O QUE SÃO TESTES DE USABILIDADE?
Normalmente o website é desenvolvido por web designers e programadores, que colocam mais o foco no cliente que no visitante.Os testes de usabilidade estão focados em alinhar os objetivos do negócio com a intenção do cliente.Com base na interação com utilizadores reais e com profissionais de usabilidade, são dadas indicações no sentido a que o website maximize o número de visitantes que se tornam clientes.Aqui na Good Intelligence, fazemos os testes de usabilidade em duas fases.Numa primeira fase (Oferta) procuramos entender quais são as táticas usadas no website, e corrigir erros técnicos e dar sentido à estrutura:
- Avaliação da Arquitetura
- Análise técnica
- Análise heurística
- Procura de erros de navegabilidade
Na segunda fase (Serviço) procuramos testar o website com utilizadores, cruzando várias técnicas para validação:
- Inquéritos online
- Testes de Usabilidade
- Heatmaping, Clickmaping e Videomaping
- Google Analytics – mapa de erros
Website sem erros e com estratégia
Para começar os testes de usabilidade, procuramos conhecer a intencionalidade dos call do action do website, e como o proprietário quer que o visitante se comporte nas várias fases da compra.Para definir a arquitetura, tem que conhecer o tipo de visitante, a sua cultura, tom emocional (Dominante, Equilibrio ou Estimulante).Nesta fase procuramos re-definir e escrever a estrutura do website de acordo com os melhores principios de convertabilidade. Depois de bem melhorado e pensado para o visitante, é que se vai testar. Porquê -> A maior parte dos websites, não tem funil de compra, apenas remetem o visitante para a página contactos.Tipos de Visitantes:- desconhecem que têm um problema que você resolve -> conteúdos e passo seguinte
- conscientes do problema -> conteúdos e passo seguinte
- conscientes da solução -> …
- conscientes do produto ou serviço -> …
- muito informados -> página de contactos.
Testar o website com pessoas mais parecidas com o cliente alvo
É o próprio mercado que sabe o que quer. Podemos ter uma ideia aproximada, mas nunca presumir que sabemos, é o erro comum, fazer o website à medida do fornecedor e não do cliente.#1 – Determinar o método de usabilidade
De acordo com a complexidade do website e com o que o cliente quer é definido qual o método de teste de usabilidade que se pretende.O mais simples é o nosso standard, e o mais complexo e caro utiliza o eye tracking.#2 – Qual o tamanho da amostra (método standard)
Consideramos que entre 7 e 10 utilizadores é a quantidade razoável para testar a navegabilidade do website.#3 – Recrutar e fazer marcação dos testes
Um fase muito importante, pois tem-se que excluir os que podem interferir com os resultados. Normalmente 80% dos recrutados aparecem. Tem-se que ofercer uma contrapartida (que não influencie os resultados).#4 – Preparar os testes
Olhando para o Google Analytics e para o SEO, sabe-se qual a intenção inicial dos visitantes. Também quere-se testar no contexto da concorrência.#5 – Testar e analisar
Cada teste leva cerca de 20 mn, depois disso existe fatiga. Os testes são feitos online, e são gravados. É possível ver tudo o que o recrutado faz.Existem indicações de navegabilidade, e perguntas abertas.As análises contêm recomendações.
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Procuramos potenciais clientes, fazemos a seleção de uma amostra significativa, e colocamos-os a navegar no website, dando instruções de acordo com a arquitetura, e fazemos a análise da sua navegabilidade.
Qual o resultado dos Testes de Usabilidade
Com a opinião de utilizadores muito semelhantes ao mercado alvo, seguindo as recomendações, as taxas de conversão aumentam:
- Correção de erros;
- Alinhamento do Valor com as necessidades do cliente;
- Criatividade de conteúdos que influenciam ;
- Mais tráfego no website;
- Melhor definição da estratégia.
Pratica recomendada: testes de usabilidade continua
Os testes de usabilidade, fazem parte do web analytics, devem acompanhar o desenvolvimento de novas ideias, campanhas, táticas de marketing. Por exemplo, sempre que existe alguma alteração no website, faz-se o teste de velocidade.
Também, após alguma alteração, antes ou durante o google analytics, não só pode ter uma ideia se a alteração oferece impulso ou resistência, como gerar ideias com a finalidade da conversão.