Testes de Usabilidade de websites

Nos testes de usabilidade, alguns utilizadores  são chamados para conferir a usabilidade do website de acordo com os objetivos do negócio.

O QUE SÃO TESTES DE USABILIDADE?

Normalmente o website é desenvolvido por web designers e programadores, que colocam mais o foco no cliente que no visitante.Os testes de usabilidade estão focados em alinhar os objetivos do negócio com a intenção do cliente.Com base na interação com utilizadores reais e com profissionais de usabilidade, são dadas indicações no sentido a que o website maximize o número de visitantes que se tornam clientes.Aqui na Good Intelligence, fazemos os testes de usabilidade em duas fases.

Numa primeira fase (Oferta) procuramos entender quais são as táticas usadas no website, e corrigir erros técnicos e dar sentido à estrutura:

  • Avaliação da Arquitetura
  • Análise técnica
  • Análise heurística
  • Procura de erros de navegabilidade

Na segunda fase (Serviço) procuramos testar o website com utilizadores, cruzando várias técnicas para validação:

  • Inquéritos online
  • Testes de Usabilidade
  • Heatmaping, Clickmaping e Videomaping
  • Google Analytics – mapa de erros

Website sem erros e com estratégia

Para começar os testes de usabilidade, procuramos conhecer a intencionalidade dos call do action do website, e como o proprietário quer que o visitante se comporte nas várias fases da compra.Para definir a arquitetura, tem que conhecer o tipo de visitante, a sua cultura, tom emocional (Dominante, Equilibrio ou Estimulante).Nesta fase procuramos re-definir e escrever a estrutura do website de acordo com os melhores principios de convertabilidade. Depois de bem melhorado e pensado para o visitante, é que se vai testar. Porquê -> A maior parte dos websites, não tem funil de compra, apenas remetem o visitante para a página contactos.Tipos de Visitantes:
  • desconhecem que têm um problema que você resolve -> conteúdos e passo seguinte
  • conscientes do problema -> conteúdos e passo seguinte
  • conscientes da solução -> …
  • conscientes do produto ou serviço -> …
  • muito informados -> página de contactos.

Testar o website com pessoas mais parecidas com o cliente alvo

É o próprio mercado que sabe o que quer. Podemos ter uma ideia aproximada, mas nunca presumir que sabemos, é o erro comum, fazer o website à medida do fornecedor e não do cliente.

#1 – Determinar o método de usabilidade

De acordo com a complexidade do website e com o que o cliente quer é definido qual o método de teste de usabilidade que se pretende.O mais simples é o nosso standard, e o mais complexo e caro utiliza o eye tracking.

#2 – Qual o tamanho da amostra (método standard)

Consideramos que entre 7 e 10 utilizadores é a quantidade razoável para testar a navegabilidade do website.

#3 – Recrutar e fazer marcação dos testes

Um fase muito importante, pois tem-se que excluir os que podem interferir com os resultados. Normalmente 80% dos recrutados aparecem. Tem-se que ofercer uma contrapartida (que não influencie os resultados).

#4 – Preparar os testes

Olhando para o Google Analytics e para o SEO, sabe-se qual a intenção inicial dos visitantes. Também quere-se testar no contexto da concorrência.

#5 – Testar e analisar

Cada teste leva cerca de 20 mn, depois disso existe fatiga. Os testes são feitos online, e são gravados. É possível ver tudo o que o recrutado faz.Existem indicações de navegabilidade, e perguntas abertas.As análises contêm recomendações.
Play Video about testes de usabilidade

Procuramos potenciais clientes, fazemos a seleção de uma amostra significativa, e colocamos-os a navegar no website, dando instruções de acordo com a arquitetura, e fazemos a análise da sua navegabilidade.

 

Qual o resultado dos Testes de Usabilidade

Com a opinião de utilizadores muito semelhantes ao mercado alvo, seguindo as recomendações, as taxas de conversão aumentam:

  • Correção de erros;
  • Alinhamento do Valor com as necessidades do cliente;
  • Criatividade de conteúdos que influenciam ;
  • Mais tráfego no website;
  • Melhor definição da estratégia.

 

Pratica recomendada: testes de usabilidade continua

Os testes de usabilidade, fazem parte do web analytics, devem acompanhar o desenvolvimento de novas ideias, campanhas, táticas de marketing. Por exemplo, sempre que existe alguma alteração no website, faz-se o teste de velocidade.

Também, após alguma alteração, antes ou durante o google analytics, não só pode ter uma ideia se a alteração oferece impulso ou resistência, como gerar ideias com a finalidade da conversão.

plano de marketing analytics

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

Recebe novidades
Enviamos no máximo uma vez por trimestre

Sem spam, pode remover-se em qualquer momento.

ORÇAMENTO

Preencha os seus dados de contato, e iremos entrar em contato, apenas para conhecer melhor o que pretende

Pedido de informações // contato

Seremos rápidos a responder-lhe