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 Para que serve o Email Marketing

É muito comum, em Portugal, o email marketing com o propósito único de anunciar um produto ou serviço, com a intenção de os vender na próxima decisão de compra.

Na realidade, nas empresas que aderiram às melhores práticas,  o email marketing serve cada uma das fases da jornada de compra.

funil do email marketing

  • Email Awareness: a empresa adquire uma base de dados de email autorizadas, e envia campanha para se anunciar.
  • Email Consideration: neste artigo esperamos que nos respeite e se lembre de nós quando necessitar do marketing digital.
  • Email Conversion: imagine que lhe enviamos um email para lhe propor a gestão das campanhas de marketing digital.
  • Email Loyalty: sabendo que o concorrente baixou os preços, nós enviamos uma nova funcionalidade.
  • Email Advocacy: pedimos-lhe um Google Review.
Mais à frente irá entender o que isto tem haver com as taxas de conversão.

Note que de acordo com as melhores práticas, a Percepção do ROI do Email Marketing é a mais elevada

A afirmação pode parecer ser tendencial, é de uma plataforma de emailing, mas como é que quer que os contactos se recordem da marca? as alternativas não são baratas!

Então veja o resultado dos inquéritos, é o canal que tem menor insatisfação e a maior satisfação:

ROI do email marketing

Subscrição ou Optin: Peça Fundamental do Emailing

Para que resulte, os subscritores têm que estar manifestamente interessados em receber os conteúdos da Empresa. No ato de subscrição, subentende-se que os conteúdos são relevantes, e são produzidos por alguém com autoridade na matéria.

Exemplo abaixo:

Fill out my online form

Que é a taxa de conversão dos emailings

Num sentido muito restrito e focado na venda, a taxa de conversão, é a percentagem de subscritores que compraram, através de uma campanha de emailing.

Na rotina normal do marketing,  as seguintes taxas/rácios são as mais reconhecidas como taxas de conversão:

  • Taxa de abertura de emails –  percentagem de emails que foram abertos.
  • Taxa de cliques – percentagem de subscritores que clicaram em links dentro do email, em relação aos emails que foram abertos.

 

Para entender melhor, um das plataformas de emailing mais divulgadas – Mailchimp, dispõe de atualizações mensais de benchmarking:  Email benchmark stats , que permite uma boa fonte de referências.  Aqui em baixo com Fevereiro 2017:

 

Teste este calculador de email marketing

Experimente o calculador de ROI do email marketing de Jordie van Rijn. O conversion rate referido faz mais sentido em negócios de ecommerce, com campanhas de divulgação de produtos e promoção.

Benchmarking de email marketing para Portugal

Até à data não conhecemos nenhuma estatística ou estudo específico para Portugal. Os marketeers portugueses não usam o email marketing da mesma forma que outros mercados. Também, existem outras fontes com informações globais com indicadores diferentes do Mailchimp, como podemos aferir com a Yes Marketing:

benchmark da yes email marketing

Olhem para o nosso exemplo –  Vamos aumentar 6% na taxa de abertura em 6 meses!!! 

Apenas na ótica da taxa de abertura de emails. Como no incio, os nossos emails foram acrescentados de uma forma menos perfeita, existem contactos não relevantes. Por isso, temos feito limpezas de emails, aqueles que nunca abriram ficam de lado – chamamos os segmento Zombie.

previsões de resultados do emailing

Atualmente, com uma base de 5000 emails na fase da Consideração, temos uma taxa de abertura de 15% para os que não foram segmentados. A ideia é segmentar, reunir o maior numero de informações de cada contacto: 5 mn por contacto = 3 meses full time.

As segmentações vão permitir identificar melhor os assuntos mais relevantes, e por conseguinte uma maior taxa de abertura.

Emails de Conversão:

De momento, temos 200 contactos, perfeitamente qualificados, através de indicadores como conversações,  taxas de abertura, cliques, visitas ao website. Estes contactos recebem ofertas demasiado genéricas, e por isso vamos oferecer de acordo com o que andaram a clicar, contactar e visitar.

Emails de Lealdade

Não podemos esquecer da nossa principal fonte de receita, os nossos clientes. Enviamos emails completamente diferentes dos outros. Estes emails são individualizados e enviados com uma cadência trimestral ou semestral.

 

 

Mailchimp o que é?

Popularizou-se por oferecer um bom serviço, e oferecer o envio gratuíto mensal de 12.000 emails para até 2.000 subscritores. O seu design, facilidade de utilização, funcionalidades e integrabilidade, tornou-o na plataforma dominante em todo mundo.

melhor plataforma email marketingExistem outras plataformas que também oferecem serviços:

Saiba como integrar o seu canal de Email Marketing com todo o marketing digital

Email marketing eficaz!

Estratégia

A primeira coisa a fazer é montar a estratégia. Não é apenas colocar Subscrever e depois enviar emails fofinhos. A intenção é de acordo para cada uma das fases do marketing.

Quem preencheu o nosso form para descarregar o ficheiro de KPIs de Vendas, não estará muito interessado em Marketing Avançado, por isso é um segmento: Comercial, e como tal recebe emails relevantes para o comercial.

Quem já é nosso cliente, recebe os nossos emails especiais, com apenas conteúdos especiais e não publicos, convites para experiências, artigos nossos publicados na imprensa e Net Promoter Score.

 

Plataforma

Um pormenor muito importante, é a saber a entregabilidade dos emails, e saber como que ela é assegurada. De facto, tanto a Microsoft com o Outlook e a Goolge com o Gmail, estão a apertar o cerco ao Spam, e por isso se enviar através da plataforma errada, existe uma enorme taxa de emails que vão para SPAM.

subscritores atraves gmail

Tipos de mail a enviar

Embora não se aplique a todas as audiencias, existem algumas regras, que provavelmente com o tempo deixem de ser aplicaveis:

  • enviar emails curtos;
  • enviar às terças, quartas e quintas
  • enviar entre as 9h e as 12h
  • personalizar os emails
  • mobile friendly
  • deixe um call to action
  • …existem literalmente dezenas de fatores, que a experimentação pode ou não confirmar através das taxas de conversão.

 

Quem

O mail marketing é dividida por vários elementos da equipa, que podem ser internos ou externos à Empresa:

Técnicamente: o informático, que tem que assegurar que o dominio está reconhecido, confirmar as questões de html, se houver.

  • Responsável de vendas: para emails enviados para os clientes.
  • Copywritter: para assegurar que as mensagens são curtas e intencionais, como por exemplo a https://salesfolk.com/ (lingua inglesa)
  • Website Otimização: como fazer que os optin tenham sucesso e que se “marque” corretamente os segmentos de mercado.
  • Gestor de conteúdos para controlar e gerir os conteúdos da empresa.
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Artigo
Qual deve ser a Taxa de Conversão do Email Marketing
Titulo:
Qual deve ser a Taxa de Conversão do Email Marketing
Descrição
Existem duas referências para medir o sucesso das campanhas do email marketing: a evolução das campanhas da empresa e o benchmarketing da mesma indústria.
Autor:
Good Intelligence
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