tudo, alocaria:
- €670 em plataformas de marketing analytics
- €6030 com a Good Intelligence (eh, eh,…)
Marketing Analytics é partilha de informação
Um copywritter quer saber se os seus são lidos até ao fim, um director de produto quer saber as conversões desse artigo, o director de marketing quer ter uma visão global.
Em conjunto com o Responsável de Marketing, saber quais são os objectivos, o que quer ver medido, quais são as ferramentas permitidas. Qual a cultura da Empresa, se é dinâmica ou estática.
É a parte técnica. No Google Analytics fazemos normalmente através do Google Tag Manager, podendo-se trabalhar com outras opções. Nas bases de dados de clientes ou no CRM, seguimos o processo ETL de acordo com as melhores práticas.
Os dados são analisados de acordo com os modelos de marketing mais desenvolvidos e com resultados. As conclusões são tiradas com base em dados qualitativos e quantitativos.
Desde nos formatos simples como o excel, até ao tableau, ou através de ferramentas standalone. A apresentação dos dados é tida em consideração a literacia, assim como as recomendações.
Depois da Empresa receber o relatório, esta deverá tomar iniciativas, baseadas em factos e não em opiniões, garantindo um maior retorno do investimento.
É um processo cíclico.
Em analytics existe Plano de Marketing
Não pode deixar de existir um plano de marketing. Esse plano pode ter uma cadência mensal, ou trimestral consoante a decisão da gestão do negócio.
Associado ao plano de marketing, existe associado o plano de medição. Estão interligados.