[vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nos testes de usabilidade, alguns utilizadores  são chamados para conferir a usabilidade do website de acordo com os objectivos do negócio.[/vc_column_text][vc_single_image image=”25345″ img_size=”500×350″ alignment=”center”][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row_content” css=”.vc_custom_1580825573111{padding-top: 75px !important;padding-bottom: 75px !important;background-color: #040056 !important;}”][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text color=”#ffffff” css=”.vc_custom_1580824459789{margin-bottom: 20px !important;}”]

Otimização de Conversão e Usabilidade de Websites

[/vc_column_text][vcex_button url=”https://goodi.pt/marcacao-de-reuniao-questoes/” hover_animation=”grow” style=”three-d” align=”center” color=”teal” width=”500″ custom_background=”#efb967″ font_family=”Century Gothic, CenturyGothic, AppleGothic, sans-serif” font_size=”20″ icon_left=”far fa-hand-point-up”]Avalie se é rentável para o seu website[/vcex_button][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1539687274882{margin-top: 100px !important;margin-bottom: 120px !important;}”][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O QUE SÃO TESTES DE USABILIDADE?

Normalmente o website é desenvolvido por web designers e programadores, que colocam mais o foco no cliente que no visitante.

Os testes de usabilidade estão focados em alinhar os objetivos do negócio com a intenção do cliente.[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1539687138319{padding-top: 30px !important;}”]Com base na interação com utilizadores reais e com profissionais de usabilidade, são dadas indicações no sentido a que o website maximize o número de visitantes que se tornam clientes.

Aqui na Good Intelligence, fazemos os testes de usabilidade em duas fases.[/vc_column_text][vc_message style=”round” message_box_color=”grey” icon_fontawesome=”fa fa-desktop” css=”.vc_custom_1539687117056{margin-top: 50px !important;margin-bottom: 25px !important;}”]

Numa primeira fase (Oferta) procuramos entender quais são as táticas usadas no website, e corrigir erros técnicos e dar sentido à estrutura:

[/vc_message][vc_message style=”round” message_box_color=”grey” icon_fontawesome=”fa fa-desktop” css=”.vc_custom_1539687090333{margin-top: 50px !important;margin-bottom: 25px !important;}”]

Na segunda fase (Serviço) procuramos testar o website com utilizadores, cruzando várias técnicas para validação:

[/vc_message][vc_single_image image=”19572″ css_animation=”zoomInRight” alignment=”center”][vcex_spacing size=”60px”][vc_column_text css=”.vc_custom_1535108859838{border-left-width: 30px !important;}”]5 Temas mais relacionados

[/vc_column_text][vcex_list_item link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fgoogle-analytics%2F|||” color=”#bfbfbf” css=”.vc_custom_1535108597837{padding-left: 30px !important;}”]Google Analytics[/vcex_list_item][vcex_list_item link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fweb-design%2F|||” color=”#bfbfbf” css=”.vc_custom_1535108713347{padding-left: 30px !important;}”]Web design[/vcex_list_item][vcex_list_item link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Festudo-de-mercado%2F|||” color=”#bfbfbf” css=”.vc_custom_1535108752504{padding-left: 30px !important;}”]Estudo de mercado[/vcex_list_item][vcex_list_item link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fweb-analytics%2F|||” color=”#bfbfbf” css=”.vc_custom_1535108786556{padding-left: 30px !important;}”]Web Analytics[/vcex_list_item][vcex_list_item link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fanalise-concorrencia%2F|||” color=”#bfbfbf” css=”.vc_custom_1535108814213{padding-left: 30px !important;}”]Concorrência[/vcex_list_item][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1580825182784{margin-bottom: 0px !important;padding-top: 80px !important;padding-bottom: 80px !important;background-color: #f2fff2 !important;}”][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Website sem erros e com estratégia

Para começar os testes de usabilidade, procuramos conhecer a intencionalidade dos call do action do website, e como o proprietário quer que o visitante se comporte nas várias fases da compra.

