Lista 271 KPIs de Vendas e Marketing
Este quadro representa a percentagem de utilização dos KPIs de acordo com o modelo comercial, com base num inquérito realizado nos EUA.
Modelos de Processos Comerciais:
- Inside Sales -> contacto com o mercado através de telefone, email ou conference.
- Vendas (externos) -> contacto presencial com o mercado.
- Hibrido -> mistura dos dois acima.
- Account Management -> tipicamente para retenção de clientes.
- Sales development -> centra-se na fase inicial do ciclo de venda.
Estes exemplos de modelos são mais adequados conforme a estratégia comercial da empresa. Veja também o Account Based Marketing como modelo a ter em consideração, uma vez que tem sido uma tendência.
KPIs DE VENDAS MAIS USADOS DE ACORDO COM MODELO DE VENDAS
Para ter como ponto de referência revelamos os KPIs de Vendas mais usados numa base de um inquérito a 800 equipas de vendas, dentro de 3000 KPIs, transversal a diversas indústrias.
COMO OS KPIs COMERCIAIS PODEM SER ESCOLHIDOS
As escolha acaba por ser um pouco pela preferência dos gestores à mistura com algumas influências.
KPIs por Modelos de Vendas
De acordo com o processo de vendas escolhido, o Diretor Comercial, Responsável de vendas tem que atender qual o que melhor se adapta. Pode ser que o Inside Sales, seja mais adequado à sua industria, dimensão da equipa, capacidades da equipa. Pode ser outro modelo.
KPIs DE VENDAS MAIS USADOS DE ACORDO COM MODELO DE VENDAS
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KPIs por tipo de Industria & Benchmarking
Os KPIs também não são iguais para toda as industrias. Por exemplo, basta ver que 97% das empresas inquiridas na industria do Entretenimento e Hotelaria utilizam o modelo de Vendas Inside Sales, enquanto na industria das Fábricas apenas 47% adotam o modelo de Inside Sales.
KPIs DE VENDAS MAIS USADOS DE ACORDO COM MODELO DE VENDAS
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KPIs variáveis no tempo
Ao longo da história da Empresa, existem KPIs que passam a PIs e vice versa.
Numa empresa na fase inicial de crescimento, é mais importante indicadores mais relacionados com a aquisição de novos clientes do que com os de retenção.
Já numa empresa estabelecida, os indicadores de retenção de clientes podem ser os mais importantes.
KPIs DE VENDAS MAIS USADOS DE ACORDO COM MODELO DE VENDAS
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Adaptados ao estilo e escola do Gestor
Outro fator de influência é o próprio Gestor, por exemplo: um gestor levado pela micro gestão, tende a escolher PIs, um gestor pode ser influênciado pelos KPIs de vaidade.
O nivel de autoritarismo, pragmatismo, acessores são outras influências que determinam os KPIs.
KPIs DE VENDAS MAIS USADOS DE ACORDO COM MODELO DE VENDAS
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KPIs e a estrutura da equipa comercial
Se a distribuição das tarefas e responsabilidade comerciais não estiver bem distribuidas, irá sentir a secundarização de algumas performances por parte das equipas.
Essas resistencias podem não ser detetadas a tempo pelo gestor.
KPIs DE VENDAS MAIS USADOS DE ACORDO COM MODELO DE VENDAS
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COMO EXTRAIR OS INDICADORES DE VENDAS
Para se extrair os dados é necessário um processo para o fazer.
Um dos processos “antigos”, consite em o comercial preencher os formulários, e depois alguém os insere numa base de dados, que até pode ser o excel.
Hoje, os dados são deveriam ser extraidos através de plataformas de CRM. Através do CRM, e com o registo na hora das actividades comerciais, o gestor obtém os KPIs em tempo real.
Para ter ideia dos custos do CRM, pode-se atirar para um CRM básico como o LessAnnoyingCRM, por menos de $10 por mês por cada vendedor, enquanto os mais complexos podem chegar aos $100/mês.
Veja também uma plataforma já integrada com o seu sistema de facturação e encomendas.
KPIs DE VENDAS MAIS USADOS DE ACORDO COM MODELO DE VENDAS
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COMO UTILIZAR OS KPIs COMERCIAIS
Os KPIs são melhor utilizados numa empresa com uma cultura de melhoria continua. Um gestor que verifica que o numero de chamadas é baixo numa região, deverá analisar onde está a resistência. Pode ser que o gestor local tenha alocado recursos na qualificação de leads, para apenas fazer chamadas de qualidade.
