COMO CALCULAR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE LEADS DO NEGÓCIO
É normal saber quanto é que custou cada lead por meio e por campanha, para saber qual foi o respetivo retorno, para decidir se continua, se otimiza ou se larga a campanha.
Clique para ampliar as imagens de exemplo básico:
FASES DE CALCULO
O calculo pode ser determinado em 3 fases, custo de aquisição, o custo dos leads aceite pelas vendas e finalmente o custo para efeito de calculo de retorno do investimento no marketing (ROMI).
COLETA DE DADOS
No meio digital é prática corrente ir ao relatório de Aquisições do Google Analytics, e contar os novos visitantes e por cada meio e campanha. Para que a coleta de dados seja feita com fiabilidade é recomendado um profissional certificado e com experiência.
Existem mais técnicas de coleta de dados, como a atribuição dos telefonemas ou flyers com código promocional identificativo.
VALORAÇÃO DO CUSTO DE AQUISIÇÃO DE LEADS
A valoração deve contar com todos os fatores possíveis. Por exemplo numa campanha para o email marketing:
> deve-se valorizar as horas dos funcionário que se dedicaram à campanha (por exemplo usar o Toggle);
> distribuir a mensalidade da plataforma de mail marketing pelas campanhas do mês;
> distribuir de acordo com a modelo de atribuição da empresa os conteúdos, com o valor das imagens e infográficos incluídos;
ACOMPANHAMENTO DO CUSTO DE AQUISIÇÃO DE LEADS
É pressuposto que a organização siga um plano, estratégia, e por isso deve possuir as ferramentas adequadas para acompanhar os Leads, é normal que seja o CRM. Aqui, mais uma vez o conceito de atribuição é importante, pois em ciclos de compra muito longos, é necessário saber esperar pelo Momento da Verdade.
Para quem : para o marketeer
Periodicidade : depende do tipo de industria, do diário ao mensal
Fontes : para o Digital, usar o Google Analytics
Estatística : comparar com períodos anteriores, valores da indústria se é que existem no Brasil ou em Portugal, analisar contra indicadores internos como o Customer Lifetime Value.