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CONCURSO DE BELEZA DE WEB DESIGN
Existe mesmo! o Awwwards é um dos mais conhecidos, embora até os classifique de acordo com os critérios relevantes para um negócio, no final quer ter um website para vender mais, que não apenas uma coisa bonita.
Notas importantes:
- muitos designers veêm aqui buscar inspiração;
- o rating considera os fatores importantes;
- o design é 1/5 dos fatores considerados;
- estes premium designers não são baratos.
Na altura desta publicação, os “best of” de Portugal são os Burocratik, que estavam em 24º no ranking mundial dos profiles mais premiados.
ESCOLHA ENTRE BRANDING E LEAD WEBSITE
O propósito do website para geração de leads e vendas (ecommerce, SaaS) é para trazer mais visitantes, e fazer com que esses entrem em contacto do a empresa, enquanto o modelo branding é apenas para consulta, saber os contatos e pouco mais.
2.1 LEAD WEBSITE
Porquê?
Porque os negócios com este modelo são comprovadamente mais rentáveis.
Porque não é tão usado em Portugal
- Porque se trata de uma estratégia de médio prazo, muitos gestores querem ver apenas o curto prazo.
- Porque não conhecem esta estratégia.
- Ainda poucos web designers oferecem esta solução.
O que é preciso
- Criar conteúdos relevantes e ligados à conversão.
- Gerir a aquisição de visitantes através do SEO, Social,…
- Otimizar constantemente a taxa de conversão do website.
2.2 BRANDING WEBSITE
Porquê?
Para dizer “quem sou eu”, “o que faço” e “para quem faço”.
Porque é tão usado em Portugal
- Apenas custos iniciais de investimento.
- A estratégia mais comum.
- Muitos web designers oferecem esta solução
O que é preciso
- Web designer
LEAD WEBSITE DEVE CONSIDERAR 4 FATORES
Equanto um branding website, apenas se considera investimento inicial, no Lead Website, existe um investimento continuo, sendo necessário considerar o equilibrio de:
- flexibilidade,
- tecnologia,
- aquisição de trafego
- … e conversão dos visitantes como abaixo se explicam a razão das escolhas.
COMO ESCOLHER UM WEBSITE FLEXÍVEL
A flexibilidade é a possibilidade de mudar o que seja website. As barreiras, podem ser o “taxímetro” do programador que tem acesso único, limitado pela boa vontade do programador, compreesão do trabalho que dá fazer qualquer alteração sem que se tenha a certeza que resulta. As alterações podem ser:
- ter acesso aos conteúdos e alterar os seus formatos;
- alterar as fontes do tema, cores, larguras;
- alterar os menus, propostas de valor;
- inserir aplicações ou plugins.
4.1 Website baseado em Código Puro vs Gestor de Conteúdos (CMS)?
Um bom programador consegue fazer um website em PHP com um código de programação limpo e exclusivo, mas é mais caro que o CMS pré-formatado e qualquer alteração depende do programador.
4.2 Qual o melhor CMS para o Website?
Não existe o melhor CMS, mas o WordPress é que tem mais opções de temas, tem enorme lista aplicações, tem utilização intuitiva, existem muitos programadores, representa 27% dos websites do mundo e até empresas globais o usam.
COMO DECIDIR COM BASE NA TECNOLOGIA?
O WordPress é por si uma tecnologia, possui a capacidade de ele ser descoberto pela Google, a capacidade de ser partilhado nas redes sociais, a possibilidade de aceitar imensas funcionalidades. Assim, a decisão passa por conjugar os 3 primeiros fatores, sem esquecer a rapidez do website:
5.1 Escolha do Tema
O tema é o modelo de design e tecnológico. A fonte de temas pode ser a Colorlib ou Themeforest, cada tema tem a sua descrição tecnológia, atualizações, rating de clientes, plugins incluidos. Existem bons temas “Free”.
Recomendação: não é o que gosta, mas o que converte mais vendas
5.2 Escolha do Hosting
Muitas vezes o Hosting está limitado pelo web designer. O ideal é ter o controlo do próprio Hosting, servidor dedicado (bem mais caro, min €50/mês), tecnologia SSD, localizado perto do mercado ou usar VPN. A exigência para um ecommerce com bastante volume de tráfego é máxima.
3 Recomendações :
- Escolha o domínio já com https em vez de http
- Escolha o Hosting em SDD
- Escolha um Hosting com versão PHP mais atual
Outras referências: Best 2017
5.3 Indicador de Velocidade
Uma das coisa que o proprietário deve-se preocupar é com a velocidade do website, que tem influência real no o SEO e na conversão. Para isso pode consultar as seguintes plataformas para aferir o portfólio do candidato a web design:
- GTMetrix
- Google PageSpeed apenas para cada página
- Google MobileSpeed
TORNAR-SE MAIS CONHECIDO (AQUISIÇÃO)
Existem várias formas de se tornar conhecido, sendo é recomendado estar presente onde o seu mercado esta presente. A publicidade paga tem efeitos imediatos, enquanto o SEO demora meses:
- SEO – o site permite configurar os parâmetros básicos, como o Yoast permite;
- Social – o site permite a partilha social das páginas, e com as imagens e títulos adequados;
- Landing Pages – pode-se criar com o mesmo domínio ou é necessário outros;
- Mobile – o website é responsivo, ou ainda melhor permite integração com AMP, ou semelhante;
- Aplicações – existem aplicações como a partilha social, que permite partilhar os conteúdos.
Todos os caminhos vão dar ao website.
CONVERTER VISITANTES EM CLIENTES
Para nós existem 3 tipos de conversão:
- Os que subscrevem determinados conteúdos, e existe a alguma incerteza que são potenciais clientes;
- Os que pedem os nossos fremiuns e estão bastante sintonizados com os “nossos serviços”;
- E os que pedem uma reunião, são os que queremos, tendo que entender que muitos deles já estão envolvidos através dos pontos anteriores.
Para que tal aconteça, existem 2 elementos fundamentais a ter em consideração: racional e emocional. As ferramentas são a relevância dos conteúdos, as referências, cores, tamanhos, saliências, videos, imagens,…
ESCOLHA DO WEB DESIGNER // PROGRAMADOR
Quer para CMS, quer para Código Puro, é sempre necessário programador. Pode escolher um excelente programador, mas com pouca criatividade/design, ou vice-versa.
Por isso, o ideal é a uma entidade que combine os 3 qualificações, que são extremamente difíceis encontrar na mesma pessoa ao mesmo tempo:
- Programador;
- Criativo / Designer;
- UX / Lead Generator
Estes têm que trabalhar em conjunto.
8.1 Designs & Imagens
O logotipo e outros designs como as cores, tipos de letras, missão, devem estar preparadas antes de se encontrar com o web designer.
Posteriormente será colocada a questão das imagens, se são pagas e por isso mais exclusivas, se gratuitas, ou mesmo se a empresa dispõe as suas, ou até mesmo contratar um fotógrafo profissional.
Os criativos, numa primeira versão podem ser vulgares, mas também podem surpreender, por isso seja paciente e exigente.
Vemos que existem websites que não têm Favicons, é obrigatório.
8.2 Alô Google, Bing, …
Também, é com surpresa que encontramos websites que não estão associados à Google (o mínimo), Google Webmaster tools. Esta ferramenta é obrigatória, e deve ser da propriedade do dono do website. Para além de permitir ser descoberto no SEO, possui relatórios e ferramentas indispensáveis.