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VALOR DAS MARCAS E DO BRANDING

Apresentamos os dois grandes indicadores mundiais da Forbes e da Interbrands, onde é atribuído um valor monetário às marcas. É certo que os critérios de valorização são diferentes, veja-se a diferença de critérios para a Microsoft.

FORBES 2015marcas-branding-forbes 2015 mundial

INTERBRANDS 2015marcas-branding-interbrand 2015 mundial

 

MARCAS & BRANDING EM PORTUGAL

Nas terras lusas, em 2015, o nosso termómetro foi a BrandFinance, que apresentou uma tabela relativa às empresas Portuguesas.

Logo a nossa primeira dúvida, é como é que a EDP detém o TOP do Poder da marca em Portugal. Pode por ter associada uma facturação mensal brutal, uma maior eficácia na gestão da marca.

valor-das-marcas-em-portugal

 

COMO É QUE UMA EMPRESA PEQUENA PODE SABER O VALOR DA MARCA & BRANDING

Enquanto as grandes empresas tentam cientificamente valorizar a sua marca, é muito comum as pequenas empresas não dedicar qualquer atenção ao branding per si.

Mandar fazer um logotipo ou registar uma marca na INPI, não é branding ou gestão de marca.

A gestão da marca é um assunto que merece muita dedicação. Afinal porque é que se compra tanto carro da marca X, e poucos da marca Y que são mais bonitos e melhores? Reduzindo numa palavra – reputação.

Sabe qual é sua reputação ou “… é o último a saber”.  Os nossos KPIs permitem saber como é que ela vai. Eles envolvem os Inquéritos de Satisfação dos Funcionário, taxas de desistências, auditoria interna, net promoter score, melhores e piores serviços, entre outros que se adequam.

 

AVALIAÇÃO DE BRANDING EM WEB ANALYTICS

Uma das formas de ter um indicador do branding é através do numero de pesquisas da marca. No seguinte relatório pode-se ver quantas vezes é que cada marca pesquisada. É claro que tem-se que ter a devida atenção alguns fatores: onde a marca é pesquisada, se existem logins, se existe concorrência de termos, etc…

 



Ou

podemos ajudar?
BRANDING ANALYTICS COM UM PRO


O QUE PODE FAZER DEPOIS?Alinhamento do Branding 

Quando o gerente de uma empresa pediu para um marketeer para lhe fazer o branding, este entregou-lhe uns logotipos, cartões de visita e uns papeis de carta. Depois de convencido que já tinha branding, investiu um montão de dinheiro em publicidade, com o resultado zero zero.

photo_twinsO irmão gémeo  abriu exactamente o mesmo negócio, e mandou fazer um logotipo por €150. Mas em vez de gastar logo o dinheiro que dispunha, começou a estudar onde é que se destacava mais num mercado restrito e próximo dele. Nesse mercado, apercebeu-se que o cheiro e a forma dos sabonetes, assim como o design do packing eram o que distinguiam, e ao mesmo tempo que aprofundava essas diferenças, começou a crescer de tal forma que se tornou numa empresa internacional com um branding muito forte.

Conclusão: o valor do estudo da marca e branding em portugal para pequenas empresas, é de utilidade extrema para criar o pensamento estratégico, e para evitar investimentos desastrosos.

 

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