Como criar um site do zero por conta própria: um guia detalhado para iniciantes

O surgimento dos construtores de sites permitiu que o usuário comum pudesse criar rapidamente um site por conta própria, sem avultados investimentos.

Por que gastar muito dinheiro em estúdios profissionais, que muitas vezes inflacionam os preços, quando agora você pode criar um site na Internet quase de graça.

A necessidade de um construtor depende da finalidade específica de cada projeto. Este método é bastante adequado para  blogs pessoais,  plataformas pequenas e médias  de e-commerce, bem como websites empresas. 

Este artigo será útil para quem deseja criar seu próprio site com um mínimo de custos financeiros e de tempo.

COMO CRIAR UM SITE DE FORMA RÁPIDA E SEM AVULTADOS INVESTIMENTOS ?

Para construir um site de qualidade, você precisa planejar cuidadosamente Determinar  para que fins ele é necessário, bem como quais páginas ele conterá. 

Os construtores oferecem aos usuários uma gama de soluções prontas para blogs, plataformas sobre viagens, literatura, arquitetura e assim por diante. Para fazer uma escolha, você precisa entender claramente o que deseja alcançar com seu projeto. Mais informações sobre esses serviços você pode encontrar aqui. Por exemplo, para criar um site de cartão de visita ou um one-pager, você precisará de ferramentas completamente diferentes daquelas para implementar uma loja online.

Além disso, é necessário determinar o público potencial: idade, preferências, hobbies. Isso ajudará a apresentar corretamente as mercadorias ou informações, para revelá-las da maneira correta.

Certifique-se de analisar seus concorrentes. Isso não é feito para copiar as ideias de outras pessoas. Com a ajuda da análise de seus  concorrentes, você pode encontrar os erros por eles cometidos e desenvolver um site melhor. 

 

AS FASES DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE SITES ATRAVÉS DOS CONSTRUTORES:

Fase 1 : Escolha do construtor de sites adequado para o seu projeto 

Preparamos uma classificação dos melhores construtores de sites, levando em consideração as peculiaridades da demanda do consumidor. Graças a eles, qualquer pessoa pode criar um site por conta própria e sem muito esforço.

Os critérios para escolher construtores de sites incluem:

  • É importante dar preferência a serviços adaptados para usuários em várias línguas, incluindo  a língua portuguesa.
  • Política de preços: Os construtores gratuitos tendem a colocar  restrições ao trabalhar com elementos do site. Para total liberdade de criatividade, as tarifas pagas são mais adequadas.

 

 

7 Construtores de sites mais populares do mercado

 

Nº1 – Wix.

 Um dos sites mais populares que conquistou a confiança de mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Possui um enorme conjunto de ferramentas, uma interface em português compreensível e configurações flexíveis.

Nº 2 – Tilda.

Perfeito para criar landing pages e portfólios. A escolha de modelos aqui é pequena, então o usuário é convidado a configurar os blocos necessários por conta própria. Há cerca de 450 deles no total. 

Nº 3 – Nethouse.

O site está focado na criação de sites de páginas únicas  para pequenas empresas. Uma característica distintiva é a variedade de modelos. Além disso, existe a possibilidade de integração com  diversos serviços.

Nº 4 – Mozello.

Um dos construtores de sites mais fáceis com os quais você pode criar rapidamente um cartão de visita ou um blog. No entanto, é significativamente inferior no número de modelos. Os desenvolvedores forneceram o layout da página, bem como a capacidade de alterar a paleta de cores, fontes e imagens. Além disso, você mesmo pode editar HTML e CSS. 

Nº 5 – uCoz.

Funciona há 13 anos e, durante esse tempo, ultrapassou os limites de um construtor simples. Aqui você pode desenvolver rapidamente não apenas um site de cartão de visita ou um blog, mas também uma loja online, um fórum ou até mesmo uma calculadora de custos de serviços online. 

Nº 6 – Jimdo.

Um construtor extremamente  fácil para quem não conhece as principais linguagens de programação. Há uma ampla seleção de modelos, uma interface clara e a capacidade de otimizar seu site. 

Nº 7 – Setup.

Possui  uma grande variedade de modelos coloridos, facilidade de uso, um domínio como presente, bem como oportunidades para promoção de SEO são todas as principais vantagens deste serviço. Ele permite que você crie um site de cartão de visita ou página de destino de maneira rápida e fácil. 

 

 

Fase 2: Escolha de um nome de domínio e hospedagem

Nesta fase você precisa criar um nome de domínio curto, memorável. Isso não é fácil de fazer, porque deve refletir a essência do seu site e ao mesmo tempo ser original.

Depois que o domínio for escolhido, outro problema surgirá – a escolha do provedor de hospedagens, que hospedará o site. Aqui você pode precisar da ajuda de um especialista que lhe dirá sobre a combinação benéfica da qualidade dos serviços prestados e seu custo.

