Quais os desafios do marketing internacional?
Marketing global
Aqui o exemplo é o Google Analytics, que é gratuito, também se podendo estender a outras ferramentas do web analytics como o heatmaps, social analytics, email, etc. O que importa é se a mensagem que está a enviar está a ter impacto na fase do marketing awareness.
Report Aquisição Internacional: Janeiro de 2017
O relatório Google indica como é que os visitantes chegaram ao seu website. Aqui importa olhar para a coluna Meio, coluna País e para a coluna Novos Utilizadores.
- Exemplo de interpretação
Neste caso, fica logo a saber que nos EUA o orgânico, são responsáveis por mais de 16% de todo o novo tráfego.
Há-se querer saber o que resultou no orgânico nos EUA, quais foram as palavras e páginas que deram origem. Esse conhecimento é importante para depois replicar ou otimizar noutro mercado. Neste caso é bom contratar um bom SEO manager.
Também, há-de querer saber qual foi as páginas que deram origem ao referral, como especialistas de analytics, sabemos que pode ser o Social, ou seja, existem relatórios no Google Analytics que por defeito estão mal configurados. No entanto, se foi um verdadeiro referral, há-de querer saber se pode replicar o referral noutros mercados internacionais.
- O Relatório Customizado em Excel
O Gestor pode ter acesso ao relatório de uma forma mais amigável. Basta criar a ligação dos dados do Google Analytics ao Excel, e de acordo com o utilizador e objectivos, desenhar um modelo mais amigável. Depois é só abrir o excel, o ficheiro actualiza automaticamente.
- Ideias
No mercado da saudade, o existem websites em França que têm uma grande comunidade de Portugueses. A Empresa deve identificar esses websites, blogues, páginas sociais para pedir ou comprar ligações e publicações dos seus produtos, gerando mais tráfego de origem referral e social.
Para o orgânico, pesquisar palavras chave em Português para determinado País, melhorando o marketing digital internacionalização.
Uma nota importante: é possível ir mais a fundo na análise, é possível segmentar, saber especificamente a rede social (fontes), quais foram as campanhas, taxas de conversão, e muito mais.