#1 ESPIAR O TRÁFEGO DO WEBSITE DOS CONCORRENTES
É possível saber quantos visitantes um concorrente tem, de onde vêem, como se comportam no website, através de ferramentas que permitem saber alguns dados do google analytics.É importante verificar qual a visibilidade digital da concorrência.
Ferramentas usadas:- SemRush
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#2 VIGIAR O DESEMPENHO DAS REDES SOCIAIS
Através do Social Analytics, podemos comparar o desempenho das redes sociais dos principais concorrentes. Não só o número de followers, mas também o desempenho dos posts:
- quantidade de posts;
- visibilidade dos posts;
- engagement dos posts;
- comparador visual dos posts;
- estatísticas.
#3 QUAIS AS TECNOLOGIAS QUE CONCORRÊNCIA SE SUPORTA PARA AS SUAS TÁCTICAS
É uma atividade que fazemos sempre imediatamente.Se os concorrentes estão desatualizados tecnologicamente, será mais fácil dos bater. Se sabemos que ele está bem armado, se pretende manter no mesmo nível, terá que saber o investimento necessário.
- qual a tecnologia do website;
- quais as aplicações que existem;
- se existe personalização;
- outras tecnologias.
#4 OUTRAS ANÁLISES DE CONCORRÊNCIA DIGITAL
Quer quando nos pedem para fazer análise de concorrência, quer quando nos pedem para fazer a gestão do marketing digital, uma das primeiras coisas que fazemos é experimentar as plataformas digitais dos principais concorrentes, subscrevemos, aderimos às redes sociais, interagimos,…
4.1 Google Ads, Facebook Ads e outros Ads
Através das nossas plataformas vigiamos os melhores anúncios da concorrência para estes servirem das práticas a ultrapassar.Verificamos as suas práticas de remarketing.4.2 Desempenho da Velocidade do Website
Este é um fator de concorrência, ter um website mais rápido que os outros. Não só afecta o SEO como as conversões.4.3 Quais as keywords que podemos bater
Através da plataforma de análise, sabemos quais são as palavras chave de onde os concorrentes estão a roubarem-lhe clientes e assim, tomar as iniciativas de táticas SEO.4.4 Questionários diretos
São os potenciais clientes, que nos permitem avaliar a sensibilidade da marca.É muito importante para complementar os dados quantitativos.
#5 ENQUADRAMENTO POSICIONAL E ESTRATÉGICO DO NEGÓCIO
Para começar estudar a concorrência de qualquer negócio, sugerimos começar por modelos simples, como Estratégia Genérica de Porter, para compreender melhor o enquadramento competitivo:Existem vários modelos de análise estratégica do negócio, por exemplo Porter com as 5 Forces, onde se chama a atenção para outros tipos de concorrentes, que podem ser bem mais relevantes que a concorrência no sentido estrito.
Existem outras Estratégias a considerar
Conhece o Cirque du Soleil? sem querer eles usaram a Estratégia Blue Ocean, tornando-se num verdadeiro case study. A estratégia, é posicionar-se onde não há concorrencia.Neste enquadramento, o marketeer tem que ter uma mente muito aberta, de forma a captar a essência da estratégia do empresário, por vezes nem ele sabe como, mas é necessário redigir para dar sentido ao que vem a seguir.#6 COMPARATIVO DA ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA
Da seguinte tabela percebe-se perfeitamente o que se pretende. Contudo, a dificuldade é precisamente determinar quais são os fatores relevantes para o contexto concorrencial. Existem fatores que são obrigatórios para estar na corrida, como ter wifi num hotel, e outros que determinam a diferenciação.Alguns fatores que podem ter que ser analisados:
- branding : medir a percepção das marcas nos mercados onde concorre, é um processo que é efetuado através de entrevistas diretas ou de inquéritos online.
- presença : em termos de colocação de meios e campanhas, o que é que a sua concorrência está a fazer. Existem várias ferramentas, por exemplo no Social é utilizado o RivalIQ. É extremamente importante saber como se posiciona na Google, e quais as posições por palavra chave.
- proposta de valor : vigiar quais são os valores que cada serviço ou produto se propõe no mercado.
- execução operacional : qual é a rapidez de execução da empresa, qualidade, stocks, produtividade dos trabalhadores. No final é importante saber se a concorrência entrega aquilo que diz entregar.
- preço: é obvio que tem que conhecer a estratégia de preço da sua concorrência.
- força de vendas : quais são os processos de vendas da empresa, qual a taxa de sucesso comercial.
- inovação : quais são as inovações que a empresa tem efetuado.
- aparência: a psicologia das cores e entre outros, até a roupa que os funcionários vestem conta, são as mensagens subliminares que têm que ser estudadas.
- crescimento de mercado: tudo é relativa ao tipo de mercado, o fenómeno das máquinas digitais de fita versus máquinas digitais e agora smartphones com capacidade de 20 MPx é um exemplo.
- visão: existe missão e visão, qual a consciência no enquadramento da empresa.
É aqui que o campo de batalha é definido, onde o marketeer se concentrar em fazer destacar a sua empresa. 3 Erros Comuns:
- Muitos marketeers produzem conteúdos para as redes sociais, em que have um minimo de efeito na reputação real na marca, no sentido que se tornam mais reconhecidos como entertainers.
- Lançar-se contra concorrentes demasiados poderosos, acreditando que irão ser assim rápidamente.
- Atacar mercados que não tem nada a haver com o seu alvo, sendo isso notado nas campanhas online pagas.
#8 COMPETIR NO MARKETING NA JORNADA DE COMPRA
De nada serve competir em meios, em campanhas onde o mercado não lhe toca. Para analisar a concorrência, a Empresa necessita de saber os “Touchpoints” do mercado:
É nestes pontos de contacto onde se deve concentrar o estudo de concorrência. Se um concorrente decide investir em publicidade no Jornal do Algarve, quando 99% do seu mercado é no Minho, ou quer entrar num novo mercado ou deixou-se seduzir por investimento sem nexo.
Outras táticas conhecer e vigiar a concorrência
Queremos saber como anda a concorrência nos espaços que ocupamos, tal como as redes sociais, publicidade paga, pesquisas orgânicas, networking, televisão, imprensa e demais meios. E também saber o que é que a concorrência anda a fazer, e a nossa empresa não, pois pode-se estar a perder uma oportunidade.Publicações da concorrência e Darkweb
Existem várias ferramentas que permitem a constante monitorização do que se passa na concorrência, em termos de publicações online, abaixo o exemplo da Innguma.
Serviços de Clipping
São outra fonte de informação, extra digital, muito comum no caso da imprensa. A Cision é um dos players nesta área, e estende-se para outras áreas.