Chegou a hora de fazer uma renovação ao website. Só que logo de inicio existem barreiras à mudança.
- Temos visto muitos casos que os negócios ficam amarrados a um web designer ou uma agência de marketing, porque estes têm todos os acessos. A ideia de uma empreitada time consuming e risky.
- Ao manter os mesmos parceiros, não irá mudar o paradigma do marketing. Irá ficar tudo na mesma.
Quando o cliente está amarrado, existe a tendência para, apenas, se fazer pequenas mudanças.
Com isso os negócios perdem a capacidade para atualizar a sua comunicação, deixam de ter uma ferramenta de marketing .
Como evitar ficar agarrado a uma fidelização implícita de agência ou web designer
Ter a propriedade da gestão do hosting e domínio
Quando contratar o negócio, a primeira coisa que deve ter a chave e propriedade, é a hospedagem do website e o domínio. Através destes dois serviços, o parceiro detém o poder sobre a comunicação do seu negócio.
Normalmente, pedimos aos nossos clientes para eles pagarem diretamente estes dois serviços a fornecedores específicos.
Podíamos ganhar mais um par de milhar de euros, mas depois os nossos clientes, perdiam a capacidade de adaptar a hospedagem de acordo com os seus interesses.
Por exemplo, existem parceiros que pretendem o mercado internacional, e nesse caso recomendados outro tipo de solução. Já websites com muitos pedidos de recursos, recomendamos um hosting mais apropriado.
E a diferença de preço ao cliente é de 20 € por ano, o que pensamos ser irrelevante. Como negócio será melhor ter todos acessos e com flexibilidade, do que preso por 20 €.
Serviços de Hosting em Portugal com 2 Gb de RAM:
- Webhs – 97 € / ano (por metade do valor pode ter 1,5 Gb)
- Webtuga – 150 € / ano, no 1º ano 75 €
- Ptisp – 97 € / ano
Escolher uma tecnologia moderna e flexível – wordpress
Esta é uma das opções que mais cuidado deve ter. Um website em programação pura, custa um valor de ordem dos milhares, e tem que ser feito por especialistas competentes. Abundam os artistas e curiosos.
Se trata de uma grande empresa, com recursos suficientes, soluções como o Laravel que pode ser a uma boa alternativa.
Mas a nossa opção recai sempre para a plataforma CMS do WordPress.
É a solução que tem maior comunidade, mais profissionais com competência e a que o cliente tem uma enorme quantidade de soluções.
WordPress também é uma escolha dos grandes
Não se pense que o wordpress é apenas usado pelos pequenos blogers e negócios. As suas vantagens permite ser uma excelente alternativa, e por isso existem muitas empresas globais que usam este CMS.
Evite customizações de códigos
Peça sempre soluções standard das quais fica mais salvaguardado.
Existem customizações para produzir um efeito, e o programador deve deixar uma documentação do que fez (raro acontecer).
Mas também existem muitas customizações absurdas, que não fazem sentido, na medida que não trazem nenhuma vantagem ao visitante do website.
Temos recebido clientes porque eles repararam que não tinham o controlo na comunicação do website.
Quer mudar o Website para WordPress?
Preparação do proprietário para tornar o website rentável
O website compreende a comunicação das vantagens em comprar os produtos / serviços do seu negócio.
A maior fonte de informação para preparação do website são os gestores do negócio. São eles que dão a indicação dos objetivos.
Um dos maiores obstáculos na criação de um website rentável é o próprio proprietário. Muitas vezes, este quer um website equiparado ao da concorrência, ou porque quer inserir uma comunicação desapropriada ao target.
Se o seu mercado tem 90 anos e praticamente não vai à internet, então o website será mais representativo, e consequentemente com um investimento minimalista.
Contudo, se o seu mercado é complexo, terá que preparar uma jornada de compra no website.
Juntar os conceitos do proprietário aos do Marketing Analytics
Uma das primeiras coisas que deve ser pedido pelo web developer é: quem é o seu cliente alvo.
A partir daí entender, com as ferramentas SEO, com estudo das redes sociais, e com os dados que são fornecidos, a definição das segmentações, client persona e do buyer persona.
A partir daí, define-se a comunicação ao longo de todo o processo.
É importante compreender qual o dinamismo que se pretende dar ao website. Quais são os conteúdos que irão ser produzidos.
Fazer um rebranding do website?
Como é que a marca quer ser conhecida e reconhecida.
Marcas como a Coca-Cola e a GAP, são os casos de estudo de como é perigoso fazer um rebranding.