Alguns construtores, como o Wix, salvam seus usuários dessa dor de cabeça e oferecem hospedagem gratuita. No entanto, isso vem com alguns riscos:

Não há garantia de funcionamento confiável e ininterrupto do site, bem como a preservação de todas as informações. Entretanto, este problema pode ser resolvido criando regularmente um backup, mas será difícil calcular as perdas por tempo de inatividade.
Existem restrições no gerenciamento da plataforma, bem como trabalho insatisfatório de suporte técnico.
Diminuição do desempenho do site em momentos de  grande fluxo de visitantes.
Sobrecarga no site devido ao excesso de publicidade. É vendendo tempo de publicidade em sites de clientes que os provedores de hospedagens gratuitos  recuperam seus custos.

 

 

Fase 3: Escolhendo um estilo e criando um design

Não pense que os construtores condenam os sites criados nas suas plataformas  a serem semelhantes uns dos  outros. Para singularizar cada site, os construtores fornecem uma série de soluções originais que podem ser implementadas mesmo por usuários sem habilidades especiais.

Torne o design do seu site com as seguintes dicas:

  • Adicione novas páginas ao modelo. Por exemplo, crie seções ou uma página com informações sobre a empresa.
  • Publique suas fotos, não fotos de banco de imagens gratuitos. Isso não apenas aumentará a exclusividade do site, mas dará um valor especial  aos olhos dos motores de pesquisa.
  • Mude sua paleta de cores. Alguns construtores tornam a tarefa mais fácil. Por exemplo, o Wix tem uma ferramenta que seleciona tons correspondentes.
  • Redistribua texto e blocos de função. Normalmente, os modelos implicam na estrutura da página. No entanto, sempre pode ser editado.
  • Altere o tamanho e o tipo da fonte. O principal critério a se basear neste parágrafo é a legibilidade das páginas. Os visitantes acessam o site para obter as informações necessárias. E a tarefa do proprietário é tornar esse processo o mais confortável possível para eles.

 

 

Fase 4: Preparação do conteúdo

Embora o site em si possa ser configurado de forma relativamente rápida, a preparação do conteúdo exigirá mais esforço. Sujeitas a direitos autorais, as ilustrações nas páginas podem não ser únicas, mas para textos este critério é obrigatório. Entre outras coisas, para promover o site, você deve seguir alguns requisitos mais básicos para a qualidade do conteúdo:

  • Carga semântica. Textos sem sentido diminuirão imediatamente a reputação do site, pois não beneficiarão os leitores. O conteúdo deve ser informativo e útil e, mais importante, cativante.
  • Ortografia. Quem gosta de ler artigos com um grande número de erros ortográficos, gramaticais?
  • Relevância. Certifique-se de que todas as informações fornecidas estão atualizadas. Afinal, dados desatualizados farão com que os usuários duvidem do site.
  • Chamada à ação. Para fazer isso, decida qual é o objetivo dos textos: comprar um produto ou serviço, registrar-se ou assinar artigos. Você também pode criar botões discretos como: “Comprar Agora”.
  • Submissão e liberação. A enorme “folha” do texto é difícil de ser percebida pelo leitor. Portanto, você deve diluir o componente de texto com imagens, subtítulos e listas com marcadores apropriados.

 

Não se esqueça da otimização de SEO. Inclua corretamente as consultas de pesquisa no texto, otimize as ilustrações para que os motores  de pesquisa percebam seu site.

 

Fase 5: Finalização e publicação

Os construtores têm um recurso de visualização que permite visualizar seu site antes que ele seja publicado. Antes de lançar um site baseado em construtores, verifique os seguintes pontos:

  • A presença de erros ortográficos e gramaticais;
  • Formatação de conteúdo;
  • Disposição de arquivos de imagens e vídeos: refletem o significado do componente de texto;
  • Funcionalidade de links e botões;
  • Facilidade de navegação;
  • Durante o trabalho, o visual pode “desfocar”. O design parece harmonioso, os textos são chamados à ação e a navegação e a estrutura são fáceis de usar.

 

Mas, por precaução, você deve pedir a seus amigos que olhem seu site e falem sobre seus sentimentos. Para informações mais completas, crie um questionário que facilite o entendimento do entrevistado sobre o que procurar.

Siga apenas conselhos construtivos. E, já corrigidas as últimas falhas, sinta-se à vontade para publicar seu site.

 

Conclusão

Vimos como criar rapidamente um site simples usando criadores de sites gratuitos. Esta é uma ótima oportunidade para os usuários comuns não pagarem demais aos estúdios da web e criarem um projeto por conta própria e sem nenhum conhecimento especial.

O desenvolvimento do site é um trabalho longo e árduo. Em nenhum caso, não se esqueça disso. Os visitantes não saberão sobre o novo site a menos que obtenham ajuda. Para fazer isso, participe da promoção no mecanismo de pesquisa, atualize regularmente o conteúdo e desenvolva feedback com os usuários.

Somos especialistas em desenvolvimento de websites com o propósito de trazer tráfego, apoiar a marca e trazer conversões em vendas.

Recebe novidades
Enviamos no máximo uma vez por trimestre

Sem spam, pode remover-se em qualquer momento.

ORÇAMENTO

Preencha os seus dados de contato, e iremos entrar em contato, apenas para conhecer melhor o que pretende

Pedido de informações // contato

Seremos rápidos a responder-lhe