Uma pergunta que os Gestores querem saber com precisão, não querem gastar demasiado, nem querem ficarem atrasados na corrida da comunicação, onde negócio pode correr o risco de desaparecer.
#1 Referência dos gastos indicados pelo CMO
O CMO justifica o seu orçamento, faz uma análise ROI do Marketing, tenta otimizar os Meios, focado em aumentar as vendas e ter uma marca sustentável. Este irá conferir o que a concorrência anda a fazer, ouvir as propostas das agências e ver os inquéritos para avaliar melhor o que deve gastar, e como deve gastar o orçamento de marketing.
Gastos de Marketing Referência: Inquérito indicador de 362 Empresas Americanas.
O CMO Survey fez um inquérito, que vale o que vale, até porque nem todas as indústrias são iguais, nem todos os mercados são iguais. Mas serve para ter alguma sensibilidade relativamente aos gastos.
CMO Survey 2018
1 – Gastos com o Marketing Relativo ao Total das Despesas
Em números redondos, as empresas têm gasto cerca de 11% do total das despesas do orçamento geral. As empresas que comercializam produtos ao consumidor, gastam cerca de 16%.
2 – Relativamente às Vendas
Numa prespectiva de comparação com as Vendas, podemos ter outro indicador interessante. A regra geral, as empresas investem 8% em marketing em relação às vendas.
3 – Qual foi o Resultado do Marketing ROI dos últimos 12 meses?
Qualquer CMO, Responsável de Marketing, deve saber determinar qual foi o retorno do investimento do Marketing. Através das ferramentas do marketing analytics, é possivel de determinar o MROI. Chamamos à atenção, que o Marketing ROI é de 2,8%, contudo, nos EUA, uma empresa sem marketing está condenada ao insucesso.
Quanto é que se gastou em Marketing Analytics
Os valores abaixo indicados têm como referência é relativa ás despesas do Marketing. Atualmente as empresas investem 5,8% do total do orçamento do marketing em marketing analytics, mas pretendem triplicar o valor no marketing analytics.
Fonte : CMOSurvey.org
#2 Determinar o Gasto de Marketing em função com a Concorrência.
Como as empresas não querem revelar as suas despesas de Marketing (nada de facilitar!), não se consegue obter muita informação direta. Normalmente são utilizados os processos de marketing analytics de análise competitiva. Contúdo, a ideia não é copiar, mas sim fazer melhor.
#3 Método da regra de 3 simples de períodos anteriores.
Talvez uma das piores maneiras de determinar os gastos de marketing. Não se sabe ao bem como é esse património foi constituido, por direito próprio o marketing tem o seu orçamento, um pouco à semelhança do setor público. O gasto de marketing deve ter objectivos concretos, e por isso o orçamento deve estar associado aos mesmos.
#4 Gasto de Marketing determinado por uma Agência ou Consultora
Existe o risco da Agência inflacionar o orçamento, com a tendencia do orçamento se dirigir mais a as iniciativas de acordo com as suas capacidades e sua rentabilidade. Se a agência, fôr muito forte no mobile, ela fará com que se gaste mais orçamento no mobile em detrimento, por exemplo, nas relações públicas.