Landing Page: 5 significados diferentes no marketing digital

O termo landing page pode causar alguma confusão, se não conhecer a terminologia como: squeeze page, sales page, analytics, ads e a standard landing page.
gestao de clientes

O que é Landing Page?

Em português podem ser traduzidas como páginas de destino. No meio do marketing digital, é importante fazer a distinção dos conceitos diferentes.

1 – Conceito Google Analytics

Embora não seja o tema que tratamos, sabemos que é normal fazer-se confusão.  Aqui no caso é apenas a primeira página por onde o visitante entra no website.

Aqui abaixo, estão identificados os meios, mas pode-se selecionar as primeiras páginas ou páginas de destino:

aquisicao google analytics

 

2 – Conceito Padrão de Landing Page

É uma página desenhada para uma única finalidade em termos de negócio. O que mais normal?

Numa empresa de serviços B2C, a landing page pode ser como abaixo:

landing page dentista

As imagens aqui retratadas, apenas têm o primeiro bloco da páginas, mas as Landing Pages que têm apenas um bloco, e há outras que têm tantos blocos, que é difícil de ler tudo.

Estas landing pages são muito usadas na publicidade paga, google ads, facebook ads entre outros. É que o investimento é tão elevado, que as LP permitem uma especialização e otimização de conversão.

3 –  Conceito Sales Page

Estamos a falar da mesma coisa, de uma landing page, só que esta tem apenas o propósito de fazer com que o visitante compre alguma coisa.

Depois de clicar no botão “compre”, pode existir uma check out page, ou mesmo saltar para o paypal, ou ifthenpay, mesmo popup. 

4 – Conceito landing page para os Ads (Publicidade Online)

Pode parecer muito estranho, mas podem ser as páginas do website. No ecommerce pode ser uma página de categoria, ou até mesmo de produto.

Nas campanhas de ads, essas páginas também se chamam landing pages.

Ou seja, as landing pages dos ads, tanto podem ser as especificamente desenvolvidas para campanhas, como as da navegação normal do website.

5 – Conceito Squeeze pages

Uma squeeze page é o tipo mais comum de landing page. São chamadas páginas squeeze porque se destinam a “espremer” informação do visitante.

Uma página de squeeze é concebida no objetivo da página e CTA. No entanto, na maioria das vezes, uma página squeeze incluirá o básico:

  • Um cabeçalho / titulo apelativo
  • Oferta convincente
  • CTA
  • Formulário
  • Testemunhos

Aqui está um exemplo popular de uma squeeze page da Backlinko:

backlinko landing page

 

Soluções Landing Page em Plataformas SaaS

É uma opção de desenvolvimento de LP, cheios de sugestões, temas e funcionalidades.

A decisão de escolha pode ser baseada:

  • User Friendly: se pode fazer uma boa landing em meia hora?
  • Integração: tenho interface com emailing, automation, cobranças e CRM? existem analytics?
  • Preçoquanto é que vou pagar?
  • Funcionalidades: se existem funcionalidades que ajudam na conversão? integração com wordpress?

Existem várias soluções, de  certeza que uns defendem umas e outros outras, ficam os melhores exemplos:

1. Unbounce

2. Instapage

3. Hubspot

4. Leadpages

5. GetResponse

6. Systeme.io

7. Wishpond

8. Landingi

9. ucraft

10. ClickFunnels

11. ShortStack

Em qualquer de uma destas plataformas, irá necessitar de ajuda de um profissional. Se uma destas soluções, for desenvolvida por uma amador, ou por alguém que não tem tempo, e quem vai pagar são as taxas de conversão.

 

 

Solução de Apoio Profissional

O desenvolvimento de uma landing page envolve conhecimentos e experiência em várias áreas:

O consultor irá entender quais são as fontes de tráfego, por entram potenciais clientes, estudar se o modelo está bem desenhado.

Adicionalmente, o seu negócio pode manter os V. copywriters e designers, para manutenção da identidade da V. marca. Mas se não têm, nós temos os nossos cromos.

Em termos técnicos estamos preparados, na maior parte das vezes, para desenvolver soluções embebidas com a V. tecnologia.

A escolha do desenvolvimento é feito de acordo com a audiência, concorrência e com a fase da jornada de compra.

Existem templates de plataformas que facilitam a determinação do modelo. Às vezes uma landing page rápida é a melhor solução, outras vezes uma landing page com 1 Km.

Também existem landings com pouco design que são fantásticas para uma audiência mais racional, existem truques que resultam nuns casos e noutros nada.

Se fez um enorme investimento, em Google Ads, tem que corresponder com as landing pages. Pode ter que fazer landing pages dinâmicas, ter que fazer otimização com testes AB, ou apenas uma solução simples.

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

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