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Taxa de conversão é um indicador fundamental do marketing e das vendas, compreenda o que é, e porque ser furiosamente obcecado.

Como a usar:

  • Pode usar para comparar com outros sectores do negócio, regiões, segmentos, vendedores, meios para saber quem tem melhor desempenho dentro do próprio negócio.
  • Pode comparar as taxas de conversão da indústria, referências de estudos, benchmarks.
  • É para optimizada temporalmente, sendo parte da actividade do gestor responsável.

 

Taxas de Conversão por meio de Marketing

  1. Comercial

  2. Marketing

  3. Website

  4. Emailing

  5. Google Ads

Taxas de Conversão Comercial

A taxa de conversão de vendas é muito importante para o marketing, pois no fim pretende-se aumentar as vendas.

Nas Lojas

Numero de vendas registadas no caixa / Numero de visitantes que entraram na loja, medidos através de sensores de presenças

 

Vendedores

Modelo comercial standard

Neste indicador, é preciso ter muito cuidado, pois uma coisa são os contactos que já são clientes, naturalmente as conversões são mais elevadas:

Contratos assinados / Contacto com Clientes

Também existem os novos contactos, leads, potenciais clientes, onde as conversões tendem a ser menores:

Contratos assinados / Contacto com Leads
performance de vendas

Taxas de Conversão Marketing

No marketing as taxas de conversão são usadas extensivamente. Existem as mais comuns, como a taxa de conversão no website ou como as do google ads.

No marketing existem vários indicadores que no fundo são taxas de conversão. Se a empresa distingue o marketing leads do sales leads, no B2B será muito relevante: nº visitantes website / sales leads.

sales qualified leads

Noções básicas acerca das taxas de conversão

O que é taxa de conversão?

É a divisão entre as conversões e o tráfego ou visitas ou sessões no website. Mede o sucesso do website.

formula em ingle das taxas de conversao

E o que é uma conversão?

A conversão é uma atividade no website que foi definida como sucesso, esta pode ser:

  • uma subscrição de uma newsletter ou blog,
  • pedido de contacto,
  • compra no ecommerce,
  • ver um video,
  • ir a uma determinada página,
  • ver mais que 3 páginas durante uma visita,
  • … existem muitos tipos de conversão.

Nem todas as conversões são iguais!

Certo.

Neste website, as conversões de subscrição de blog, chamam-se micro conversões. Estas são uma fase intermédia do processo ou do funil de vendas.

O pedido de contato, mesmo através de telefone (com o upload e integração das chamadas no google analytics), são consideradas macro conversões.

E no ecommerce?

No ecommerce as taxas de conversão traduzem-se imediatamente em vendas.

Saber se o Website está a funcionar !

O website é quase sempre uma peça central na jornada de compra de todo o marketing de um negócio.

Uma das principais funções é converter visitantes em clientes.


Muitos proprietários de websites ainda acreditam que a única conversão é o preenchimento do formulário “Contactos”. Ricardo Godinho da Good Intelligence

 

Assim, existem os websites:

Branding – “apenas para constar no cartão de visita”.

Conversão –  para aumentar as vendas de acordo com estratégia e tácticas.


O desempenho é constantemente medido de forma a determinar como aumentar:

  • as vendas,
  • os clientes,
  • contactos,
  • a re-compra,
  • a lealdade,
  • …entre outros objectivos.

O principio base da utilidade da medição das taxas de conversão é a existencia da capacidade de iniciativa e uma cultura de melhoria continua.

Como medir as taxas de conversão no website?

A ferramenta mais comum para medir as taxas de conversão é o Google Analytics.

Para que a medição das taxas de conversão esteja ativada é necessário um especialista para as configurar.

As taxas de conversão estão alinhadas com os objectivos do negócio.

 


Existem factores que o proprietário do website deve controlar:

  • A velocidade do website;
  • Experiência do Utilizador;
  • Eliminação de fricção e distração;
  • Melhorar a confiança;
  • Precipitar a decisão de compra;
  • Oferecer conteúdos relevantes;
  • …existem centenas de táticas.

 

 


Mas também existem factores externos que influenciam as taxas de conversão:

  • No mesmo país a taxa de conversão, varia de cidade para cidade;
  • Desenvolvimento da concorrência;
  • Confiança nos métodos de pagamento;
  • Confiança no sistema de entrega de produtos;
  • Sazonalidade,
  • até mesmo o tempo.

Quer medir as taxas de conversão do seu website?

Implementamos os códigos e configuramos o Google Analytics profissionalmente.

Taxas de Conversão no ecommerce

Existem diversas fontes de benchmarking de ecommerce. Como as amostras são diferentes, mesmo para os mesmos mercados, não tomamos que definitivo, mas sim como indicador.

taxas de conversao ecommerce

 

Continuação, mas aqui de outra fonte:

Conversion Rates Q1 2016 Q2 2016 Q3 2016 Q4 2016 Q1 2017
Global 3.1% 2.81% 2.52% 2.94% 2.48%
US 3.04% 2.76% 2.48% 2.97% 2.46%
UK 4.5% 4.09% 3.88% 3.94% 3.57%

 

#Mundial

Uma das plataformas de analytics – Compass, que também usamos, referem taxas de conversão para um universo de industrias em mais de 10.000 lojas, permitindo ter uma ideia mais aproximada da realidade.

Taxa de Conversão - para ferozes marketeers e comerciais 1

 

 

#Brasil

A plataforma Atlas tem uns excelentes relatórios para o Brasil. Neste caso, o benchmark é sub-dividido entre desktop e mobile. A regra geral, as taxas de conversão globais são 1,4%, o tráfego mobile é 56% do total mas com apenas 31% do total dos pedidos:

AtividadeTC DesktopTC Mobile
Acessoios Automoveis1.20%0.30%
Alimentos e Bebidas4.70%0.60%
Calcados e Acessorios1.70%0.80%
Hotelaria1.10%0.50%
Ferramentas2.50%0.60%
Jogos1.20%0.60%
Materiais para Contrucao1.60%0.40%
Moda e Acessrios1.90%0.70%
Saude e Bem-Estar2.80%0.70%
Sexshop2.70%1.10%
Bebes e Criancas1.60%0.80%
Beleza1.10%0.60%
Casa2.00%0.70%
Eletrodomesticos2.00%1.20%
Livraria1.60%1.30%
Material Escolar1.00%0.40%
Moda Intima2.50%1.10%
Otica e acessorios0.90%0.30%
Tabacaria1.30%0.70%
Brinquedos1.40%0.70%
Materiais Artisticos1.10%0.50%
Farmacia3.60%1.20%
Pet Shop1.50%0.30%
Total Geral1.80%0.90%

Qual a taxa de conversão no B2B?

No quadro a seguir, a Wordstream divide a conversão entre o orgânico (search) e adwords (GDN) para as seguintes industrias:

 

Industry Average CVR (Search) Average CVR (GDN)
 Advocacy 1.96% 1.00%
 Auto 6.03% 1.19%
 B2B 3.04% 0.80%
 Consumer Services 6.64% 0.98%
 Dating & Personals 9.64% 3.34%
 E-Commerce 2.81% 0.59%
 Education 3.39% 0.50%
 Employment Services 5.13% 1.57%
 Finance & Insurance 5.10% 1.19%
 Health & Medical 3.36% 0.82%
 Home Goods 2.70% 0.43%
 Industrial Services 3.37% 0.94%
 Legal 6.98% 1.84%
 Real Estate 2.47% 0.80%
 Technology 2.92% 0.86%
 Travel & Hospitality 3.55% 0.51%

 

 

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