Neste artigo, apresentamos as métricas que consegue extrair das principais redes sociais e quais as mais importantes para o seu negócio
O que são métricas de redes sociais?
São dados e estatísticas que apresentam insights sobre a performance do marketing das redes sociais.
Enquanto umas são universais, também existem algumas específicas de cada plataforma que vale a pena explorar. Para além disso, alguns dados são calculados de forma diferente, dependendo da plataforma e das ferramentas utilizadas.
Em primeiro lugar, introduzimos as métricas que consegue extrair directamente das principais redes sociais. Saiba como encontrá-las e o que pode aprender com elas.
Métricas do Facebook Insights
O Facebook apresenta, de forma fácil de compreender, várias métricas para páginas de negócio, como número de likes, alcance, e engagement.
A primeira, como o nome indica, é o número de pessoas únicas que gostam da sua página; a segunda, que pode ser o alcance total (número de pessoas únicas que viram qualquer conteúdo relacionado com a sua página, incluindo ads) e o alcance de um post específico; e a última é o número de pessoas único que clicaram, gostaram, comentaram ou partilharam algum post.
No topo da página geral, consegue encontrar métricas para páginas que pretende observar, como páginas do Facebook da competição. Aí, consegue ver as métricas semanais do número de likes total, novos posts e engagement.
Na aba dos likes, tem à disposição toda a informação do seu saldo de “likes”, que é combinado por unlikes, número de pessoas que deixaram de gostar da sua página; likes orgânicos, que é o número de pessoas que gostaram da sua página sem ser por meio de campanhas; likes pagos, ou seja, a quantidade de pessoas que gostaram da sua página como resultado de uma campanha; e likes líquidos, que mais não é do que o número de likes menos o número de unlikes.
Em baixo, consegue encontrar um gráfico que mostra a fonte dos seus likes, incluindo o número de likes na página, os que vêm de sugestões relacionadas em outras páginas, posts que outras pessoas fazem na sua página e de utilizadores de mobile.
Nesta secção, pode verificar dois tipos de métricas que têm impacto no alcance da sua página. Para além de um gráfico a apresentar o alcance orgânico vs pago, também existe outro que mostra os likes, comentários e partilhas dos posts.
Este gráfico é especificamente interessante, pois, caso essas métricas aumentem, alcançará mais pessoas organicamente.
Nesta secção, verá métricas detalhadas dos posts da sua página de Facebook. Por defeito, começa por ver o alcance, os likes, as partilhas e os comentários dos seus posts orgânicos vs pagos. Nota: este número de cliques significa qualquer clique no post e não apenas no link.
Aqui, pode filtrar por alcance ou impressões orgânicas e pagas, cuja diferença é o facto de as últimas serem o número de vezes em que um post é mostrado, seja ou não clicado, e o alcance ser o número de pessoas que receberam impressões de um post. Por exemplo, uma pessoa pode ter múltiplas impressões do mesmo post, nomeadamente no feed e depois pela partilha de um amigo, por isso o alcance costuma ser menor.
O segundo filtro que pode fazer é entre cliques, likes, comentários e partilhas; posts escondidos, spam e unlikes; ou engagement rate, que é a percentagem de pessoas que viram, gostaram, partilharam, clicaram ou comentaram.
Aqui, encontra informação detalhada sobre os e as fãs da sua página, as pessoas que foram alcançadas e as que interagiram com os seus posts.
Esta informação pode ser utilizada para perceber se tem os fãs indicados para o seu negócio e para ajudar a criar melhor conteúdo para a sua audiência. O Facebook também permite exportar dados adicionais sobre a sua página, posts e vídeos carregados.
Métricas dos vídeos do Facebook
Se publicar vídeos no Facebook, tem acesso a algumas métricas importantes, tais como:
- Visualizações totais: o número total de pessoas que viram os seus vídeos. As visualizações são divididas pela duração com que foram vistas – 10 e 30 segundos ou mais de 95%.
- Percentagem média de conclusão: o tempo médio em que as pessoas vêem os vídeos. A retenção da audiência é importante porque dá insights sobre quão cativantes os vídeos são. Se não estiver a captar a atenção da audiência muito tempo, pode precisar de fazer algumas mudanças no vídeos que está a criar e partilhar.
