Audiências no Google Analytics 4

As Audiências do Google Analytics 4 tem várias utilidades, sendo mais utilizada para fins de remarketing
audiencias no google analytics 4

Qual a diferença entre Audiências e Segmentos

As audiências no Google Analytics 4 estão intimamente relacionadas com segmentos (embora sirvam objetivos diferentes). 

 

Diferença #1: Explorações

Os segmentos só podem ser usados em Explorações, como Forma Livre ou Funis.

As audiências não podem ser usadas nas explorações (mas é possível construir audiências a partir de segmentos dentro das explorações).

As comparações não podem ser usadas diretamente nas explorações. Mas se clicar no botão Explorar na navegação da barra lateral da comparação (ler o capítulo anterior), essas comparações serão transformadas em segmentos nessa exploração em particular.

 

Diferença #2: Relatórios padrão

Os segmentos não podem ser utilizados em relatórios padrão. Estão limitados apenas a explorações. Os segmentos não são partilhados entre explorações separadas.

As audiências podem ser utilizadas como uma dimensão em comparações, podendo assim ser utilizadas em relatórios padrão. Mas tenha em mente que as audiências não são retroativas. Começarão a recolher dados apenas a partir do momento em que foram criados.

As comparações podem ser utilizadas em relatórios-padrão (e esse é o seu objetivo principal).

 

Diferença #3: Utilização nos Anúncios Google (como audiências de remarketing)

Os segmentos não podem ser utilizados nos Anúncios Google. São utilizados principalmente para análise na secção Explorar. Mas enquanto se cria um segmento, pode-se optar por construir uma audiência com base num segmento. Leia este post do blogue para saber mais.

As audiências são construídas principalmente para serem utilizadas nos Anúncios Google como audiências de remarketing. Leia mais.

As comparações não podem ser usadas directamente nos Anúncios Google, mas se quiser seguir o caminho ridículo, pode clicar no botão Explorar na barra lateral Editar Comparação > depois clicar em 3 pontos ao lado do segmento (em exploração) que foi construído com base nessa comparação > depois clicar em Construir Audiência no construtor do Segmento e pronto. Acabou de converter a comparação para segmento e depois construiu uma audiência. Foi desnecessário mas, bem, isso foi possível.

 

Diferença #4: Retroatividades

Os segmentos são retroativos. Se criar um segmento, este mostrará dados passados com base nas suas condições.

As audiências não são retroativas. Só começarão a acumular dados depois de você os criar. Portanto, é uma boa prática criar o maior número de audiências que considerar útil o mais rapidamente possível. Saiba mais sobre as audiências.

As comparações são retroativas. A menos que utilize uma audiência como uma dimensão numa das comparações. Então, essa comparação não será retroativa. Por exemplo, se acabou de criar uma audiência chamada “abandonadores de carrinho”, uma comparação que a utilize não mostrará quaisquer dados.

 

Audiências criadas no Google Analytics 4 e partilhadas no Google Ads

Estamos a falar de remarketing. 

Muitas vezes aproveita-se o comportamento que os visitantes têm no website para criar uma audiência.

Por exemplo, numa loja de ecommerce que oferece roupas e sapatos desportivos.  Se um visitante, for exclusivamente para mais de 2 páginas de categoria ou produto masculino, pode-se criar uma audiência: Homens.

Não será 100% para homens, existem as ofertas.

Mas se essas pessoas visitarem determinada marca de ténis, pode-se criar ainda um audiência mais especifica: Ténis Homem Nike

 

E depois no remarketing lança um display ads:

Audiências no Google Analytics 4 1

 

Note-se que essas audiências têm uma duração limitada

Um conceito que achamos que existe confusão, é que conseguimos saber quem são as pessoas.

Em termos de Google Analytics a privacidade dos dados pessoais existe uma garantia.

Outro conceito, é que as audiências são cumulativas. De fato existe o limite de 540 dias (um ano e meio) até quando um determinado visitante faz parte de uma audiência.

Por defeito, são criados em 30 dias:

Audiências no Google Analytics 4 2

O que a google diz acerca da duração da filiação

Introduza o número de dias que os utilizadores permanecem na audiência (1 – 540).

Seleccione Definir no limite máximo para utilizar a duração máxima em sistemas que permitam mais de 540 dias (por exemplo, Google Analytics, Firebase Cloud Messaging).

Cada vez que um utilizador se envolve num comportamento que cumpre os critérios para ser incluído na audiência, então a duração de adesão desse utilizador é redefinida para o valor total desta opção.

 

As audiências têm que ser relevantes com as ações do marketing

Um exemplo é que é possível criar uma audiência natal 2021, aproveita-la para as campanhas de natal 2021. Bem como aproveitar para o Natal 2022.

Entretanto, essa audiência fica adormecida 11 meses.

Que audiências se podem criar no Google Analytics 4

O gestor tem que pensar na utilidade para as suas analises e operações de marketing. Existem de fato muitas, tantas hipóteses de criação de audiências, que corre-se o perigo de dispersão, perda de foco.

criar uma nova audiencia

Para além de se poder criar de raiz, é possível obter modelos que podem ser:

  • demográficos
  • tecnológicos
  • aquisição

que na realidade são construtores de audiências.

 

Usar as Audiências nas Comparações

Uma das coisas que as segmentações não podem ser usadas, é nas comparações.

As audiências podem ser utilizadas em comparações como uma das condições nos relatórios padrão. 

 

Aqui apenas pode usar as Audiências

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Os Segmentos já pode ser usados aqui

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