skip to Main Content

ESTE ORÇAMENTO PODE SER O MAIS INDICADO para MICROEMPRESAS E PMEsdca-budget-2016

Porquê que os gerentes de pequenas empresas insistem em adoptar os mesmos procedimentos, que as grandes. Se é normal nas grandes empresas apostarem na orçamentação anual. E até depois reverem trimestralmente. As pequenas empresas não têm os mesmos recursos, e o mesmo tempo.

   Descarregue aqui o Orçamento Trimestral Simplificado >>

Por isso devem escolher qual a melhor periodicidade para elaborarem um orçamento financeiro. Este modelo é uma versão simplificada, que pode ser o inicio do planeamento com sucesso.


[ezcol_1half] [mailmunch-form id=”416195″]


[/ezcol_1half] [ezcol_1half_end]

Ou

podemos ajudar?
BUSINESS INTELLIGENCE PARA PMEs [/ezcol_1half_end]

EXPLICAÇÃO MAIS DETALHADA

O orçamento é um documento que é preparado anualmente. Muitas empresas, apenas preparam-no porque são obrigadas pela casa mãe. A utilidade da elaboração de um orçamento reflecte a interacção de várias iniciativas de gestão:

Continuar a fazer o mesmo >> a empresa segue a corrente que normalmente a empurra para baixo, onde nos custos o orçamento é igual aos do ano anterior, e provavelmente as vendas tendem a descer, embora os gestores evitem reconhecer o facto.

Tomar iniciativas mas não orçamentar >> a empresa sabe que não pode continuar, mas também não mede os resultados esperados. Elabora contratos, em que não há responsabilidades imputadas. Corre o risco de aumentar as despesas, e até mesmo diminuir os lucros.

Orçamentar >> o facto de orçamentar já deverá levantar muita questões, relativamente ao status quo de fornecedores e funcionários, obriga a gestão pensar sobre o que realmente induz os lucros. Procurar iniciativas cujos actores sejam responsabilizados, tornando-se cirúrgico no que realmente resulta na produtividade da empresa.

 


Orçamento Trimestral em Microempresas e PMEs

A razão porque as microempresas e pmes podem ter que escolher os orçamentos trimestrais, é porque as iniciativas tem ciclos muito mais rápidos que as grandes empresas.  Inclusive, as pequenas empresas não têm normalmente os recursos humanos, por vezes o próprio gerente, para trabalharem com orçamentos que duram mais de 3 meses.

Se elaborar um orçamento de um ano, a perspectiva  de perder controlo do documento de gestão, é quase imediata. Contudo, se elaborar um orçamento com apenas 3 etapas de controlo, o gestor será muito efectivo, e levará a cabo as iniciativas.

 

 

 

Back To Top