O GSC é grátis e é a informação mais importante para os SEO Pro
O Google Search Console é o retrato de como a a Google está a ver o seu website.
Permite saber quais as páginas são detetadas pela google, quais as que estão a ser indexadas (aparecem nas pesquisas), quais o problemas técnicos e muito mais.
Descurar estes dados é pecado.
Para alem disso, dispõe de um relatório que diz em que posição que as páginas e palavras chaves estão nas pesquisas. Ainda indica a taxa de cliques, e quantas visitas teve com essa origem.
O GSC é fácil de instalar
Quem lhe fornece o website, deve acompanhar a instalação do Google Search Console.
Existem varias alternativas de instalação, mas nós preferimos efetuar o upload do ficheiro txt na hospedagem da google.
Outro exemplo, ainda mais acessível a todos, é a inserção do código no próprio website:
Reflecte a realidade de como a Google vê o website
Os dois pontos mais fortes da Google Search Console, é saber :
- Como é que as páginas estão a ser “rankeadas” em termos de posição se têm sucesso de cliques;
- Se as páginas do website têm algum problema que as impeça de serem indexadas na Google.
Existem mais informações e funcionalidades que permitem ao profissional ou colaborador de SEO desenvolver o seu trabalho.
Por isso, em conjunto com o Google Analytics, o GSC é obrigatório para qualquer website.
Exemplo de relatório GSC
Através do Google Data Studio (também free), é possível ver o desempenho do website.
Este relatório é da própria loja da Google, que oferece a visualização, neste caso standard.
A escolha do que ver nos dashboards, depende de gestor para gestor e dos objetivos do negócio.