KPIs de Marketing

kpis de marketing
Os KPIs de Marketing devem estar alinhados com os objetivos do negócio. Vejamos alguns exemplos.

Sabe avaliar os resultados do Marketing?

Resposta à eterna questão de que “sabe-se que metade do investimento no marketing resulta, o problema é saber qual a metade”, é respondida através do Marketing Analytics utilizados nas empresa mais prosperas.

plano de negocios
 

 

KPIs MARKETING COM PROPÓSITO

Primeiro, escrevemos a estratégia e as tátitas estabelecidas para os “segmentos sumarentos”.

Depois o plano de implementação torna-se uma peça fulcral na execução das ideias.

Onde as métricas do marketing estão associadas a iniciativas e objetivos realizáveis, perseguindo a otimização da conversão dos meios.


CONSTRUIR O SISTEMA MEDIÇÃO DA PERFORMANCE DO MARKETING

dashboard do google analyticsQual o resultado do investimento no marketing, quais os meios que trazem mais clientes, quais os conteúdos que atraem, quais os segmentos que têm mais potencial.

São as perguntas que um marketing analyst pergunta constantemente para trazer retorno aos seus clientes.


Oferecemos uma variedade de serviços que o ajudam a tirar partido do Google Analytics:

> Implementações e configurações

> Treino e Formação

> Optimização da conversão

> Plano de Analíticas

> Analises regulares


Outras medições: emails (colds e masses), social, referral, inquéritos.

As nossa capacidades abrangem as áreas da estatística do marketing: aplicando a segmentação, RFM e inteligência de dados.

Abrange o data blending onde os dados podem ser integrados numa única plataforma de business intelligence.


COMPREENDEMOS QUAL O PASSO SEGUINTE NO MARKETING ANALYTICS PARA A SUA EMPRESA

Em que nível de gestão é que a sua empresa se encontra. Existe um que prevalece mais que os outros. A Good Intelligence ajuda-o a atingir um nível de gestão otimizado.

 


METODOLOGIA

ENCONTRAR O ENGARRAFAMENTO

É a informação que permite saber onde está o problema, desde saber se o produto é apropriado para o mercado, até às vendas, existem várias atividades que devem ser vigiadas. Basta uma delas correr mal, para baixar o potencial de vendas.

Exemplo prático:

funel marketing analyticsBranding Analytics

Através de um inquérito NPS, sabemos que os seus clientes, tem a melhor das opiniões. Mas o nome da sua empresa é pouco pesquisado, e que tem um elevado de visitantes no website que são repetidos.

Aquisição de Interessados

Baixo numero de pessoas que entraram pela primeira vez no vosso website – hoje ninguém deixa de consultar o site depois de um primeiro contacto.

No engarrafamento ou bottleneck, pode acontecer o caso de a sua empresa ter uma excelente imagem junto dos clientes, mas não consegue obter novos interessados, o problema provável é falta de visibilidade. 


OBJECTIVOS DE MARKETING SÃO ÚNICOS PARA CADA EMPRESA

Como é que as empresas estão a aproveitar as analises de marketing? A partir desta pequena lista determine qual dos objetivos é mais relevante para a sua empresa de modo a determinar como estruturar os KPIs de Marketing:

> aquisição de clientes

> marketing mix

> retenção de clientes

> gerir redes sociais

> segmentação

> estratégia de promoção

> branding

> estratégia de preço

estratégia de produto ou serviçonovos produtos ou serviços


A  LIGAÇÃO DOS KPIs de MARKETING ÀS VENDAS

services-web-development-servicesUma das ferramentas que mais comuns é o CRM. Um profissional que mude de uma empresa com CRM para uma CRM, sente uma diferença equivalente a mudar de carro com ar condicionado para um sem ar condicionado.

Como analistas de negócios, interessa-nos extrair os KPIs de Marketing que essas ferramentas extraem automaticamente, sem custos de mão de obra adicionais.


CRITICA A DASHBOARD EXEMPLO

Um dashboard pode ter como objectivo uma rápida visão do que, em geral, se está a passar. Ou ter como objectivo, determinar se determinadas estratégias ou iniciativas estão a dar resultados.

dashboard-marketing

GERAL – Este dashboard de marketing, indica tratar-se de um dashboard geral de negócio online.

LATEST TWEETS – O mapa de tweets não faz sentido, e para além disso eles apenas concentram um período muito curto e este dashboard é mensal.

EMAIL CAMPAIGN – não cumpre com as regras da visualização. Seria mais útil apresentar percentagens do que as barras.

REVENUE YTD –  receitas acumuladas do ano, é contraproducente. O KPI de receitas primário deve o do período correspondente –  Abril.

VISITOR MAP – significa que é possível saber qual a região dos visitantes do website. A Good Intelligence, focar-se-ia nos novos visitantes, para se focar na tática da aquisição de novos clientes.



O QUE MARKETING ANALYST PODE FAZER

QUALQUER QUE SEJA O PROPÓSITO

W151023_MCKINSEY_USINGMARKETINGDe acordo com o estudo acima, estão encontrados os principais objetivos do marketing analytics. Aqui na Good Intelligence existem recursos que podem dar resposta a todas as aplicações e necessidades.

project-thumb-1Determinar o MROI

Uma das funções é determinar qual o MROI, o retorno do investimento no marketing. Esse investimento pode ser calculado de uma forma imediata, como nas campanhas AdWords. Ou numa base mais completa, quer através das iniciativas quer através por períodos.

project-thumb-2Medir os Resultados dos Meios

Quanto é que as redes sociais estão a dar, como é que as newsletter estão a funcionar. O networking está a dar? Quais os eventos certos para aumentar as vendas? Coloque tudo num dashboard, com custos associados aos resultados.


Otimizar os recursos disponíveis

project-thumb-6Depois de ver o potencial do marketing analytics começa a aproveitar melhor os investimento realizados e contratos assumidos. Vê o website como uma máquina de ganhar clientes, os colaboradores começam a fazer trabalhos muito mais rentáveis.


services-web-servicesQual o estado do branding da sua Empresa

Uma analítica normalmente descurada, é a reputação, como é que a sua empresa é vista. Sem fazer contas complexas, é possível obter informações preciosas. Acontece que pode estar tão mal, que o melhor é mudar de identificação da marca.

services-web-developmentDeterminar o Custo de

services-seo-optimized

Determinar o Customer Lifetime Value

Este indicador pode servir para determinar quais os limites do investimento no marketing. Hoje, as empresas de top, trabalham nesta base. Sabem que perdem mais no primeiro período do que o que ganham.


“Segmentação” e “Personação”

Pelo menos identifique os clientes que não quer. Mas se quer aumentar o potencial de crescimento da sua empresa, identifique os segmentos relevantes para o negócio, do ponto de vista da rentabilidade.

Aproveitar todos os canais

O marketing é multicanal, o mercado não só o “investiga” no website, como nas redes sociais, nas referências. O emailing deve ter uma preponderância importante. Explorar as referencias pode ser a principal origem de rendimento, que sem os outros pode não funcionar bem.


Definir os canais (e conjuntos) mais rentáveis

Com um orçamento de €1.000, para o efeito desejado qual é o canal mais apropriado? Para qual segmento de mercado? E se for para solidificar o branding é uma coisa, se for para adquirir novos clientes é outra.


Escolha das plataformas mais adequadas

Que depende dos recursos e das capacidades da empresa. Podem ser as plataformas gratuitas, que já permitem ter analíticas muito relevantes, como podem ser plataformas de classe com maior complexidade.

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