SEO Local para Negócios de Portugal

Local SEO é uma das grandes oportunidades de marketing em Portugal, pois como poucos negócios estão a levar a sério, é mais fácil um negócio destacar-se localmente.

Já imaginou destacar o seu negócio nas pesquisas locais? 

Essa estratégia é conhecida como SEO local.

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E com ele a empresa pode se tornar uma referência na região em que reside, assim, atraindo novos clientes sem a necessidade de investir dinheiro em mídias.

Este tipo de otimização tem como foco, sites da empresa, e as suas páginas no Google Meu Negócio. 

Continue a leitura e saiba mais.

Plataformas do Google

Ao falarmos do Google, rapidamente relacionamos a marca com a realização de pesquisas pela internet. 

Porém, os serviços da plataforma vão além de te ajudar a encontrar algo na rede.

Entretanto, o Google disponibiliza plataformas com serviços alternativos para melhorar ainda mais a sua empresa. 

Essas plataformas servem para realizar pesquisar, compartilhar e armazenar fotos, ou ainda, ativar serviços para a conta da empresa. 

Conheça algumas dessas plataformas:

Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade online que exibe anúncios em forma de links patrocinados.

Logo que uma pessoa realiza uma busca, se baseando nos resultados com as palavras chave que foram utilizadas no momento da pesquisa.

E para o Google Ads é importante ter ações estratégicas e efetivas. 

Google Analytics

Essa plataforma serve para monitorar e analisar os sites mais utilizados no mundo.

É uma ferramenta importante e eficiente para atuação online e traçar estratégias consistentes para o seu negócio. 

Com o Analytics é possível monitorar o perfil de todos que acessam o seu site, páginas acessadas, conversões, dispositivos e demais dados.

E com ele é possível fazer uma gestão de clientes eficiente. 

Google Adsense

É uma forma simples e gratuita de ganhar dinheiro exibindo anúncios segmentados, de forma que apareçam ao lado de conteúdos online. 

É possível exibir esses anúncios relevantes para todos os visitantes do site.

Tendo a possibilidade de personalizar esses anúncios de forma que combinem com a página.

Como cadastrar o site no Google

Para realizar o cadastro de um site, blog ou loja virtual no Google, será preciso acessar a página de edição de URL.

É um processo bem simples, onde você escreve o endereço do seu site junto a uma descrição curta com palavras chave que remetem ao seu negócio. 

Feito isso, basta clicar em Adicionar URL e pronto, seu site estará cadastrado no Google.

Google Business Profile 

O Google Business Profile é uma plataforma que disponibiliza para os negócios presença na internet.

Ou seja, é colocado à disposição de comércios locais que desejam melhorar ainda mais o seu SEO Local.

Essa ferramenta permite, de maneira gratuita, estar presente nas pesquisas realizadas nos buscadores do Google.

Criando uma relação direta com os clientes, publicações e novidades.

Vantagens do Google Business Profile

A sua maior vantagem é sem dúvidas permitir, de forma gratuita, estar presente nas pesquisas que os clientes realizam nos buscadores. 

Para que essa presença seja ainda melhor, é indicado complementar com ações de inbound marketing

Uma forma de focar, atrair, converter e encantar clientes, através de publicidade online onde a empresa se promove com base em conteúdos relevantes.

Por que Google My Business mudou para Google Business Profile

Essa mudança trata-se de uma renovação para o Google junto a uma ilustração das importâncias dos perfis de empresas.

Que se encontram quase substituindo os sites de comerciantes independentes e grandes empresas.

O nome Google Business Profile é mais representativo em relação ao objetivo que a ferramenta proporciona.

Permitindo que comerciantes independentes e as empresas consigam entender de forma rápida o interesse e a real utilidade da plataforma.

Google Meu Negócio

Essa ferramenta gratuita permite que empresas se cadastrem e consigam boas exposições nos resultados de pesquisa nos buscadores. 

Ter presença nessa ferramenta faz com que as pessoas consigam encontrar a sua empresa seja pelo nome, produtos e serviços que são oferecidos ou ainda pela localização. 

É uma oportunidade de conseguir respostas do Google, principalmente no caso de um pequeno negócio local.

Veja também: Como atualizar o WEBSITE em Portugal [2022].

Vantagens de usar o Google Meu Negócio

Como dito, é uma ferramenta que divulga tudo sobre a empresa nos buscadores do Google e no Google Maps. 

As suas vantagens atraem cada vez mais empresas que precisam de presença digital. 

Algumas delas são:

  • Gestão de informações;
  • Mais ligações;
  • Melhor presença digital;
  • Aumento de tráfego físico para a loja;
  • Publicidade e exposição gratuita no Google.

Como funciona o Google Meu Negócio para empresas locais

O Google Meu Negócio para as empresas locais funciona através de um perfil da empresa utilizado para organizar e gerenciar a presença online no Google. 

Nesse caso, o Google Business Portugal é uma ferramenta independente do Google, que ajuda o negócio na hora de aumentar os clicks e visibilidade nas abas de pesquisa.

Google Maps

Como o nome sugere, o Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra. 

Funciona de forma gratuita na web, fornecendo desenvolvimento para as empresas. 

Atualmente o serviço disponibiliza mapas e rotas para todos os pontos do mundo.

Por que listar minha empresa no Google Maps

Listar uma empresa no Google Maps faz com que ela apareça na primeira página do Google.

E consequentemente no Google Maps, o que expande ainda mais a sua presença digital.

Dessa forma, fica mais fácil atrair consumidores de nível local. 

Busque sempre manter a sua empresa nos resultados de buscas, afinal, se ela não aparecer, as suas concorrentes certamente aparecerão. 

Como colocar a empresa no Google Maps

Colocar uma empresa no Google Maps é simples. 

Saiba como:

1- Entre no Business Center

2-Faça login nas contas do Google e aceite os termos de uso;

3-Aguarde a confirmação e preencha um novo formulário;

4-Confirme a criação do cadastro;

5-Aguarde sua empresa aparecer no Google Maps.

Como você percebeu, o SEO Local representa um olhar ainda mais aguçado sobre as pesquisas dos usuários que têm uma intenção local. 

Esse tipo de pesquisa, visa encontrar respostas rápidas, localizadas e que auxiliem os usuários na hora de tomar decisões.

Não perca tempo, atualize seu site com o SEO Local e as estratégias disponíveis no Google!

 

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