- Implementação de KPIs de vendas automáticos
- Dashboards de marketing e vendas em BI
- Otimização Continua do comercial
KPIs DE VENDAS MAIS USADOS DE ACORDO COM MODELO DE VENDAS
Para ter como ponto de referência revelamos os KPIs de Vendas mais usados numa base de um inquérito a 800 equipas de vendas, dentro de 3000 KPIs, transversal a diversas indústrias.
Exemplo de 6 KPIs de Vendas mais Importantes
De acordo com dados de Plataformas de Apoio Comercial como a ringDNA.
CHAMADAS
Hoje são necessários 8 chamadas para conseguir chegar ao contacto pretendido, e por isso a persistência não invasiva deve ser medida.
EMAILS ENVIADOS
Considerar a qualidade dos emails enviados, se foram abertos, se clicaram no link, através de plataformas de informação.
TAXA DE CONVERSÃO
De senso comum, este KPI de vendas é importante. Contudo deverá ser estudado em conjunto com o KPI do valor médio de vendas.
OPORTUNIDADES
No processo de vendas, é relevante determinar o numero de oportunidades criadas, de modo a maximizar a alocar recursos de vendas.
REUNIÕES MARCADAS
O sucesso das vendas depende desta actividade que pode ser desenvolvida pela assistência comercial, a proporção de reuniões conseguidas deve-se reflectir nas vendas.
VALOR MÉDIO
A quantidade de vendas pode não reflectir o valor das vendas, nomeadamente nos casos dos vendedores que se concentram em clientes de elevado valor.
6 MODELOS DE DASHBOARDS DE KPIs de VENDAS
#1 DASHBOARD FUNIL DE VENDAS
Um dashboard conjunto do comercial com o marketing. A passagem dos leads do marketing para as vendas, é um ponto crucial deste modelo.
> Focus: alinhamento com o marketing, identificar tendencias, responsabilização, assegurar cobertura dos leads.
> Relatório: leads por fonte, leads qualificados, taxas de conversão.
> Distribuição: comercial, marketing
#2 DASHBOARD DE VENDAS PREVISIONAL
Um dashboard previsional serve para o “coaching”, recompensas, descobrir falhas no processo de vendas. Este dashboard permite à empresa saber com o que pode contar financeiramente e planear melhor o seu futuro.
> Focus: credibiliade das vendas, quota de mercado, qualidade da gestão, finanças.
> Relatório: previsões por vendedor, previsões por segmento de mercado, previsões por equipas, previsões da fase da venda.
> Distribuição: gestão comercial, gestão de top, financeiro.
#3 DASHBOARD LIDERES COMERCIAIS
O reconhecimento é motivação e um painel de lideres é um processo da “gamificação” da performance de vendas. Desenvolver um espírito competitivo saudável, abre a oportunidade à mentoria, mantém os comerciais como responsáveis pelas suas actividades comerciais.
#4 DASHBOARD COMPETITIVO
Este tipo de dashboard onde se segue a concorrência irá indicar o que necessita fazer para ganhar os contratos. Irá exigir informação qualitativa dos comerciais, onde estes têm que explicar porque perdeu o contrato e para quem.
#5 DASHBOARD DE ACTIVIDADES COMERCIAIS
Este é o dashboard que garante a eficiência operacional, se um comercial está a atingir um excelente performance numa determinada altura, pode ser que este tenha concentrado apenas nos fechos comerciais, prenunciando um futuro menos promissor. São as actividades comerciais que permitem o sucesso comercial sustentável.
#6 DASHBOARD DIÁRIO EXECUTIVO
A gestão de top tem menos tempo, e por isso é precioso sumariar os principais indicadores chave. Não só no fim do processo, como as vendas, mas também no principio do processo comercial na definição e quantificação dos mercados alvos.
CRITICA DE UM DASHBOARD DE VENDAS
TOP SELLING PLANS – de acordo com as técnicas de visualização, devem constar os plans mais relevantes (5 e 4), denominando os restantes para outros (1+2+3 =others).
SALES FUNNEL – O funel de vendas do comercial deve-se concentrar após a recepção dos leads do marketing. Devia transparecer um processo mais elaborado.