- Pico de visualizações em directo: o número mais alto de visualizações que teve durante um streaming no Facebook. Esta métrica pode ajudar a planear a melhor altura para fazer futuros streamings de vídeo.
- Engagement: o número e tipos de engagement que o vídeo apresenta. Saber o número de pessoas que viram o vídeo é bom, mas será que gostaram mesmo do conteúdo?
Métricas do Twitter
Ainda que não tão detalhada como o Facebook, o Twitter oferece a sua própria análise para todas as contas de utilizadores. Quando entra no dashboard de análise de dados do Twitter, vê informação sobre a actividade da conta dos últimos 28 dias, incluindo as seguintes métricas:
- Tweets
- Impressões de tweets
- Visitas ao perfil
- Menções
- Seguidores
- Ligações de tweets: número de tweets atribuídos a si nos Twitter cards com urls
Depois, na secção dos tweets (onde a actividade apresentada também coincide sobre o último mês) encontra informação sobre os tweets que partilhou, cujas métricas são:
- Taxa de interacção: número de cliques totais em links, retweets, favoritos e respostas que os seus tweets recebam divididos pelo número de impressões.
- Cliques: número de vezes em que os links nos seus tweets foram clicados. Isto inclui links to hashtags e menções de outros outros utilizadores ou outras utilizadoras.
- Retweets: número de vezes em que os seus tweets foram “retweetados” por outras pessoas.
- Favoritos: número de vezes que os seus tweets são marcados como “favoritos” por outras pessoas.
- Respostas: número de vezes que as pessoas respondem aos seus tweets.
Por seu turno, na aba da audiência vê informação relacionada com a demografia dos utilizadores e das utilizadoras, organizada por estilo de vida, comportamento do consumidor e visitas de mobile.
Analytics do Instagram
Até há não muito tempo atrás, as empresas tinham muito poucos insights sobre como os seus posts no Instagram funcionavam, ao contrário dos dias de hoje, onde dispõem de várias informações interessantes.
Se mudar de uma conta pessoal para profissional, tem a oportunidade de ter uma visão geral sobre a performance dos seus posts e informação demográfica da sua audiência. Impressões, alcance, visualizações do perfil, engagement e número de contas únicas que guardaram os seus posts são algumas das métricas disponíveis.
Para além disso, o Instagram Insights tem uma secção de “top posts” onde consegue ver os posts com melhor performance pelas métricas acima referidas.
Analytics do LinkedIn
Quando visita a sua página profissional do LinkedIn, pode clicar na aba de análise para aprender mais sobre a performance dos seus posts e audiência.
Entre as métricas apresentadas estão impressões, cliques, interacções, seguidores e engagement.
De seguida, tem acesso às informações sobre os seus seguidores e as suas seguidoras e como a sua empresa se compara com marcas similares.
Finalmente, consegue visualizar métricas relativas às visualizações da sua página, visitas únicas e a sua demografia. Use o filtro para escolher entre antiguidade no mercado, indústria, tamanho da organização e função.
Analytics do Pinterest
Se tiver uma conta profissional no Pinterest, pode aceder às análises desta rede social de partilha de imagens para aprender mais sobre a actividade do seu perfil, audiência e pins. O início tem uma visão geral onde consegue ver métricas-chave sobre o seu perfil, audiência actividade do seu domínio e os pins mais populares.
Na secção do seu perfil, tem acesso a métricas detalhadas sobre as impressões, visualizações diárias e pins. Pode usar as abas no topo do relatório para ver os principais pins baseados no número de impressões, “repins”, cliques e favoritos.
Na aba relativa à audiência, consegue visualizar métricas sobre a média de visualizações e interacções mensais, assim como análises específicas demográficas e interesses. Já no sector de actividade do seu domínio, consegue ver a actividade de “alfinetar” do website verificado para a sua página utilizando o botão “Pin It”.
Resumindo…
Analisar a performance das métricas e estatísticas das redes sociais é importante para qualquer negócio que mantenha uma presença neste canal. Os relatórios acima mencionados podem ajudar a determinar onde deve estar o foco em cada uma da rede social, assim como a estratégia a implementar para obter melhores resultados.
Mais do que trackear o número de seguidores e engagement, estas análises mostram quais as redes sociais que fazem mais sentido para o seu negócio e a importância de elaborar uma estratégia bem definida e analisar a competição.