O remarketing é uma ferramenta do marketing digital. O meio utilizado é o Search Enging Marketing, publicidade paga através do Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads ou outra plataforma.
A publicidade é despoletada por quem visita o website
Através dos cookies, pixeis e outras técnicas é possível saber quem (anonimamente) visitou o seu website.
Por exemplo, neste website, temos desses “trackers”, o do facebook e o da google. E se não bloqueou estes “trackers”, então poderá aparecer um ad, como o da imagem que está no lado direito (Somos os seus Parceiros Marketing Digital).
É uma publicidade personalizada e de acordo com o interesse dos visitantes
Como entrou nesta pagina, é obviou que sabemos que este assunto – o marketing digital, é do seu interesse, é relevante para si.
Então porque não fazer um anuncio para audiências relevantes?
No lado oposto, os anúncios genéricos no marketing digital são irrelevantes para a grande maioria das pessoas.
Pensamos assim, que o remarketing é fantástico para todos.
Onde é que os anúncios vão aparecer
A google tem uma rede de websites, com os quais fez acordo, em que as receitas pagas pelos os remarketeers, são repartidadas (google adsense).
Os anúncios são publicados nesses websites, com banners:
Neste caso, o utilizador deste browser google que recebeu este anúncio no sapo.pt, porque anteriormente visitou o website If So.
E no caso do facebook remarketing?
Facebook é uma plataforma com biliões de visitantes, e por isso o próprio facebook dispõe os seus espaços publicitários para o remarketing.
Porquê que é uma excelente oportunidade para os negócios?
Muitas empresas pagam milhões apenas para aparecerem. Como no remarketing paga pelos cliques, imagine que está a lembrar o mercado potencial da existência da sua marca, até ao momento de compra.
Muitas vezes o momento de compra não coincide com a publicação dos anúncios. Mesmo assim a marca irá ganhar notoriedade, será mais facilmente recordada.
Quais são os tipos de remarketing
1. Display
O display remarketing é talvez o tipo de remarketing mais comum. Envolve a utilização de publicidade paga – especificamente anúncios de exibição, ou anúncios que aparecem nas margens de sites de terceiros – para chegar aos utilizadores que visitaram o seu site.
2. Pesquisa de remarketing
Outro tipo comum de redireccionamento é a pesquisa de mercado. A pesquisa de remarketing funciona de forma muito semelhante à exibição de remarketing, mas em vez de utilizar anúncios de exibição, utiliza publicidade paga em páginas de resultados de motores de busca (SERPs). No Google Ads, esta funcionalidade é conhecida como listas de remarketing para anúncios de pesquisa (RLSA).
3. Remarketing dinâmico
A remarketing dinâmica desvia-se dos dois tipos anteriores na medida em que não é única devido ao seu formato, mas sim devido ao seu conteúdo. Os anúncios dinâmicos de remarketing podem assumir uma variedade de formas, mas o que os define é que parecem diferentes para cada utilizador. Os anúncios dinâmicos visam pessoas com base numa determinada acção que tomaram no seu site, normalmente relacionada com um produto ou serviço específico.
Se alguém visitar o seu site e visualizar uma panela de pressão que está a vender, poderá mais tarde encontrar um anúncio com esse mesmo produto. A remarketing dinâmica é um tipo de redireccionamento incrivelmente eficaz porque é personalizado para cada utilizador individual. Quando alguém pode não responder a um anúncio geral para o seu negócio, pode estar muito mais receptivo a um anúncio para o produto ou serviço exacto do seu interesse.
4. Remarketing de vídeo
A remarketing de vídeo é um conceito incrivelmente simples – é simplesmente a remarketing que toma a forma de conteúdo de vídeo. O YouTube é tipicamente o meio mais fácil para este tipo de remarketing. No Google Ads, pode configurar os seus anúncios de vídeo da mesma forma que configura os anúncios de pesquisa ou exibição.
No YouTube, os seus anúncios são normalmente reproduzidos antes ou durante outros vídeos que as pessoas vêem. É uma boa ideia manter estes anúncios curtos, para que os utilizadores não fiquem irritados com eles ou simplesmente cliquem em “Saltar anúncio”. À medida que os utilizadores procuram outros vídeos no YouTube, podem encontrar os seus anúncios e ser lembrados do seu interesse nos seus produtos ou serviços.
5. Remarketing de e-mail
O e-mail é um meio fantástico de remarketing para pessoas que não envolve publicidade paga. Com o e-mail marketing, pode enviar promoções e mensagens de lembrete a potenciais clientes que subscrevam a sua lista. Para começar a construir uma lista de correio electrónico, pode criar pequenos formulários no seu sítio que encorajam as pessoas a enviar os seus endereços de correio electrónico em troca de algo como uma newsletter ou descontos especiais. Depois pode começar a enviar o material prometido a todos os que constam da sua lista.
Pode também enviar emails às pessoas que abandonaram os seus carrinhos no seu sítio, encorajando-as a completar a sua compra. E para aqueles que já tenham convertido totalmente, pode recomendar produtos adicionais que possam gostar.
6. Remarketing das redes sociais
Um tipo de redireccionamento final que pode tentar é o remarketing dos meios de comunicação social, que – como pode adivinhar – envolve publicidade a pessoas nos meios de comunicação social. Os anúncios de remarketing nas redes sociais são tipicamente anúncios em alimentação – ou seja, aparecem nos feeds das redes sociais dos utilizadores. Pode visar pessoas com base em diferentes critérios.
Para um, pode adoptar a mesma abordagem que outros tipos nesta lista, visando pessoas que tenham visitado determinadas páginas do seu sítio. Mas também pode visar pessoas com base na forma como se relacionam com os seus meios de comunicação social. Por exemplo, no Facebook, pode visar pessoas que tenham visitado a sua página ou guardado uma das suas mensagens.