Existe o rebranding de design:
- logotipo
- cores
- fontes
- banner design
o negócio tem as seguintes alternativas:
- pode pedir ao anterior brand designer, uma atualização da marca, e o web developer segue as instruções, introduz a imagiologia do designer;
- a agência introduz o seu designer, de modo a implementar os conceitos da identidade da marca;
- o negócio pode contratar um novo designer, alguém que o tenha impressionado, e o desenvolvedor do website, implementa o conceito de identidade.
E existe o business branding
O que nasce dentro do próprio negócio. Para além da imagem, é uma mudança de visão e cultura, envolve toda a organização, pois toda ela tem que estar alinhada, e tem que ser autentica.
Quem é quem para ter um website rentável.
Agência de marketing
Esta é a forma mais organizada de atualizar o website. Pois irá incluir todos os meios de marketing, e toda a comunicação irá estar alinhada.
E por isso é recomendável a agência tomar todos os canais.
Se assim não acontecer, existe uma grande probabilidade de conflito de interesses.
A agencia de marketing, deve ser marketing analytics based, o nosso caso, em vez de design based.
Web developer (programador ou não)
O web developer é quem mexe com a tecnologia. Normalmente o wordpress.
Tem conhecimentos para fazer um website com uma boa experiência de utilização, introduzir todas as capacidades necessárias para aproveitar toda a jornada de compra:
- segurança
- rapidez
- responsivo
- social
- automation
- seo
- analytics
- navegabilidade
- cro
O developer os conceitos do designer e do copywriter, colocando em primazia o negócio.
Ou seja, o developer pede ao copywriter para reduzir a informação para 20 palavras, uma parte de uma página, e pode pedir uma imagem especifica ao designer para esse bloco, para produzir determinado efeito.
Designer
“Um técnico tem capacidade de compreender a mecânica, e não tem a sensibilidade visual de um artista.”
Um website preparado com o apoio de um bom designer não tem nada haver.
Copywriter
“Alguém que consegue exprimir com impacto as mensagens”
Temos preferência, fazer o próprio copywrite inicial, e depois pedir para o copywriter melhor a expressão.
Somos da opinião, de que do negócio, entendem as pessoas da própria empresa, que explicam com a sua terminologia própria.
Um copywriter deve compreender o propósito de cada página, e deve ir de encontro ao objetivo dela.
Fazer uma mudança de website de onde para onde
As mudanças WordPress para WordPress
É a situação mais comum. Embora, normalmente seja melhor mudar de builder, mudar de tema, o que pode acarretar trabalho adicional.
Normalmente será necessário configuração das páginas, desativação de plugins desnecessários, o design dos milhares de artigos podem ser rapidamente alterados, principalmente se seguem apenas um modelo.
Também é frequente a migração de serviço de hosting para o próprio cliente. Embora a assistência seja sempre garantida.
A limpeza de erros, falta de elementos, atualizações fazem parte da mudança. Ficando o website o mais moderno possível.
Quais são os resultados esperados de uma mudança de website?
Trazer mais notoriedade
Um dos primeiros aspetos é a melhoria do SEO. Ou seja o website irá trazer mais visitantes relevantes para o negócio.
Não será apenas através da mudança do website, mas através da reorganização dos conteúdos, através do onpage SEO, limpeza de erros, mas também novos conteúdos.
Fazer mais conversões e micro-conversões
Este é o aspecto, fundamental, de acordo com a jornada de compra, trazer sempre o call to action certo.
Antigamente, era a mera página “CONTATOS”. Agora ao longo, dos conteúdos, vamos propondo um pedido de contacto, uma oferta de eBook, webinar, … de modo a trazer para para o nosso negócio, mais um prospecto, lead e finalmente uma venda.
Qual o valor do website para o negócio
Imagine que o website redesign irá ter uma vida média de 4 anos. Quantas vendas é que ele trouxe nesse período?
A comparação é feita com os meses anteriores ao trabalhos, contra os 5 meses após os trabalhos. Tendo em consideração a sazonalidade.
Se é um dentista, as vendas são feitas pelo indicador Customer Lifetime Value, que pode ser de 600 €. E não da primeira venda.
Então, se o website trazer 4 novos clientes (adicionais) por mês, então o retorno foi de 115 mil euros, ou 29 mil por ano.
Como?
O website tinha 500 visitantes por mês. E deste canal, apenas trazia um novo cliente mensal.
Com o novo website, passou a ter 750 visitantes mensais, mas uma taxa de conversão em cliente de 0,7% (quando era 0,2%).