Como é que eu faço a previsão de trafego?
É um processo bastante simples, embora seja necessário recorrer ao Google Search Console, bem como ter uma noção prévia de quais são os objectivos do proprietário do website:
- Estado actual do ranking e tráfego;
- Linhas de orientação do proprietário;
- Estudo do website;
- Projecção de visitantes com SEO
Curva de Ranking e Visitas
Um estudo da Web Advanced Ranking permitiu ter uma ideia de como o ranking afecta a quantidade visitantes.
É claro que existem variantes, mas pelos menos temos uma estimativa, e de acordo com a realidade, não está muito longe.

Qual a utilidade desta informação?
O SEO é normalmente a ferramenta mais importante da divulgação de uma marca. Por exemplo, no meu caso 60% das pessoas conhecem-me através do SEO.
Se tenho 100.000 visitantes mensais, e tenho uma taxa de conversão de leads de 2%, e comercial de 30%, todos os meses tenho 600 novos clientes. Dá para ter uma ideia.
Mais, se cada novo cliente tem um valor de €1000, sou um sortudo com vendas de €600.000 mensais. É uma pequena brincadeira, mas permite ter uma ideia do custo benefício.
Tenha presente:
- Uma ideia de pessoas que o contactam por causa do website;
- Estatísticas de visitantes do website;
- Qual a taxa de conversão de novos contactos;
- Customer Lifetime Value.