Para definir a arquitetura, tem que conhecer o tipo de visitante, a sua cultura, tom emocional (Dominante, Equilibrio ou Estimulante).

Nesta fase procuramos re-definir e escrever a estrutura do website de acordo com os melhores principios de convertabilidade.

Depois de bem melhorado e pensado para o visitante, é que se vai testar.

Porquê -> A maior parte dos websites, não tem funil de compra, apenas remetem o visitante para a página contactos.

Tipos de Visitantes:

[/vc_column_text][vcex_button url=”https://goodi.pt/marcacao-de-reuniao-questoes/” hover_animation=”grow” style=”three-d” align=”center” color=”teal” width=”500″ custom_background=”#efb967″ font_family=”Century Gothic, CenturyGothic, AppleGothic, sans-serif” font_size=”20″ icon_left=”far fa-hand-point-up”]Avalie se é rentável para o seu website[/vcex_button][vcex_spacing size=”70px”][vc_column_text]

Testar o website com pessoas mais parecidas com o cliente alvo

É o próprio mercado que sabe o que quer. Podemos ter uma ideia aproximada, mas nunca presumir que sabemos, é o erro comum, fazer o website à medida do fornecedor e não do cliente.


#1 – Determinar o método de usabilidade

De acordo com a complexidade do website e com o que o cliente quer é definido qual o método de teste de usabilidade que se pretende.

O mais simples é o nosso standard, e o mais complexo e caro utiliza o eye tracking.

 


#2 – Qual o tamanho da amostra (método standard)

Consideramos que entre 7 e 10 utilizadores é a quantidade razoável para testar a navegabilidade do website.

 


#3 – Recrutar e fazer marcação dos testes

Um fase muito importante, pois tem-se que excluir os que podem interferir com os resultados. Normalmente 80% dos recrutados aparecem. Tem-se que ofercer uma contrapartida (que não influencie os resultados).

 


#4 – Preparar os testes

Olhando para o Google Analytics e para o SEO, sabe-se qual a intenção inicial dos visitantes. Também quere-se testar no contexto da concorrência.

 


#5 – Testar e analisar

Cada teste leva cerca de 20 mn, depois disso existe fatiga. Os testes são feitos online, e são gravados. É possível ver tudo o que o recrutado faz.

Existem indicações de navegabilidade, e perguntas abertas.

As análises contêm recomendações.[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=BrVnBdW6_rE&t=24s” align=”center”][vc_column_text]

Procuramos potenciais clientes, fazemos a seleção de uma amostra significativa, e colocamos-os a navegar no website, dando instruções de acordo com a arquitetura, e fazemos a análise da sua navegabilidade.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1580825346808{margin-top: 10px !important;padding-top: 120px !important;padding-bottom: 80px !important;background-color: #4fbeff !important;}”][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Qual o resultado dos Testes de Usabilidade

Com a opinião de utilizadores muito semelhantes ao mercado alvo, seguindo as recomendações, as taxas de conversão aumentam:

[su_list icon=”icon: check-square” icon_color=”#038908″]

[/su_list][/vc_column_text][vc_cta h2=”Teste a usabilidade do seu Website!” h2_font_container=”font_size:25|color:%23636363″ h2_use_theme_fonts=”yes” add_button=”right” btn_title=”Saiba mais” btn_style=”3d” btn_color=”orange” btn_size=”lg” btn_css_animation=”bounceInRight” use_custom_fonts_h2=”true” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fgoodi.pt%2Fmarcacao-de-reuniao-questoes%2F||target:%20_blank|”][/vc_cta][vcex_spacing size=”70px”][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pratica recomendada: testes de usabilidade continua

Os testes de usabilidade devem acompanhar o desenvolvimento de novas ideias, campanhas, táticas de marketing. Por exemplo, sempre que existe alguma alteração no website, faz-se o teste de velocidade.

Também, após alguma alteração, antes ou durante o google analytics, não só pode ter uma ideia se a alteração oferece impulso ou resistência, como gerar ideias com a finalidade da conversão.

plano de marketing analytics[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]