Os dashboards são importantes para o Controlo de Gestão e Orientar o Negócio para os Objectivos Definidos.
1 – Cada empresa, cada equipa de gestão, cada fase do negócio tem o seu próprio dashboard.
O CEO terá os seus dashboards:
- de controlo diário;
- para reunião com as equipas (diário, semanal,…);
- acompanhamento mensal;
- contas aos investidores.
[…]
Um Operacional Junior:
- controlo da evolução da sua actividade;
- comparação com o esperado;
- impacto no negócio.
2 – O Dashboard não é uma tabela de KPIs
É uma ferramenta de gestão, faz parte do sistema de informação. Os KPIs podem fazer parte de um dashboard. Mas provavelmente, estarão outros tipos de visualizações, como tabelas, indicadores normais, indicadores de resultados, actividades,…
3 – São desenhados de uma forma intuitiva e de acordo com a importância para os resultados
Tal como os dashboards abaixo, é errado, encher um ecrã cheio de indicadores. Não se entende bem, nem se consegue contextualizar, saber o que é mais importante. Por isso não tomo como exemplo estas imagens.
Os dashboards devem ser customizados.
Alguns exemplos de marketing
Em todos os Dashboards, em qualquer sistema, é necessário aceder às fontes de dados. Aqui na Good Intelligence, damos preferência ao Google Data Studio, porque consideramos que tem os conectores.
Os melhores Dashboards de visualização serão, eventualmente da Qlik ou da Tableau, mas consideramos que a grande parte das empresas fica muito bem servida como uma solução, que até não se paga nada.
Veja também as seguintes páginas:
- KPIs de Vendas
- KPIs de Gestão
- Business Intelligence
- Google Data Studio